domingo, 5 de fevereiro de 2012

Crises existenciais...


Volta e meia bate uma crise existencial. Não sei dizer exatamente o que me leva a viver entrando nessas crises. Poderia culpar minha autocrítica aguçada, ou quem sabe as frustrações a que somos submetidos de vez em quando. Só sei que é um amontoado de sentimentos ruins que vão se somando até uma hora a gente dizer: "- Chega! Para tudo que quero descer".

Talvez isso esteja ligado ao lado profissional. Eu não exerço algo que realmente me dê prazer, apesar de gostar do meu ambiente de trabalho, das pessoas e do próprio emprego, que é público e me dá uma estabilidade confortável. Mas me falta realizar um trabalho, uma meta, qualquer coisa que me estimule, que me faça sentir viva.

Sinto mais falta disso do que de um companheiro. Na verdade companheiro assim para uma relação romântica é algo que já não conto muito, muito fatores jogando contra e poucos a favor, a começar com meu grau de exigência, não quero qualquer homem para encaixar numa relação, gostaria de ter um cara que realmente viesse somar, nada de homem para completar, porque já me sinto inteira nesse setor. Um cara que me trouxesse algo de legal, seria bom. Mas com minha sorte nessa área e a minha falta de vontade de sair procurando, dificilmente vai aparecer alguém.

Mas como disse, não é alguém que ando buscando, quero algo que me complete, nesse ponto sim, não me sinto inteira, sinto que falta uma realização. Fazer uma tarefa qualquer, ou colocar um sonho em prática que me traga esse sentido de vida, que me faça sentir alegria ao acordar e sentir tesão nessa tal coisa.

Tenho tentado alguns caminhos que não estão funcionando e por não funcionarem entro em crise existencial, já acho que sou uma grande farsa, uma pessoa sem talento para nada. Sei que não é bem assim, que tenho algumas aptidões, mas é como se elas tivessem no lugar errado, ou me faltasse valorizar esses pontos que tenho de positivos. Não sei dizer ao certo. A única coisa que sei realmente, é que não vou parar de buscar isso enquanto estiver viva. O chato é que já venho buscando faz tempo e não sinto que tenha feito grandes progressos.

E quando não estou de bem comigo mesma, tendo sempre a me isolar mais do que já me isolo naturalmente. A solidão definitivamente não é um fantasma tão horroroso para mim. É claro que volta e meia me pego pensando em quando ficar velha e precisar de ajuda, pode não ter ninguém ao meu lado. Esse é o meu maior medo, de uma velhice em abandono. Mas a solidão que tenho agora ela é tão natural, parece que já é parte de mim, que nem me incomoda. Sempre tem o lado que gostaria de ter alguém legal. Mas como não vejo esse alguém, estar sozinha é uma boa opção para mim.

Bem, como ia dizendo nesses momentos de crise existencial tendo a me isolar mais e de uma certa forma isso me prejudica, mas não sei fazer diferente. Não gosto de estar em contato com as pessoas me sentindo destroçada por dentro, a impressão que tenho é que a companhia dos outros detona ainda mais o resto de bem-estar que está dentro de mim. E o ato de se isolar age como um medicamento, cheio de efeitos colaterias indesejáveis, mas um bom medicamento.

E você? Está bem consigo mesmo? Tem crises existenciais? Ou isso é fruto das mentes bizarras?

54 comentários:

  1. Somos crises existenciais ambulantes, só um idiota de babar na gravata é imune às intempéries da existência.
    Solidão não existe, por nascermos e morrermos sós, já viemos prontos de fábrica para sermos sós.
    Alone but never alone, só porém jamais solitário.
    Eu, por exemplo, como filho único desde sempre brincando com meus fantasmas, nunca senti falta de muita gente ao meu redor.
    Tenho muita dificuldade para conviver, gosto de espaço e silêncio.
    Tem sempre uma trilha sonora tocando dentro de mim, por isso acabei assim com a insanidade sendo minha única lucidez.
    Muito bonito o texto, demais.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. E não somente crises. Tenho conflitos constantes. Acho que já nasci em conflito comigo mesma.

    Há uns seis meses atrás posso te dizer que estava me desmanchando em vida, mas agora estou conseguindo resolver boa parte deles.

    Ah, meu celular agora é moderno, tá...:) Fotografei o código QR, mas não vi nada. Também...nem sei mexer no celular...:)

    Fiz a "loucura" aquela que tinha te falado... a necessidade de expressão é enorme. Parecia que ia me dar um troço se ficasse sem expressar o que sinto com o que leio por aí.

    Mil beijos virtuais!

