domingo, 26 de setembro de 2010

Fases ruins...

Quem de nós não teve aquela época na vida, que um buraco negro se abre e suga toda a sua sensação de bem-estar? São aborrecimentos, problemas, desavenças, términos, enfim, tudo que é difícil lidar, resolver, administrar, de uma só vez. É como estar num fogo cruzado e só nos resta, tentar achar uma saída, mesmo sem nenhuma condição psicológica para tal...

Sim... me encontro numa fase dessa. E quando achava que já estava no meu limite, aparece mais "bombardeios" para me atordoar ainda mais... Não vou entrar em detalhes aqui do que seria, porque sinceramente não gosto de desabafar quando estou dentro da situação estressante, exceto para algumas poucas pessoas que conseguem me fazer pensar melhor... No geral, quando desabafo, me aborreço ainda mais, porque vem os consolos com frases feitas, as soluções politicamente corretas. Vixe! Essas soluções politicamente correta, me tiram completamente do sério, são aquelas do tipo "faço o que digo, mas não faça o que eu faço"! Então por isso gosto de deixar a situação passar e depois comentar...

De qualquer maneira todos nós passamos por essas fases ruins e é sobre elas que quero comentar. De como nos sentimos abandonados nessas fases. O que percebo é que o mundo está tão preocupado em esconder suas mazelas, demonstrando uma alegria contagiante e permanente, essa farsa toma tanto tempo e energia da vida das pessoas, que ninguém simplesmente tem paciência quando percebe que alguém não está muito bem. A infelicidade alheia é um espelho do lixo que está embaixo do tapete de cada um de nós. E rapidamente nos afastamos, com medo de sermos contagiados com aquele clima pesado e não conseguirmos mais demonstrar que somos muito felizes...

E me cansa tanto reparar isso em todos, e em mim mesma também, porque ajo dessa forma quando as coisas vão bem. A minha reação a tudo isso, quando estou mal, é de me fechar. É como se eu visse o lado podre das pessoas, mesquinhas, autocentradas, egoístas! Preocupadas com suas "perfumarias"! E me enoja saber que também ajo assim quando estou bem, ignorando a infelicidade alheia.

Tudo isso porque tristeza, depressão, infelicidade é algo inaceitável na nossa sociedade. Se você está mal, que seja banido para a ilha dos infelizes e deixe a sociedade funcionar, feliz e bela. Sim, você passa a ser visto como alguém que não merece pertencer ao mundo. Vá se tratar! Vá se resolver! Vá encontrar uma solução! Vá se fuder, mas não atrapalhe o teatro da felicidade!

Tudo que a gente precisa quando tá triste, preocupado, chateado, é tão pouco! É um colo, um "eu entendo", um abraço. Não precisamos de soluções, porque essas só nós mesmos podemos encontrar, precisamos de um ombro e é tudo o que menos percebemos e recebemos, porque não se pode ser triste, não se pode ser infeliz, precisamos continuar fingindo que estamos bem, mesmo destroçados por dentro...

E você? Se sente compreendido, aceito pelo mundo, quando está triste?

69 comentários:

  1. De maneira alguma me sinto compreendido se estou chateado, triste.

    O outro com certeza não me compreende. E não quer compreender.

    Ver a tristeza no outro te força a repensar a sua alegria.
    Sem querer encontramos pontos em comum nas razões do outro se sentir triste. E não queremos encarar esse fato de frente. Fugimos da tristeza da maneira que podemos, com todo o tipo de auto-enganação.

    É feio sentir-se triste. A sociedade julga o triste com o aval do fracasso, de alguém que não soube gerenciar a própria felicidade. Mesmo que essa felicidade seja ilusória e superficial, como quase tudo hj em dia.

    uma coisa que sempre ouço: deve ser ruim morar ai no Japão, pq aqui no Brasil o povo é alegre, é pra cima, é todo mundo feliz... dai eu paro e reflito aonde está essa felicidade que eu não via qdo morava ai. via sim, mas como vc disse, é de algazarra, superficial.

    olhar para si é complicadíssimo. talvez é a coisa que mais temos medo na vida.

    bom domingo

    ResponderExcluir
  2. É amiga, conheço bem esse "buraco" ao qual vc se refere...
    Acabei de colocar uns posts bem parecidos... e tb não gosto de falar sobre problemas assim...
    Concordo que quando estamos tristes tudo o que a gente precisa é tão pouco. E as vezes (eu diria na maioria delas) esse pouco é muito para os outros. E o comentário do Alexandre complementou tb... alegria superficial, algazarra... Sinceramente, é tudo o q eu não preciso nessas horas! Aff!
    Bjs e fique bem tb!

