domingo, 29 de agosto de 2010

Sobre envelhecer...


Não nego de jeito nenhum que morro de medo de ficar velha! Acho que chega a ser uma fobia! Mas quando digo ficar velha, é velha mesmo, não é ter ruguinhas, flacidez e tal! O velho na nossa sociedade é um ser excluído, parece que cometeu um crime ao envelhecer, nem parece que é o caminho natural de todos nós. E é exatamente por isso que eu e uma multidão de gente, principalmente mulheres temos medo da velhice!

É curioso como a velhice é algo tão rejeitado por todos, mesmo pelos que dizem que não se importam em ter as marcas do tempo no rosto, porque isso demonstra que viveram! E quando que vivência é algo que tem valor na nossa sociedade ocidental?! Pelo contrário, vivência é sinônimo de chatice, de breguice, tédio, significa ser ultrapassado! Reparem! Quando estamos numa roda que mistura pessoas de diversas idades e se comenta um fato de 30 anos atrás. O pessoal da faixa dos 20 aos 30 anos bate no peito e diz, ostentando um sorriso orgulhoso: - Nunca ouvi falar disso, nessa época nem era nascido! - Meu Deus! Como não ter vivido, não ter experimentado, não ter tomado conhecimento é algo de que se deva orgulhar??! A situação é tão absurda que os valores se invertem! Mas isso acontece porque existe a rejeição do envelhecer, do acumular experiência... O legal é ser cru, não conhecer nada, não ter vivido nada! O importante, o belo, o bom é ser jovem! É algo que tá tão encrustado no inconsciente (ou consiciente) coletivo, que o pessoal mais velho evita se reportar a fatos antigos, com medo de parecerem antigos, ultrapassados e portanto serem excluídos até mesmo ricularizados por isso!

Envelhecer para a mulher tem um peso dobrado! Porque a aparência na mulher é supervalorizada. O homem vai ficando velho e tudo é charme, cabelo branco é charme, rugas são sinal que está com cara de homem, ganha uma barriguinha e ficou fortinho. Já a mulher, pobre coitada! Quando envelhece vai perdendo o prazo de validade. Um produto que precisa ser recolhido e armazenado, de preferência numa casa, coberta de roupas, sem desejo sexual... Tá bom! Eu radicalizei, mas a idéia é essa é mesmo, é para fazer pensar, para ver o quanto a sociedade é cruel com a mulher que envelhece!

Mulher passou dos quarenta, tem que esconder a barriga, descer a saia, subir o decote, e agir como mãe de família, a coisa piora depois dos 50, e depois dos 60 é melhor virar freira, avó profissional, ou algo assim!! Se ela manifestar desejo sexual, se ela quiser sair com homens mais jovens, se ela tiver o corpo legal e quiser usar roupas mais ousadas, as primeiras a "apedrejarem" a infeliz são as próprias mulheres. Os homens? Eles transam com as coroas gostosas, mas sempre estão de olho mesmo é nas de 20, essas são o sonho de consumo deles!

No processo de envelhecimento o homem leva uma grande vantagem, mas depois que o ser humano fica velho, idoso mesmo, aí não tem diferença. Homens e mulheres viram, na sociedade, aquela criatura enjoada, que ninguém quer ouvir e suas experiências de vida viram sinônimos de chatice!


Isso tudo sem contar com as doenças e limitações da velhice! Nossa! Acho que disso tenho mais medo, do que perder a "beleza da juventude"!

Não, gente! Envelhecer não é bom, não é algo positivo, mesmo que racionalmente todos nós saibamos que com o tempo tendemos a nos tornar mais centrados e que a vivência nos traz um equilíbrio maior... Mas tudo isso parece nada! Ter uma pele lisinha e jovem socialmente é muito mais que tudo isso! Por isso não vou tapar o sol com a peneira, não vou brincar de "faz de conta"! Tenho medo, sim, de envelhecer, tenho medo de ser excluída, tenho medo que as pessoas não queiram mais saber o que penso, porque fiquei velha, tenho medo de ver meu corpo despencando! Tenho, tenho e tenho! Assumo, carimbo e assino embaixo! rs

E aí? Tem medo de envelhecer? Fale de peito aberto!

P.S.: Quer me fazer uma pergunta, sobre qualquer coisa, uma curiosidade sobre mim, sobre os blogs? Faça aqui nesse post.

47 comentários:

  1. Querida, a juventurde é maravilhosa. Mas envelhecer é melhor que morrer. Agoram, muito velhinha, quero não!
    Agora que é chato não vou negar. A juventude tem poder. Poder de escolha, de sonhos, peitos e bumbum empinados, pele de p~essego. Bom nem pensar.
    Com esta história que vivo hoje, até penso em envelhecer. Só um pouquinho.rssrrsrsrssr
    Ah, tb não sou tão boazinha não, tá?!rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    Eu não quero viver tanto que dependa dos outros para tudo, mas não temo envelhecer. Até porque a gente começa a envelhecer assim que nasce, então já estou adiantada rsrsrs

    Mas, apesar do texto certeiro, já parou para pensar no motivo REAL do seu medo? Fora tudo o que citou no post, qual o medo real?