    ResponderExcluir
  3. Caramba... Você traduziu tão bem o que eu também sinto as vezes que nem vou acrescentar comentário nenhum... Lucidez é o teu nome do meio Cris. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Isso me acontece com mais frequência do que gostaria. Fico pensando: será que é isso mesmo? e agora? e depois? isso tudo por quê?
    E essa de se isolar, tu não é a única. Tem dias que eu prefiro ficar quieta no meu canto, mas nem sempre as pessoas entendem isso e isso me desanima ainda mais.
    Às vezes parece que tá tudo ótimo e, às vezes, que tá tudo uma merda. Mas e aí, o que se faz? Eu também não descobri a solução pra isso.

    ResponderExcluir
  5. Pego parte do que a Seerig disse: "Isso me acontece com mais frequência do que gostaria. Fico pensando: será que é isso mesmo? e agora? e depois? isso tudo por quê?"

    Mesmo eu que gosto de gente tenho momento que gostaria de não ver ninguém, de estar sozinha (o que as vezes é difícil). Mas me isolo o máximo que posso, deixo o celular desligado, fico do arquivo para casa direto, entre livros e animes, não quero encarar o mundo, nem mesmo minha própria mente, nem o presente (o passado é um balsamo dos Deuses)e o bom de ler também é isso enquanto você tá lendo vc sai fora de seu universo e vai para o do outro... Olhando assim eu vejo o quanto sou covarde!!!

    #Desabafei #Desculpa

    ResponderExcluir
  6. Crises existenciais me acompanham desde a adolescência. Na verdade, já joguei a toalha há muito tempo. O que levo ainda a sério é minha saúde,minha integridade física e o meu lar. Ah, ainda tento resolver meus impasses com a minha amada.

    Good luck, Dama!

    ResponderExcluir
  7. Isso acontece com muitas pessoas e com muita frequência, acho que minha fase passou de pensar tanto e querer tantas respostas. Você tem seu emprego estável, eu ainda nem tenho o meu instável quanto mais o estável?? Cada qual pergunta o que mais lhe estranha.
    Só tenho que lhe desejar boa sorte e não desista , siga em frente.
    Boa semana, bjos

    ResponderExcluir
  8. Acho que você foi no ponto... no ponto G da coisa rrsrs, vou comentar por mim.
    Ah alguns anos sofri dessa crise , e no meu caso ela era por uma profissão que não tinha escolhido me achava uma estranha no ninho , foi uma luta mas encontrei dentro da odonto, depois de N especializações , algo que realmente me fizesse feliz , me fizesse sentir ultil de alguma forma , e me realizei .
    Hoje acho que que a odonto é parte d eminha vida e não sei se seria tao feliz em outra coisa.
    As vezes essas crises podem ser para nos mostrar que algo não esta legal no caminho , ai nada como dar uma freada e buscar um novo caminho dentro daquele que ja percorre , pra mim deu certo rrsrs .Quanto ao amor que completa ou que soma , nos dias de hoje sou mto exigente , e se não for como eu quero to dando tchau !
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Caraca, você colocou super bem o que eu sinto.
    E fico até que feliz me sinto normal, pois sinto as mesmas coisas, sempre me pego perguntando pra mim mesmo, Tipo era isso? ok cheguei aqui e ai?
    era só isso?!!
    Falta algo e não sei dizer o que é, penso que é próprio da especie humana só pode, sempre queremos mais, porque temos capacidades que nem mesmo nós sabemos, e este sentimento é valido e aproveitável, porque quando ele chega então buscamos entender e acabamos criando algo novo, ainda que seja momentaneo mas estamos em constante criação, sempre invetando sempre criando, e no seu caso somando, porque não sabe mas de certa forma soma na vida de muitas pessoas, que estão se perguntando a mesma coisa todos os dias, e aquele projeto que estava no fundo da gaveta da memoria, BAM, reaparece e entra o ciclo do criar novamente...
    No fundo somos todos muito parecidos , buscando nosso lugar neste mundo de oportunidades, nossa existência não se baseia somente nisso , acordar , trabalhar,comer e dormir...
    vai muito além...
    Este sentimento é sim o preparo pra algo já querendo se despertar .
    Gostei muito do seu texto, como sempre
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  10. Que bela crônica: adorei!
    Penso que quem nunca teve uma crise existencial: ou falta lucidez ou não vive no mesmo mundo que vivo! - rs

    Do mais, adorei o texto!

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  11. Tenho dessas crises também, Dama. E não são raras.
    Mas normalmente são crises produtivas. Tudo bem que eu sou sofro, me entristeço, me isolo, mas sempre volto melhor de uma crise dessas, sempre descubro algo sobre mim mesma ou sobre os outros que antes me era totalmente desconhecido.
    Crises são importantes para que nos descubramos e descubramos a vida.
    Só tem crises quem se permite sentir, quem se permite viver. E eu sou dessas.

    ResponderExcluir
  12. eu tinha feito um comentário legal, uma reflexão, mas deu pau aqui e agora não me lembro de tudo.. droga.

    Dama de Cinzas, acho que o que vc sente pouco tem a ver com profissão. Se vc se sentisse 100% realizada profissionalmente, isso iria te preencher de alguma forma, ou por algum tempo, mas não é isso. A profissão é só mais uma faceta que nos é imposta, assim como casamento, filhos, e tantas outras.