    ResponderExcluir
  3. Dama

    Faço suas palavras as minhas. Não consigo compreender as pessoas. Já me senti como vc em diversas fases de m inha vida, até já postei sobre esse assunto. Esse mundo de faz de conta me enoja sabe. Pessoas que não lidam com o sofrer ou com a dor do outro... Aquela aparência impecável que tudo está ótimo! Tenho passado um bocado nessa fase do cancer. Imagina vc careca, com uma aparência de Tio Chico da família Adams Rs... Muitos de meus amigos sumiram, não conseguem me olhar nos olhos, sentem mal.... Hoje saio nas ruas careca mesmo, nada de esconder, que não gostem! Como vc diz, tudo que a gente precisa é um colo, um abraço ou mesmo um silêncio verdadeiro, mas de compreensão. O que mais escuto são as frases feitas, e pior de gente que não enfrentaria isso de jeito nenhum. Mas vamos em frente! Como ser humano tb tenhos meus defeitos né? Desculpa o desabafo! Um abraço e que vc consiga sair dessa fase contando com o abraço de seus amigos verdadeiros! Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, coloquei lá o link das outras matérias que postei sobre as doenças
    Quanto as fases ruins também postei um texto que escrevi sobre isto: "O que não era passou a ser...", são experiências minhas, olha lá no arquivo do blog na lateral
    Beijos em seu coração e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dama.

    "...você passa a ser visto como alguém que não merece pertencer ao mundo. Vá se tratar! Vá se resolver! Vá encontrar uma solução! Vá se fuder, mas não atrapalhe o teatro da felicidade!"

    Concordo total com esta parte...

    Eu tbm me sinto assim quando fico mal, posso contar nos dedos as pessoas com quem posso desabafar... E eu tbm não gosto de desabafar com qqr pessoa e ouvir frases feitas, aff...

    Não sei o q vc está passando, mas te digo, se questione, tente não agir por impulso... Faça que o q vc julgar melhor e o que vc quer. Sem se importar se é "correto" ou não aos olhos da sociedade. Aja de acordo com a sua verdade, com o q vc acredita.É isso.

    Boa sorte

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. E vc não é a única se sente/sentiu assim. Todo mundo passa por isso, mas a maioria vive incenando o "teatro da felicidade", rs

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. olha, todos passamos por isso.eu já passei por uma fase terrível, e vou te falar fui tratada assim mesmo.muitos se afastavam, muitos não procuravam me ouvir...tem o seu lado bom, que vc não vai ouvir sermões ou possíveis soluções, e seu lado ruim, porque naquele momento, vc precisa de um amigo, precisa ser ouvida.

    agora ao contrário de muitas pessoas, se eu vejo alguém triste ou passando por um momento difícil, eu me desdobro para ajudá-la.não sei se é porque eu já passei por isso, e vejo como é ruim estar sozinha,mas eu faço o possível para pelo menos escutá-la.

    Bom final de semana,

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Querida, como quase sempre que aqui venho, estamos em perfeita sintonia... beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dama: sabe que os últimos 10 dias foram punk para mim...cheguei a entrar no buraco,doenças, etc. dai se ve a qual abandono estamos, e que aqueles que estao a sua volta ou se comparam a vc, ou competem em desgraça com v, ou ignoram vc.Imagino as pessoas pensando: eu ja tenho meus problemas! Todos temos,mas eu não viro as costas pra ninguém, nem fao frases de efeito,: vc vai sair dessa!! quando eu pasei por tal coisas..., bla, blas, blas. Eu odeo isso,ao invés detentarem só dizer sim, é difícil, e só dar um pouco de ouvidos, ou ombro, preferem dizer: reaja, levante, olhe td q tem de bom...
    Deveriam saber q nesse momento isso nao funciona, só saímos do burco quando somos alimentado por uma força:compreensão. Só isso, mais nada é necessário.

    bjs, que suas forças se recuperem logo

    ResponderExcluir
  10. O que seria da vida se nós não passássemos pelas adversidades?
    Seria sem graça! Por mais que não goste de frases feitas vou te dizer não pra te consolar, mas pra poder maximizar a situação: "Nada é tão ruim que não possa piorar".
    Fases ruins nada mais são do que obstáculos difíceis, entretanto não impossíveis!
    O mundo não deve me compreender e sim eu devo ser a primeira pessoa a tentar me entender.
    Somos seres humanos dotados de sentimentos e que por muitas vezes somos submetidos a eles, quando na verdade deveriam eles nos submeter.

    Tenho certeza que quando isso passar vou ver algum post seu em como saiu de tal dificuldade.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Querida,
    Eu entendo. E por mais que pareça frase feita: vai passar. Tudo que é bom passa, e graças a Deus tudo que é ruim passa também. Mas demoooraaaa...
    Se precisar de colo, abraço e cafuné pega um ônibus (que aqui não tem aeroporto!) e vem passar uns dias no meio do mato, com 3 cachorras louquinhas, numa casa pequena com rosas vermelhas renascendo depois do temporal. Vem ver tucano na aroeira em frente da casa e maritacas sobrevoando o quintal E daí tudo passa...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  12. Dama, sem comentários. Apenas um grande e forte abraço, bem apertado! Tô contigo!

    ResponderExcluir
  13. NEM UM POUCO...
    e te digo mais... sou igual a vc quando diz "não vou entrar em detalhes pq não gosto de desabafar pois me aborreço ainda mais, porque vem os consolos com frases feitas, as soluções politicamente corretas."

    é tao bom desabafar e só desabafar..
    só falar... sem ouvir nada... eu prefiro do que ouvir liçaozinha de moral, sabe?

    ResponderExcluir
  14. Não me sinto compreendida porque as coisas acontecem como você colocou muito bem no post. Vivemos em uma sociedade de hipócritas infelizes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não existe vida que se faça compreendida, dado um momento de tristeza, dado um momento de carência.
    Vezes não precisamos que nos compreendam, apenas tão simplesmente que nos escutem, esteja calados e nos envolvam em um abraço fraterno de sentimentos...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olha amiga te entendo perfeitamente.
    To numa fase meio assim tb. E me fecho. Estas certa nisso tb. Procuro me dedicar ao que acho gostoso, como conversar com meus amigos por aqui.

    Concentre-se em ti. De o melhor pra vc. Com certeza vc merece. O resto deixa pra la amiga!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Venho sentido há algum tempo que as pessoas estão muito autocentradas e sem tempo para compartilhar alegrias e tristezas. Todo mundo quer falar, mas ninguém quer escutar...
    Muito triste pois o princípio dos relacionamentos é justamente "a troca"... a compreensão.
    Hoje é você... amanhã pode ser eu... o importante é ser um de cada vez... rs

    Um beijo! Até a próxima...

    ResponderExcluir
  18. Pois então... nada melhor do que esgotar toda negatividade para dar espaço para o que realmente é bom! Costumo fazer isso com meus momentos complicados. Mas não "chafurdo" nesta lama de negatividade, não! Me dou um tempo para sofrer. E depois, "levanto, sacudo a poeira e dou a volta por cima"!
    E assim a vida segue seu rumo!
    Beijo grande e melhoras para você.
    Li

    ResponderExcluir
  19. A vida é feita de momentos difíceis onde buscamos forças para viver melhor, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  20. tudo é sempre assim, realmente se vc nao está bem, vc é isolado, pq atrapalhar o funcionamento da felicidade -falsa-, é uma coisa inadmissível! Eu odeio essa hipocrisia, isso me enoja!Em tds se encapar c uma mascara de ' ta td bem, td lindo, e eu sou mt feliz' isso realmente é nojento, como se ng tivesse problemas, começa a tratar as pessoas como se isso fosse uma coisa de outro mundo, como se isso fosse algo repugnante!Ng tem o direito de estar mal, de estar triste, ou nao estar c aquele humor invejável!
    Tá, vou parar por aqui pq eu me revoltei...ahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Dama,
    eu sou de lamber minhas feridas sozinha. Não acredito que conversar com alguém resolva meu problema e nem serve de consolo.
    Então eu seria uma " metida autosuficiente" ? Nada disso.
    Sou assim, justamente pq cada um tá tão preocupado consigo mesmo, que pouco sobra para o outro.
    Eu até entendo que seja assim.
    Mas sinceramente, não existe ninguém tão feliz e tão realizado. Acho até que a maioria vive de aparência.
    Faz aquele " sorriso de paisagem" e segue em frente.
    Aprendi que os meus problemas só eu mesma posso resolver. E nada do que me dizem, resolve muito quando estou neles.
    Mas é bom ter um blogue para desabafar. Assim recebemos " colinhos" virtuais...rssr
    Sei q você não gosta de frase feita, porém, eu sou a rainha da frase feita e muitas vezes, elas é q me ajudam ,mais até do q um desabafo.
    Nelson Rodrigues dizia que " a vida é a busca desesperada por um ouvinte."
    Eu prefiro ouvir
    ,a falar . O aprendizado é maior. Reflito mais.
    Boa semana e beijo !

    ResponderExcluir
  22. Quando estou deprimida me sinto a última das criaturas, a pessoa mais incompreendida do mundo!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Também costumo me fechar, porque eu detesto essas frases feitas: "ah vc é forte, vai sair dessa." ou "fica calma, tudo passa". Ah eu heim!!
    Prefiro ficar na minha pra não piorar... porque no fundo, vc tem razão, só um abraço melhora tanto... a solução a gente encontra!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Me sinto o pior lixo do mundo.
    Antes me deprimia, ficava quieta, sofria sozinha.
    Aprendi a desabafar, não com todos, mas nunca mais guardei só para mim.