    O despertar da consciência dói, e vc me parece ser alguém que pensa, analisa, sente. A maioria das pessoas prefere trilhar o caminho "normal", e fazem isso até sem raciocinar. Se vc raciocina, questiona, você já confronta e um monte de energias estranahs são jogadas em vc. Assim, o isolamento protege dessas coisas ruins, meio que purifica.

    Para mim, essas crises existenciais são parte do meu dia a dia. Tento me harmonizar comigo mesma. Me perdoar. Me dar um desconto. Você não é uma farsa porque não precisa ser nada, entende? Você não tem obrigação nenhuma, com ninguém.

    Aff.. meu comentário estava muito melhor. Agora perdi a inspiração. Mas só pra finalizar, essas mexidas interiores são saudáveis, mesmo que a pessoa se sinta meio de ressaca moral, ou meio triste até. Significa que vc está consciente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu texto!!

    Nesse meu novo emprego, tem um rapaz que terminou o estágio e ia ser efetivado agora, além de ter se formado tb na faculdade em relações públicas, um ótimo rapaz e muito competente no qe faz, está abandonado tudo para fazer medicina. o grande sonho dele. Juntou o dinheiro do estágio, pediu ajuda aos pais e passou na universidade pública. O comentário na empresa é "ele é louco" ou "ele é idiota". Eu não acho. Aplaudo ele de pé. O sonho dele é esse, e ele provavelmente encontrou dificuldades para poder cursar medicina antes, mas optou por outro caminho, temporário e não perdeu o foco do sonho dele, hoje ele tá seguindo... Quero exemplificar com isso, que vc não deve perder o foco do seu sonho. Se por um lado ainda não dá, tenta outro, tenta algo parecido até vc chegar lá.

    Crise existencial? obrigada por compartilhar essa crise conosco. Assim não me acho a única do planeta. Todos temos! Também adoro essa sua maneira de pensar sobre os homens, pq é exatamente como eu penso, mas eu por ser jovem sou muito criticada, e chego a pensar se as pessoas tem razão. será que é melhor estar com alguém por estar, do que estar só? Não, acho que não! E sua experiÊncia de vida me mostra isso. Uma hora aparece uma boa pessoa, com qualidade e defeitos, mas que venha somar e nos mostrar um novo mundo. Nunca é tarde!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Essa tal de crise existencial anda perseguindo várias pessoas nestes últimos tempos. Ninguém sabe o que realmente quer, fora a falta de foco ou mesmo algo em que possamos estabelecer um traçado para nos sentirmos uteis ou pelo menos vivos de alguma forma...
    Acho que venho passando por isso, visto que nos meus últimos posts escrevo muito sobre estes assuntos. Porém, acredito também estar no começo de uma depressão, pois ultimamente mus sentimentos estão exacerbados. Ando lendo muito sobre psicanalise e pelo que eu tenho entendido, a falta de foco é muito prejudicial a nossa vida, porque sempre iremos questionar a nossa vinda ao mundo.
    Espero que seja uma fase passageira. Para nós!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Também estou em uma fase assim, aliás, minha vida já é uma crise existencial, acho que já é meu estado natural estar sempre me questionando a respeito de tudo, em algumas épocas um pouco mais e outras menos, e talvez seja o seu também, rs.
    Gosto do meu ambiente de trabalho, da maioria dos meus colegas, é um trabalho fácil, estável, mas me incomoda por esse mesmo motivo que vc falou e também por exigir muito do meu tempo. A impressão que tenho é que estou vivendo apenas para o trabalho, já que saio de casa cedinho e já chego à noite, cansada, sem vontade de fazer mais nada. Sei que essa é a realidade de muita gente, mas definitivamente não é o que quero pra mim a longo prazo, a não ser que fosse um trabalho que me realizasse. Estou fazendo planos pra mudar a situação, mas pelo menos esse ano é mais provável que continue nessa...
    Quanto à vida amorosa, também nunca me dei muito bem, por falta de sorte e por ter deixado passar algumas oportunidades ou insistido em situações que era melhor ter deixado pra lá. Até ando mais animada pra sair, fiz novas amizades e isso me deu um gás novo. Quando aparece alguém que me atrai e se atrai por mim eu fico, mas já tem muito tempo que não aparece ninguém que me desperta a vontade de dar uma continuidade e que esteja a fim do mesmo. Então vou levando. Não está ruim, mas também não está bom... rs

    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Querida Dama,
    Se me permite uma sugestão, já que constantemente comentamos uma com a outra o quanto somos parecidas, leia "A era da loucura". É um livro gostoso de ler, com altas sacadas essa vida doida q vivemos. NÂO é auto-ajuda, que eu detesto, o enfoque é mais sobre filosofia, sociologia e psicologia, de uma maneira bem-humorada e crítica. Depois q li esse livro senti uma maior compreensão das minhas loucuras e passei a curti-las mais. Beijosss

    ResponderExcluir
  17. vivo entrando em confronto comigo mesma. Acho que nossas mentes inquietas estão sempre a buscar o sentido em tudo e talvez, talvez o grande lance é se permitir mais, levar a vida com mais leveza e curtir os momentos de introspecção como uma fase de auto-conhecimento. Afinal, tudo um dia passa.
    Grande bj

    ResponderExcluir
  18. Crises existenciais como não tê-las? Eu vivo em uma desde que nasci rs. São tantas perguntas, tantas dúvidas e nenhuma resposta, mas talvez o segredo seja não desvendar o segredo, afinal é esse fogo interno que nos move... beijoo.

    ResponderExcluir
  19. Dama querida!!! Todos temos crises existenciais, alguns mais outros menos, mentes questionadoras e irrequietas sempre acabam por ter mais crises ou crises menos espaçadas... É normal, e não se culpe ou se sinta diferente por isso, porque ainda tem a turma que não admite que tem... Mas permita-me uma sugestão, pois as vezes rola comigo, tá tudo calmo, tá tudo bem, trabalho ok, nenhuma ansiedade de relacionamento, e daí vem esse inquietação, de como se a gente não tivesse direito de uma pausa amena, sem sobressaltos, sem perrengues, daí parece que ficamos buscando algo para nos atormentar...as vezes é desnecessário, viva a calmaria, viva a aparente falta de "glamour", tenho pensado que menos é mais, nesse caso também, e minhas crises de-mente tem sido mais suaves! Um beijão, Ma

    ResponderExcluir
  20. Dama, é por isso que fico feliz quando você dá as caras na blogosfera. É sempre bom, sim isso me deixa feliz, saber que mais alguém passa pelos mesmos problemas que eu sinto. Sabe, eu achei que crises existenciais eram mais bonitas nos livros ou na tv.

    É um consolo saber que não estamos sozinhos. Eu tenho muito medo de não encontrar ninguém. Tenho medo de ficar velho e morrer sem que ninguém sinta minha falta. Tenho medo de não ser feliz. E isso dói, não é exagero.

    Me conforta quando eu leio que pessoas a quem admiro escrevem sobre sentimentos assim. Tô contigo e não abro mão!

    PS: Você já leu O Diário de Bridget Jones?

    ResponderExcluir
  21. pode parecer estranho, mas me alimento e crio, e recrio, a partir do isolamento gerado por alguma crise. O isolamento pra mim é como um período necessário para renovação e renascimento... (viagem né?... mas é isso...)

    ResponderExcluir
  22. Olá Dama, talvez seja interessante vc buscar essa realização em projetos particulare. Tipo escrever um livro, não pra ficar rica, mas por satisfação!
    Entende?! Algo pode ainda te trazer essa vontade de acordar no outro dia!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, tenho várias!
    Só não tem crises, não se questiona quem se conforma. Aliás, não acho nada saudável não se questionar. É o que nos move.
    E tende a ser dolorido sim. Mas acho que inevitável.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  24. tenho uma crise por dia...ahauhauhauhau! Acho que faz parte da rotina de pessoas inconformadas como eu. Com certeza eu tenho aprendido muito com as essas crises. Autoconhecimento mesmo.

    A vida é isso, tirar ensinamento de tudo.

    E qdo estou em crise eu ligo pra umas 5 amigas diferentes. Falar sobre, me alivia.

    ResponderExcluir
  25. Tenho tanta crise existêncial que faço terapia há mais de um ano kkkkkkkkkkkkk. Normal, nós seres humanos precisamos dar sentido as coisas para continuar vivendo. Coloque como meta uma viagem para algum País exótico, enfim, espero que passe logo esse momento. Eu sei como é esse estágio, estou passando por um crise também, agora em reta final na faculdade.

    ResponderExcluir
  26. Acho que se crises existenciais só dessem em mentes bizarras, a blogosfera - e quem sabe, o mundo - são compostos apenas por mentes bizarras rs

    Isso é natural. É como se o nosso Eu estivesse obrigando a nossa consciência a buscar - e achar - aquilo que de fato nos acrescenta algo e nos realiza ao fazê-lo.

    E fique em paz, pois você irá se encontrar sim! É apenas uma questão de tempo. Relaxe rs

    ResponderExcluir
  27. Oi Dama!

    Caracas, muito do que você disse bate com o que sinto...sinto que o que eu faço não faz diferença no mundo, entende? Também tento encontrar o meu "talento". Isso não é uma coisa que me trava, mas é uma insatisfação constante.
    Também não tenho medo de ficar sozinha, mas com a idade aumentando também fico com receio de uma velhice só. Até tenho alguém ao meu lado, mas está longe de me "acrescentar" algo.
    sinto que me afastei um pouco dos amigos, que me isolei um pouco.
    Espero conseguir reverter isso.
    Valeu pelo tema e reflexão.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  28. Olá Dama, boa tarde!! tudo bem?