    Obrigada pelo carinho comigo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  25. Eu até quero expressar o que sinto, mas o que falta é gente pra ouvir.
    Atualmente me sinto abandonada pelos amigos, a quem sempre amei, ajudei e ouvi.
    Mas a sorte é que meu namorado ainda me ouve, e sem me julgar. Por amor puro ele faz isso.
    As pessoas nos julgam, e isso só atrapalha, só piora o quadro.
    A tristeza é uma coisa cumulativa, e por mais que a gente largue coisas que nos afetam, sempre sobra um restinho lá no fundo da alma. Não é mágoa, é a experiência da dor que gera cicatriz.
    Tive minha 1ª consulta na psicóloga semana passada, e foi ótimo. Falei sem ser julgada.
    Recomendo a todos.
    Estimo suas melhoras!
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Nao consigo me relacionar quando estou triste, nem quero,me afasto ate melhorar.
    Chorar me faz bem,muito bem!! Choro,choro...sozinha,porque alem de parecer uma desequilibrada de tanto chorar me acho horrível chorando..rs
    E nao quero ouvir conselho nenhum, porque normalmente ja sei o que fazer, o que me falta é clareza e força para executar.
    Graças a Deus,o tempo sempre me ajuda e uma boa noite de sono também.
    Com razão não te vi mais la no meu espaço, tava sentindo a sua falta,ia passar por aqui para comentar no post de domingo e cai nesse que já explicava!!
    Como vc disse, de repente um bom abraço calado de alguém que te entenda sem usar nenhuma palavra te ajudara.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Eu sei como é mas sou diferente. Eu me abro mas não para todo mundo como eu fazia, me abro apenas para quem eu confio muito. E quando estou feliz continuo ouvindo as pessoas, aconselhando, dando atenção, carinho, conselhos e palavras amigas. Nunca na minha vida fugi de quem sofria porque tenho empatia (me coloco no lugar dos outros) e quando estou feliz quero mais é dividir minha felicidade. Me sinto bem fazendo as pessoas felizes, seja lá como for... seja falando bobagem para fazer sorrir, seja ajudando no que posso, seja rezando pela pessoa. Visita meu blog, talvez a gente consiga se consolar, dar um conselho, um palpite... quem sabe ?

    Não tenha raiva das frases feitas ou soluções dadas por outrem. Lembre-se que cada um consola como pode e ninguém é psicólogo para dizer a você o que vc quer ouvir, isso é raro... as pessoas não dizem frases feitas por mal !

    Estou desempregada, mal... agora mesmo levantei pq não consigo dormir. Ok, eu moro com minha família mas me sinto péssima, e faço entrevista e nada... o tempo passa, a idade chega, um pânico toma conta... não tenho grana para nada e minha família não fica me dando grana pra comprar ou sair... e é claro, eu nem peço. Mas me sinto mal... quero um emprego, tanto e quero logo....

    ResponderExcluir
  28. Qdo uma fase ruim chega, com ela vem uma avalanche de outras coisas, parece que vem tudo de uma vez só. Nessas horas prefiro me fechar pq não acho legal ficar enchendo as pessoas com meus problemas muito embora amigos de verdade são para todas as horas e, como vc disse, as vezes as palavras são desnecessárias e tudo q queremos e nos sentir queridas nem q seja apenas com um olhar.

    ResponderExcluir
  29. Como vc mesma disse tudo que precisamos é um colo e é tudo o que menos conseguimos, estamos em uma mundo de respostas prontas e de felicidade artificial, ond eo sorriso não é sincero e a a legria só é contagiante se vc se dispor a interpretar o papel.
    Quando estou mal me sinto incompreendida, é como vc disse, somos tratados como doentes, as pessoas nos olham como se estivessemos interompendo o grande espetaculo da vida.
    Todos temos esses momentos e é claro que passa são fases para aprendizado e quem sabe evolução, mas passar por estas fases tem ficado cada vez mais difícil devido as incompreenssões no mei do caminho.
    bjs e mta enegia boa pra vc.

    ResponderExcluir
  30. Não sei o que dizer...

    Obviamente o que eu poderia falar seria alguma frase feita... :(

    ResponderExcluir
  31. gOSTEI MUITO DO SEU BLOG, MUITO INTERESSANTE, EU TE SEGUI, GOSTARIA QUE VOC~E ME SEGUISSE TAMBÉM, E SEMPRE QUE EU PUDER, DAREI UMA PASSADINHA AQUI ! BEIJÃO http://kateluzzi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Também estou nessa fase negra...Deus, é tanto problema vindo numa pancada só, que não consigo enchergar uma luz no fim do túnel...e é nesse momento que a gente precisa de um ombro amigo de verdade, não do tipo de gente que olha na nossa cara e diz:ahhhh vai passar, tudo na vida passa, vc tá muito pessimista!
    Caraaa, oque que custa pra um ser entender que,o negócio tá feio, pode ser que passe, mas no momento não tem solução e ponto final? Oque que custa o "amigo" chegar na tua casa com um vinho na mão (nem que seja do mais frajuto) e dizer: "Olha,vamos sentar,beber, trocar uma idéia e pensar nas possibilidades"
    Definitivamente os dias de fase ruim, são péssimos!!

    ResponderExcluir
  33. É fácil conversar com pessoas em seus bons momentos, os papos são divertidos, tranquilos. Mas se existem problemas, a coisa muda imediatamente de figura. É um dos mais eficientes (apesar de trágico) métodos de diagnóstico de amigos, ou pelo menos de pessoas que se importam.

    Porque no geral, ninguém vai disperdiçar voluntariamente seu tempo pessoal de felicidade com os problemas alheios. Isso seria um grande sacrifício, e sacrifícios exigem MUITO amor e/ou necessidade.

    Mas se por um lado é terrível a socialização nos meus piores momentos, pelo menos eu tenho a certeza de que algum dos poucos e bons amigos poderá me ouvir, me abraçar, me entender, me confortar. E é essa certeza que basta pra tudo ficar melhor e começar a resolver os problemas...

    Dama querida, você é forte, madura, inteligente e sabe se virar sozinha. Desejo melhoras sinceras com seus problemas e muita sabedoria neste momento para resolvê-los.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  34. Bom... tem uma coisa que eu realmente não concordo nisso tudo que vc escreveu, pq é algo que faz parte do meu eu... do meu jeito de ser e pensar. Vou tentar traduzir... quando vejo alguém deprê, ou qdo sinto que alguma amizade não está bem, jamais me furto da chance de poder dizer palavras de conforto. De tentar enviar pensamentos positivos e de tentar elevar o ânimo daquela determinada pessoa. Eu faço isso e não é 'auto-ajuda', frase feita(daquelas que se diz por dizer, seja pra um enfermo, seja para um suicida, etc). Qdo eu falo um... 'fica do Deus', ou 'mta luz e paz' eu realmente estou desejando e vibrando aquelas palavras. Com vc sempre evito dizer estas coisas pq sei q vc não gosta. Mas eu falo sim, não é chavão, bordão ou assinatura pronta.
    É de coração.
    Por duas vezes, minha vida entrou em momentos agudos demais onde me pareceu mais correto dar um fim a ela do que prosseguir tendo que ouvir a felicidade alheia me dizer pra eu sair e me distrair, pra eu viver a vida e confiar em Deus, etc.
    No meio do olho do furacão a gente não enxerga nada e nem quer saber de palavras amigas(as palavras feitas as vezes).
    Mas nem sempre as palavras sao inúteis. Nem sempre estaremos no olho do furacão. Tenho dias que preciso e prefiro ficar calado, esperando a tormenta passar, mas em geral acabo me levantando e indo contra ela na tentativa de andar no caminho inverso e logo me livrar dela. As fases ruins passam. Ruim mesmo é qdo a gente permite que as boas se acabem. Ou mais... qdo não percebemos que podemos procurar por elas.
    Sobre o seu post e seu momento, não vou escrever nem te desejar nada de bom pq eu sei q vc não curte mas acredite, vc sabe que eu vou torcer aqui pro seu bem e melhoras em geral ...e isso não é piedade. É amor! Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  35. Hi dama, todos temos essa "fase" ruim na vida, pra alguns dura mais e pra outros menos e cada um reage de acordo com a personalidade que tem e o momento de espírito que se encontra, pra falar a verdade eu vivo assim, parece que o mundo conspira contra mim, na verdade nessas fases queria ser tatu e me enfiar num buraco e só sair de lá qd passar, mas temos que passar por essa e sairmos mais fortalecidos e prontos pra outra. Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Agora que eu li você dizer que quando está com um problema não gosta de gritar aos quatro cantos pra não ouvir frases feitas, que você só conta depois que tem passado... eu me lembrei do que aconteceu comigo recentemente... eu tinha um problema recorrente de 3 anos... mas nunca antes comentei... só comentei quando eu mesma tomei uma decisão de mudar a história. Afinal, o que as pessoas poderiam me dizer? Não há o que dizer! No caso de alguém bem próximo e que de certa forma se posicione pra te ajudar... tudo bem. Mas quem está vendo de fora... só resta usar frases feitas.