    Gostei tanto do seu blog e dos temas abordados que resolvi bater o ponto hoje aqui...

    Quanto ao assunto, vc conseguiu descrever exatamente a sensação que muitas pessoas sentem.

    Vc acabou sendo, de certa forma, a porta voz dos que vivem em crise.

    Também passo por esse momento, uma vontade de largar tudo e sumir, e nisso, fico reavaliando constantemente meus conceitos sobre vida, trabalho, relacionamentos, família, etc.

    Depois de avaliar e reavaliar, começo tudo de novo, já esperando a próxima crise...

    Momentos de crise, todos ou quase todos teremos. Temos que extrair algo de bom dessas crises, algo que nos faça seguir em frente, que faça valer a pena.

    Mas, o importante mesmo é: não desistir nunca.

    Pelo que percebo, vc é uma mulher inteligente e dinâmica, antenada com a realidade, e não será assim tão difícil, para vc, superar essa fase de crise existencial. E isso não é fruto de mentes bizarras não, pode acreditar.

    Tenha uma ótima tarde, e parabéns pelos assuntos que aborda (sempre tão atuais) e pelos excelentes textos que escreve.

    Grande beijo e abraço desse sou mais novo fã.

    ResponderExcluir
  29. A psicanálise explica o por quê de sentirmos essa lacuna na alma que jamais será preenchida. Você já pensou em fazer trabalho voluntário?
    Por menos tempo que temos no dia a dia, nos doar é super gratificante. Reservo uma tarde da semana para isso e saio de lá com a "Alma lavada", sem peso e sombras!

    Temos a necessidade de amar, independente de vínculos. Amar o amor é a forma mais sensata de amar.

    Ah, também acho que você anda pensando demais! (rs*)

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  30. Faz parte do processo de autoanalise e amadurecimento ;)
    Pior é se você não questionasse nada e achasse que tudo bem, um dia vc vai morrer e tudo vai acbar mesmo...
    Crises existenciais - é um classico da vida da mulher de hoje haha
    :)
    Vai em frente, se questione, analise e dê o próximo passo. Só você pode saber o tamanho e o peso que terá a partir dali ;)
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  31. Sabe, me identifiquei em parte com este post em particular.
    Tem dias que acordo e penso que tou fazendo tudo errado, que não tenho qualquer tipo de qualidade e que só tou enchendo o saco de todo o mundo em minha volta.
    Não sei se é uma coisa normal, nem sei se está ligado ao profissional, mas quando eu me empenho em fazer alguma coisa e ela dá completamente errado me dá uma dessas crises. geralmente dura uns dois ou tres dias e acaba passando, mas não deixa de ser desconfortável.

    ResponderExcluir
  32. Olá Srta, achei lindo seu blog, se permitir estarei retornando! Acho a crise existêncial um grande passo p se entrar no universo humano, cheio de duvidas tb...abraços

    ResponderExcluir
  33. Acho que esse lance de crise existencial sempre rola com todo mundo. Você viu em alguns posts meus que eu também fico meio em dúvida com relação ao ao que fazer profissionalmente e sobre minha capacidade de manter um blog. É complicado, ninguém consegue se manter equilibrado o tempo inteiro.

    Eu sei que você disse no seu último vídeo que apesar de você ter superado alguns obstáculos você possui algumas limitações que são insuperáveis, mas acho que você deveria reunir forças e estudar algo próximo da medicina. Se não dá pra cursar a própria, que seja biologia ou algo que não seja integral. Estudar sempre dá um ânimo novo para a vida.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. Rs....mentes bizarras....ai Dama querida...quem não as têm,(mente bizarra e crises existenciais..rs)???
    Que saudaaaades "docê", li tooodos os teus posts anteriores quando chegavam no meu telefone, so ainda nao vi o ultimo vídeo(que ja ja irei ver).
    Desculpe o super sumiço e minha falta de comentários ultimamente, realmente não tinha vontade nenhuma de entrar na virtualidade...crise virtual..rs!!!
    Quanto as crises existenciais, acho que cada um tem as suas em algumas fases da vida, seja casada, solteira, bonita, feia.....rs.
    Saudades e que passe rápido essa tua fase pra voce se sentir melhor logo,Cris!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  35. Sempre!!! Vivo passando por crises existenciais semana sim, semana não ... tá, exagerei um pouco, mas temos vários pontos de divagação em comum.
    Esse lance de se sentir um ser com ausência de dons, talentos ou aptidões. E também me isolo, não quero conversar ou ouvir, nem quero companhia. Prefiro ficar só até que tudo entre nos eixos novamente.

    Adoro seus posts.
    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Imagina querida, é claro que essas situacoes nao estao ligadas a ter ou nao uma mente bizarra :-)
    Acho que acontece com todos e tem fases pra isso né? Na adolescência tive muitas, só faltava pirar. Depois voltou, ao ver o casamento afundado que tive com meu 1° marido, e atualmente to numas tbm de tentar me redescobrir. Quer dizer, tá vendo? Todo mundo passa por isso uma hora ou outra, e mesmo aquela coleguinha tua que tá ali na mesa de um barzinho ou numa disco te acompanhando e que parece a garota mais desencanada que tu ja viu, tbm tem as suas crises e é sim, cheia de grilos. É mais que normal Daminha, amor.
    O que eu achei legal nesse teu texto (que sempre me agrada por ser sincero e bem elaborado) é que tu sabe mais ou menos onde tá o problema, tu sabe mais ou menos o que precisa (ou nao). Só parece estar meio perdida em encontrar de fato o caminho. Acho tbm mt bacana da tua parte aceitar a solidao numa boa. Eu tbm adoro ficar sozinha, a gente precisa disso, mesmo estando casada e tendo uma pencadinha de filhos, preciso de meu tempo sozinha. Adoro qd nao tem ninguem em casa. É bom, isso faz bem pra gente.
    É claro que com o tempo, vc vai sentir necessidade de ter alguém mais pertinho, como mencionou aqui, mas qd chegar esse momento, eu acredito mesmo Dama, a pessoa que tem que estar com vc, vai estar. Nao tenha medo do que virá, tem uma frase da Bíblia que acho mt sábia que diz mais ou menos isso: aquilo que mais eu temia, me aconteceu. Quer dizer,nao sofra antes do acontecido. Sei sei, é fácil falar, mas é um treino necessário ne?

    Enfim. Se o lance tá mesmo no trabalho, faca algo pra mudar isso. Se tem que arrumar um boyfriend, vamos dar uma passeada em lugares novos e talvez olhar pro lado pra ver se dá pra perceber alguém que geralmente, passa despercebido. Se estiver precisando ter mais coragem, e aí? Já viu passagens pra Paris, e sozinha? Se for novos horizontes precisando se abrir, vamo dar uma olhada lá fora, o que a cidade tem a nos oferecer?
    Sempre tem Cris, uma saída. SEMPRE! E vc principalmente vc, sabe disso. Ja provou a si mesma que é mais do que capaz. E tua vida é um bom exemplo de luta.
    Entao vamo lá guerreira, pra luta!

    Um bj bem grande no coracao e saiba que gosto mt de ti

    ResponderExcluir
  37. Dama,
    todos temos crises existenciais. Elas fazem parte do amadurecimento espiritual. Crescer dói e traz questionamento.
    De alguma forma ou de outra, estamos sempre buscando em qualquer área da vida.
    Posso apenas dizer que o bom é viver os momentos. Ou namorando. Ou bebendo com os amigos. Ou simplesmente caminhando e escutando música. Vendo um bom filme. Lendo um livro.
    Enfim, aproveitar o momento sem pensar muito no amanhã.
    Já disse um grande filósofo : " A cada dia basta o seu mal".
    Que tal fazer um curso ? Uma faculdade ? Academia ? Algo que possa estimulá-la.
    Apenas sugestões. A resposta surgirá dentro de você mesma de acordo com o que deseja e precisa.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  38. Eu acho que se não tivesse tantas crises existenciais (algumas delas partilhadas no blog) eu não seria quem eu sou.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  39. Olá! Há quanto tempo!
    Não é só vc que se sente assim não...
    Eu tenho me sentido de um jeito muito parecido tb... Talves seja pq acabei de acabar uma etapa da minha vida: acabei de me formar na faculdade de Direito, e ainda não sei bem que rumo sigo...

    Ah, dá uma passada lá no meu blog que tem post novo (finalmente!).

    Bjus!

    ResponderExcluir
  40. Dama, eu procedo do mesmo jeito que vc. Me isolo e isso não me incomoda, fico até mais tranquila. Ter que interagir com pessoas qdo não estou bem comigo me incomoda muito. Gosto de resolver as questões comigo mesma e depois interagir. E também não acho que as pessoas precisam me tolerar qdo estou nessa maré, por isso me isolo.

    Bom, comigo é assim.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Ei Damas!

    Como já foi dito acima, todos nós temos essas crises. Eu ando pensando na vida também, me falta metas para este ano novo que já esta passando a todo vapor, sensação de só esta assistindo a vida passar e nada mais...
    Assim como você também me isolo, não sou do tipo que fica desabafando incansávelmente com os outros.Primeiro por que não gosto de passar recibo de fraqueza ( eu sei é um defeito) e segundo pq acredito que tem coisas que ninguém pode fazer pela gente.

    Enfim crises passam e a gente segue a vida!

    Beijão,
    Fá!

    ResponderExcluir
  42. Olá, Dama! Tudo bem?

    Poxavida!! Como eu posso te agradecer por tantas coisas que a Sra: Dama de cinzas! Nos faz para por alguns minutos para refletirmos assuntos tão delicados, do corpo e da alma.