    Agora quanto a outra questão... eu não sei se eu me afasto das pessoas no momento que elas estão passando por dificuldade. Mas no geral eu acho que não. Mas eu não tolero gente que tá sempre mal... que reclama de tudo... que não pode ver a gente feliz que sai contando um monte de mazelas. Esse tipo... eu quero distância.

    E já que a Elaine convidou...
    Aqui só tem aeroporto até a capital... o resto é uma viagem de 6 horas de ônibius. Tem 4 cachorros e uma gata cheios de amor pra dar. Uma vista deslumbrante. As Ilhas que pertencem ao Delta pra conhecer... marasmo total. Mas, apesar de não sair à noite, se você vier eu prometo que te levo à boate... a única da cidade, por sinal rs.

    Tu vem?

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  37. Seu post veio em excelente hora. Acabou de passar...na verdade ainda estou passando por uma dessas fases ruins da vida e tenha exatamente a mesma visão que você. Também tenho a tendencia a me isolar nesses momentos, pois a percepção que tenho é que o outro não pode compreender a minha dor. Ou pode mas não quer se contagiar, como você citou. As soluções, as frases do tipo "vai passar" são mega irritantes...e daí se vai passar...e agora que tá doendo, o que eu faço?? Enfim...muito obrigada por me fazer sentir que existem pessoas iguais a mim no mundo!
    Um beijo do bloco!

    ResponderExcluir
  38. Eu que tenho que lidar com uma "depressão vai-e-volta", devidamente monitorada, claro,sei o que é isso....
    Procuro ajuda onde posso : Yoga, Terapia , Coaching....Encontrei muitos ANJOS que são meu suporte nestas horas...Depois de DEUS, claro....

    ResponderExcluir
  39. Ow adorei seu post.
    Eu fico assim constantemente fato,e isso que vc escreveu é verdade purinha,quando a gnete ta mal assim, o que a gnete mais precisa é de um abraço de um amigo,um colo de mãe,pra sentir que nã ota sozinho e que tem gente do seu lado pra ajudar

    ResponderExcluir
  40. Pois é, concordo plenamente com vc, e com os nossos amigos q comentaram aqui, restando pouco a dizer, tb sinto essa "ALEGRIA EXAGERADA E FALSA" nas pessoas, como se fosse obrigação vc estar feliz o tempo todo, a ponto das pessoas fabricarem um sorriso falso e estampar no rosto, é tão ruim isso, pq o sorriso mais bonito a felicidade mais plena é aquela que brota de dentro, um sorriso começa dentro de nós, não nos nossos labios. Que bom que não estou sozinha nesses pensamentos, que vc Dama e os nossos amigos aqui em cima pensam da mesma maneira, isso ja é um consolo, pq ja estava achando sera que eu sou doida de pensar assim? pq parece q todos estão "bem" se "enganando" vc ve nos orkuts da vida, parece um mundo cor de rosa, acho isso até perigoso, qdo a pessoa se da conta, da "mentira" em que vive, é preciso viver nossas fases, aceitar, tentar superar sim, mas não fingindo, que ai acaba sendo muito piór.

    ResponderExcluir
  41. Dá que pensar!



    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  42. Ah! Como entendo vc querida!
    Deixo um terno abraço...

    AL

    ResponderExcluir
  43. Olá Dama,
    Sim como sempre vc tem razão, não queremos frases prontas e sorrisos falsos e sim um ombro, um amizade...

    Vc sabe que estou me tratando, mas o que levou a tristeza, são muitas coisas como vc até deve estar passando, não é um unico problema ou uma única pessoa que nos magoa, mas muitas coisas juntas que nosso corpo e nossa mente não absorve mais e diz:Chega!

    Eu também estou no limite com as pessoas e com o mundo, tratando a mente, mas ainda sentindo falta de um monte de coisas, tal como vc, pessoas verdadeiras, pessoas que realmente são amigas e não apenas "clichês"

    Na verdade, tente se possível viajar mesmo, se puder aceite os convites, conheça pessoas novas que possa te dar carinho, o abraço que tanto queremos...

    Se não espere simplesmente passar e siga, pois não encontrei até hoje solução para o que as pessoas e situações fazem conosco...

    Por isso estou sempre falando do que sinto em relação a raça humana, que de humana não tem nada!

    Grande beijo e se precisar fale comigo também tá?

    Bjs e muito obrigada pela força no trabalhoterapia...
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  44. Oi Dama

    Na minhas fases terríveis o que mais ganhei foram desculpas:
    - Olha estou ocupada a gente pode se falar depois?
    - Nossa estou de saída para o dentista, posso retornar?
    E assim todos se afastaram. Alguns, aqueles que a gente não espera nada mesmo, até tentaram falar alguma coisa... mais era o blá blá blá de como eles haviam saídos dos problemas deles, não servia para os meus problemas. Teve até uma que me disse assim:
    -Quando minha cadela foi atropelada eu orei mas a cadela morreu!
    Alouuu, meu problema não era com meu cachorro (esse ficou bastante ao meu lado). Pirei tomei minha primeira overdose de anti-depressivos.