    Eu vivo em crise… Quando não é por uma coisa é por outra. Sou melancólica, penso demais na morte.Mas não consigo digerir a falta que a falta faz, fico triste com situações pequenas e não me sensibilizo às vezes com questões maiores. Questiono coisas que ninguém questiona, falo de assuntos que ninguém comenta.

    Mas um ponto importante, seria pensar: “então a vida é uma crise?”. Se for para ser negativo poderíamos dizer que sim, mas não seria nada motivador, além de não refletir a realidade do dia a dia das pessoas. Vamos racionalizar juntos:

    Consideramos que a primeira crise é amorosa, quem tem ou teve sabe muito bem como é! Ela vem... Ela estará extremamente determinada e vai derruba!

    Daí por diante passamos por um amadurecimento da vida, sabendo mais ou menos como se safar de algumas situações ctíticas, que muitas vezes nos leva para uma depressão terrível, quando não percebida a tempo de tentar dar a volta por cima, fugir, correr, não tem outro jeito...pois é... tem gente q tem uma predisposição a viver triste em crises existenciais, como eu... rsrs

    Na verdade tudo isto me faz sentir viva! Pronta para as batalhas constantes do dia-a-dia, é o meu combustível essencial da vida! Não consigo ser diferente, até tento, mas sou e serei sempre a mesma "pessoa em crises existenciais" rsrs

    Então... Dama! Vou te confessar uma coisa: me sinto tão ímtima de vc, parece até q eu te conheço pessoalmente, como pode! Vc se tornou uma pessoa especial nas minhas fantasias... juro, quem jura mente, mas é verdade eu não te enxego real. Acho que isso se resume em (amor, admiração, respeito) "Quando eu crescer mentalmente quero ser igual a vc!" rsrs

    Damada...Por aqui termino... Desejo-lhes, Inspirações, alegrias e muito amor no coração!
    Que Deus te abençoe grandiosamente! Um imenso abraço pra ti! Beijos, querida!! Até mais...

    ResponderExcluir
  43. Dama, eu também não exerço algo que me dá prazer e isso também me angustia, mas tem que ser assim. Queria estar bem comigo mesma, me sinto super bem e não sou atacada por uma avalanche de perguntas, dúvidas e fatos que me trazem dissabores. A gente aguenta e amadurece com isso.

    ResponderExcluir
  44. Você já pensou em fazer trabalho voluntário? É algo muito compensador pois você acaba recebendo de volta muito mais do que doa. que já fez, sabe do que eu falo. Sem contar que não deixa de ser um lugar pra conhecer alghuém que goste de somar, como você quer. Pessoas capazes de se doar sem receber nada em troca geralmente são ótima companhia. Que tal tentar?

    ResponderExcluir
  45. Hahaha não é fruto de mentes bizarras não, e sim de seres humanos. ;)
    Todos nós temos esse momento na vida, alguns em mais vezes, outros em menos, mas na existência humana, todos passam por esta situação, seja por um motivo, ou outro. ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  46. Oi Dama!
    Acho que todo mundo tem um pouco de bizarrice dentro de si.. e todo mundo, ao menos uma vez na vida, tem seu momento de crise existencial. Eu vivo nos meus altos e baixos.. e qndo estou nas crises prefiro nem ver um ser humano na minha frente (como hoje.. afff).
    O bom dessas crises é que a gente pode repensar a nossa vida e visualizar novas metas!!!
    Bjus, fica bem!!!

    ResponderExcluir
  47. Dama!
    Creio que esta tua avalanche de sentimentos é algo bem comum atualmente.
    Assim como vc eu me dou muito bem com minha solidão, me sinto as vezes melhor estando só do que ter que estar com alguém por perto.
    Qto ao quesito amores, tbém não estou a procura, e confesso que não dou muita chance para que algo aconteça. Às vezes sinto falta de uma noite quente de sexo, mas sexo por sexo para satisfazer a carne já não me apetece, para mim as coisas tem que estarem interligadas.
    Tenho um pouco de medo de ficar velhinha e ficar no esquecimento de um asilo ou algo semelhante, acho que para espantar este medo costumo dizer que vou partir desta para a melhor ainda jovem, para não ter que dar trabalho a ninguém rsrsrs!
    Gostei muito do tema da tua postagem.
    Bj

    Postei hoje no meu blog, tua opinião seria de grande ajuda. Aguardo tua visita.
    http://gritosdemulher.blogspot.com/2012/02/alguem-ai-me-responda.html

    ResponderExcluir
  48. Olá, Dama, tudo bom ? Acabei de passar aqui para ler os seus post (eu perdi vários e gostei muito de todos) mas venho para comentar esse mais recente (embora mais tarde eu volte para comentar os que perdi).