    Hoje qdo vejo alguém triste em dificuldades eu tento ajudar, mas me policio muito com o que vou dizer, pois cada um sente o seu problema. Mas tb confesso que sou meio crica, se a pessoa começa com muitas churumelas... desisto.

    Abr, Pati

    ResponderExcluir
  45. Oi sou sua nova seguidora...Li seu post no blog nunka soube se prestava...Passa lá no meu tomara q goste tbm...

    respondendo a pergunta do post,m sinto totalmente negada pelo mundo qndo estou triste...

    bjuu

    ResponderExcluir
  46. Oi sou sua nova seguidora...Li seu post no blog nunka soube se prestava...Passa lá no meu tomara q goste tbm...

    respondendo a pergunta do post,m sinto totalmente negada pelo mundo qndo estou triste...

    bjuu

    ResponderExcluir
  47. Te entendo muito bem, tbm estou numa fase assim, onde tudo dá errado.

    E para melhorar descobri hj que estou com um problema de saúde !!!

    Mas tudo passa, tudo passará!! Adoro teu blog

    ResponderExcluir
  48. Sempre quando vc tá ferrado tem alguem querendo te empurrar... mas eu descobri uma coisa e vou compartilhar com vc.

    Certas pessoas, para justificar suas vidas medíocres, querem ver você mal para pensarem que "tem gente numa pior". E como tem gente torcendo contra.

    Melhor que me errem!

    Para esses... meu desprezo!

    Eu me afasto de gente que "é feliz demais"...

    bjs

    ResponderExcluir
  49. Oi é primeira vez que passo aqui... Me derreti... Então, quando estou triste as pessoas acham que é frescura e n~~ao entendem que preciso ficar só.aff!

    ResponderExcluir
  50. Jamais me senti compreendida, especialmente nas fases depressivas. Nas eufóricas (mais raras), é ótimo pq fico alegre e divertida... E como vc disse, é o q o mundo quer. Graças a Deus, mesmo com anti-depressivos, não faço a linha "o mundo é rosa". Fico centrada e pronto. Mas devo ser uma boa amiga pra quem tá mal (ou será q sou imã pra gente doida? rs).
    Bjs e melhoras.

    ResponderExcluir
  51. Que delicia suas visitas!!!
    Sempre com comentários otimos!!
    Muito obrigada!!!

    Vc é que demooooora pra postar!!!
    Fico aqui, com ansia!!
    kkkkkkk

    beijos!

    ResponderExcluir
  52. "Se você diz vem às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz."

    (Antoine de Saint-Exupery).

    ResponderExcluir
  53. Olá, adorei, queria te seguir! O mundo ñ pode me compreender, sou ímpar, o meu mundo é unico, e odeio quem tenta de refugiar nele, abraços

    ResponderExcluir
  54. Sacode a tristeza e... volta!! a vida sempre dá suas voltas!




    Bom dia!

    ResponderExcluir
  55. Sabe querida, acho que vc está coberta de razão.
    Quando fico deprimida, o que não é raro, me sinto assim:

    "Às vezes,
    tudo é tão longe em mim...
    Meu viver parece uma história
    que alguém sonhou
    há muito tempo,
    num país distante."
    Helena Kolody

    Aprendi a aceitar esse distanciamento e ficar quieta no meu canto até passar.
    Beijokas e, de coração, espero que passe logo.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  56. Acredito que quase todo mundo já se sentiu dessa forma alguma vez na vida!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  57. Pior né? A nossa sociedade é composta por orkut da vida, onde até pessoas que não se suportam trocam depoimentos de carinho. Tudo porque mesmo que não esteja feliz, as fotos no orkut estão lá de vc na balada, abraçada por pessoas que maç conhece, que não pode chegar na casa delas e desabafar os seus medo e problemas... Todo mundo fala para esquecer e se livrar dos problemas mas nem eles fazem isto, como podem mandar você a fazer algo qeu não seguem. Ou ouvir coisas do tipo: Sei que é dificil mas você precisa fazer isto. Ninguém está pedindo um caminho fácil e sim a compreensão da fossa, o fato de você ter coragem de dizer: ESTOU TRISTE E DAÍ?
    De fato quando estamos bem, parece que evitamos que não está.... e somente nos damos conta de quanto maus podemos ser quando passamos por isto. Complicado...

    Bjoks - Verônica Elias

    ResponderExcluir
  58. Você, por acaso, escreveu esse texto pra mim? rs
    Concordo com absolutamente tudo o que escreveu. Mas sabe que eu gosto de meus momentos tristes? Eles me fazem pensar, questionar minhas próprias atitudes e evoluir. Gosto da melancolia.
    É horrível, mas é bom. No fundo todos nós sabemos disso.