    Eu li os comentários acima mas percebi que pouca gente entendeu mesmo o que você sente. Eu compreendo pois me sinto como você... eu vivo em um mundo onde eu sou apenas mais uma. Não me sinto importante e tampouco valorizada no trabalho que exerço e também não nutro paixão pelo que faço (embora eu faça bem feito). Não consigo me sentir importante, nem especial e tem um lado da minha vida que anda estagnado (no meu caso, financeiro. Já no seu, é o amoroso). Enfim, eu sou mais uma que ocupa lugar no mundo (eu existo, ora essa !) mas não faço diferença. Se eu morresse, talvez nem fizesse falta a muitas pessoas. Sinto-me desimportante, comum.

    Não sei o que fazer para mudar essa minha realidade porque infelizmente sinto que não depende de mim. Veja, existem coisas que podemos resolver, batalhar mas outras, resta apenas esperar. E a espera é amarga !

    Vivo me comparando com minha irmã (e minha família também faz o mesmo) pois somos estudiosas, batalhadoras, mas no fim, apenas ela teve êxito na vida.Eu ainda estou no meio do caminho (no blog eu comentei sobre isso). Só que para ela as coisas se encaixaram mais fácil e rápido.

    Vi muita gente dizendo pra tu fazer trabalho voluntário, academia, curso, etc. mas eu creio que isso que sentimos não tem como ser preenchido com essas coisas. Nós apenas queremos aquilo que tem sido tão difícil conseguir ! No meu caso, minha independência , e no seu, um amor.

    Acertei ??????????

    ResponderExcluir
  49. Oi Dama!!
    Também ando me sentindo assim, até pensei numa postagem sobre isso, sem querer plagiar claro!Tem alguns pontos na postagem que me indetifiquei muito! E é bem assim e um pouco mais...
    E para começar, preferi dar um tempo com meu blog, antes que eu poste algo que não agrade aos visitantes. rs
    Se já é bem visitado com divagações e ningúem fica, imagina se eu postar minhas crises existenciais. Talvez isso mude, daqui a pouco, alguns dias, a qualquer instante...
    Mas uma coisa eu acho, voltando a seu post, não é coisa de gente bizarra, e sim de gente sensível! Bjs! Nos vemos lá no FB...

    ResponderExcluir
  50. Olá! Eu já havia lido este post, mas também estava em crise e apesar de achar isso absolutamente normal, não tinha condições de comentar ainda, porque mal tenho respostas para o que se passa comigo. Esse sentimento de insatisfação que nos acomete de vez em quando mostra que vc é uma pessoa que está sempre questionando sobre si mesma e o mundo que a cerca. Isso é positivo!
    Bom, eu quero deixar um poema de Cecília Meirelles que acho que tem tudo a ver com esse momento:

    "Reinvenção

    A vida só é possível reinventada.
    Anda o sol pelas campinas e passeia a mão dourada pelas águas, pelas folhas. . .
    Ah! Tudo bolhas que vêm de fundas piscinas de ilusionismo... – mais nada.
    Mas a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada.
    Vem a lua, vem, retira as algemas dos meus braços.
    Projeto-me por espaços cheios da tua Figura.
    Tudo mentira! Mentira da lua, na noite escura.
    Não te encontro, não te alcança...
    Só - no tempo equilibrada, desprendo-me do balanço que além do tempo me leva.
    Só - na trevas fico: recebida e dada.
    Porque a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada."

    Beijos e desejo de coração que o saldo seja positivo pra nós duas.

    ResponderExcluir
  51. moça eu sou uns dos felizardos trabalho com que sempre sonhei... para falar a verdade foi o sonho que deu certo pq eu ja sonhei em ser tanta coisa! de jogador de futebol até dentista!

    ResponderExcluir
  52. Engraçado, nunca li um post que dissesse exatamente como eu ando me sentindo... é justamente essa crise que ando passando, essa insatisfação profissional. Trabalho em um lugar legal com pessoas legais mas sinto esse vazio de querer algo mais, algo que.. como voce disse, me complete também. E o pior, quando essa crise bate também opto pela solidão, não quero ter que fingir que esta tudo bem quando não esta... as vezes segurar essa máscara cansa :(
    Espero que você tenha achado uma saída
    bjs

    ResponderExcluir
  53. Essa insatisfação é própria do ser humano. Existe uma falta que nos persegue. Isso intensifica com o passar dos tempos e com os dias atuais parece que ficou MAIOR porque os apelos publicitários aumentam os nossos desejos. E aumentando assim, a nossa insatisfação com a nossa vida. Fazer terapia é uma boa opção porque nos faz questionar certos valores em nos. Se puder tente procurar algo sobre Viktor Frankl, vale a pena, é um psicólogo que comenta sobre o sentido da vida. Gostei muito, e sempre recorro a minha fé também, porque sou cristã.

    ResponderExcluir
  54. Vish, eu acho que vivo em crises existenciais. Também ando buscando algo que me satisfaça, mesmo que seja pequena, média ou grande. Necessito disso pra me fazer me sentir viva. Comecei a procurar e ainda não encontrei =/ Alguém tem dicas?

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html