    Quando eu estou triste, eu me sinto só. Não tenho ninguém com quem possa desabafar, e isso me deixa mais triste ainda. No momento em que eu mais preciso, onde estão as pessoas?
    Odeio estar triste e alguém tentar me colocar pra cima. Eu não preciso de que alguém me diga o quanto eu sou isso, ou aquilo, ou o quanto eu posso superar... Quero um simples abraço ou um "Eu entendo", assim como você.

    Melhoras, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  59. Estou passando por uma fase triste, mas tento ao máximo naum pensar nisso. Sobreviver, seguir com a vida é o mais importante.

    ResponderExcluir
  60. Sabe Dama, depois que adoeci, me sobraram poucos(as) amigas. Uma delas quando me liga e percebe que estou triste ela diz assim:
    - Que m... esse teu câncer ele não te dá uma folga, por que esses tumores não somem?? que saco!!
    Pode parecer meio louco, mas gosto da maneira como ela fala. Na verdade é isso mesmo que quero ouvir quando estou com medo/angustia/triste... alguém que ache meus tumores um saco!
    Abraços eu te entendo!

    ResponderExcluir
  61. Hey Dama!

    Eu não li todos os comentarios que são muitos, mas tenho a impressão de que eles em sua maioria, teve alguem tambem contando que não está tão bem assim.
    Porque é isso que acontece, quando alguem vem falar que ta doendo, como voce disse, sentimos em nós a nossa propria dor, o reflexo.
    Tem uma forma de consolo [ja escrevi sobre isso no colorindos] é aquela de querer comparar nossa dor com a de outro como consolo, mostrar que tem outra pessoa bem mais desgraçada que voce nesse momento. É irritante porque cada um sabe a dor e a delicia de doer [??!!]. Ta aqui Ó: http://citricaedoce.blogspot.com/2009/06/da-dor-e-do-consolo.html

    -
    Fique bem, fique bem


    Beijo


    ResponderExcluir
  62. Bem, esse teu post não é muito recente e nem sei se vc lerá meu comentário...mas fazia tempo que não me identificava tanto com um texto, por duas razões, também vivo um momento shit total e também porque partilho da mesma vivência com relação a alegria e formas de demonstra-la e como lidamos com as nossas tristezas e a dos outros e tudo o mais que vc disse... Bem, espero que a sua onda de tristeza tenha passado, assim como espero que a minha passe logo. Um abraço virtual de mera compreensão para vc!

    ResponderExcluir
  63. Penso que solidão é um momento íntimo, onde ninguém, ou quase ninguém, consegue entender ou estar com você. E nem é que o outro não queira ajudar. Afinal, amigo de verdade fica por perto, liga para saber se está bem, convida para sair, ou então, fica com você.
    Mas mesmo com toda essa boa vontade, muitas vezes a solidão do outro é tão impenetrável, que ele não pode fazer muita coisa.
    E concordo com o que você falou sobre a imposição de felicidade. Todo mundo tem que estar bem, sorrindo. Uma coisa meio Ivete Sangalo mesmo.

    Por todos esses motivos que citei e os que você enumerou, posso dizer que me sinto incompreendida na minha tristeza e solidão.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  64. É... assim é mais difícil superar momentos difíceis...

    Hum... Eu não tenho do que reclamar dos que me cercam nisso... sempre que preciso recebo ajuda de forma muito participativa e intensa.

    Mas imagino que é mesmo difícil ver que os outros só querem interagir quando se está bem... sei lá... foi o que eu entendi do texto...

    ResponderExcluir
  65. Muitas vezes, me sinto um caco, dama cinzenta! Ansioso e desprotegido. Talvez fosse bom não ter uma sensibilidade tão forte, não sei...
    Bjooo!!!!

    ResponderExcluir
  66. Depois que eu descobri que a pessoa que mais me põe pra baixo sou eu mesmo as coisas mudaram um pouco...

    ResponderExcluir
  67. Nossa amiga amei seu blog...os posts são maravilhosos...!!!passaria horas a fio aqui só lendo um por um...olha amiga eu nessa fase meio prá baixo...com a auto-estima lá embaixo mesmo...em uma depressão...que só "DESU O TODO PODEROSO PODE ME TIRAR...É NELE QUE ESTOU BUSCANDO FORÇAS...TENHO FÉ...E SEI QUE DEU VAI ME DAR A DIREÇÃO E MOSTRAR O CAMINHO PARA A MINHA FELICIDADE...SEREI SUA SEGUIDORA...BEIJOS QUERIDAAA!!TENHAS UMA SEMANA CHEIA DE AMOR...!!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html