    Ah, tem algo que concordo 100%: já viu os fios brancos do Brad Pitt? Lindo, charmoso e distinto, é o que a imprensa disse. Imagina o dia que eles aparecerem na Angelina????

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Em uma sociedade demente e alienada como nossa,é melhor nao se esperar nada dela,nem na juventude e nem na velhice.Pois já estamos nessa lama todos juntos,inevitável é a morte.Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Talvez quando chegar essa época, voce nem se sinta mal né!
    As situações parecem piores quando vemos "por fora"

    Eu particularmente não fico pensando se quando ficar velha como será etc...quando chegar lá [se chegar] vejo o que faço.

    Agora, que nossa sociedade é super injusta com idosos isso é verdade. Porem, é hiper irritante, pra não dizer ridiculo, ver uma mulher velha pagando de menininha ou velhotinhos posando de rapper ou vidasloka! Hahahahahaha

    Isso não quer dizer que é pra virar freira ou monge, mas tem algumas pessoas que quando envelhecem ,parecem perder o juizo!

    Quando penso em envelhecer, vem na cabeça a palavra: equilibrio!! Tomara que eu chegue lá. =)

    Beijo pra voce, Dama. E fique em paz.




    ResponderExcluir
  5. Oi, querida

    Concordo com tudo o que disse.
    A sociedade valoriza demais a beleza feminina e acaba esquecendo a experiência de vida dos mais velhos, mesmo nem sendo tão velhos assim.
    Já comecei a sentir isso e já ouvi muito do que você falou.
    Tenho medo é da velhice e da dependência de estranhos. Isso me assusta muito.
    Adorei o seu post.

    Excelente domingo!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  6. Medo?!! Não, eu sinto mais que isso, mas cadê palavra pra expressar?
    Sim, tenho medo de envelhecer, por todos esses motivos que você citou e ainda mais, tenho medo de doencas, de perder a sanidade, essas coisas. E você não radicalizou näo, somente foi verdadeira, pois a gente bem sabe que é isso mesmo. Aqui na Noruega sinto que as pessoas mais velhas tem mais valor que no Brasil, principalmente as mulheres, mas sei lá, com tanto estrangeiro chegando e trazendo pra cá essas manias e valores como os nossos (brasileiros) acredito que isso vá mudar. Mas tenho fé que não mude, pelo contrário, ainda melhore mais, e que no Brasil as mulheres passem a ser mais valorizadas, mas como você bem disse, as primeiras a desvalorizarem são as próprias mulheres.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Não tenho este problema pq já nasci velho ehheeh bom, vou comentar a sério ehehhe.
    Concordo com muitas coisas do seu texto. Principalmente sobre a triste realidade que acontece no mundo ocidental, notadamente em países como o nosso. Os idosos ao invés de terem seus direitos e experiências respeitados pelo menos, se tranformam mesmo num 'bando de chatos' e inconvenientes. Ninguém pensa neles como alguém que possa ter algo a ensinar. Tá certo que muitos deles, sabe-se lá pq ao entrarem no processo de envelhecimento percam o respeito por si mesmos, etc. Mas a sociedade em si não os aceita. Ou... quando aceita é por algum interesse.
    Homens tem alguma vantagem durante aquele período de 'ficar velho' mas depois, caem num ostracismo de fazer dó. Viram semi-zumbis, com pouca reação, pouco reflexo e pouca vontade para tudo, inclusive falar e socializar.
    E ai entra outra coisa que eu acho triste na velhice... a socialização! Coisa que faz dos bailes da terceira idade, a opção única de encontro e diversão dos mais maduros.
    Os jovens de outrora sofrem... e é engraçado pq os mesmos adolescentes e adultos de hoje em dia que torcem o nariz para quem conta histórias de 30 anos atrás... UM BELO DIA estarão fazendo o mesmo. E com certeza serão olhados com espécie!!!
    É um círculo vicioso.
    Sendo sincero... medo de envelhecer não tenho. Nem da morte. Mas é óbvio, espero que ambas as coisas aconteçam de modo natural e em paz, pq do contrário ... aff nem quero pensar!
    =] Bom domingo, boa semana!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Bem, se a gente consegue se aquietar, se consegue um equilíbrio "relativo",ao menos, com o passar do tempo, vc pode sentir um certo conforto íntimo com a idade. Mas só. De resto, tudo que vc disse é absolutamente verdade. É que sempre fui meio bicho do mato e viver em casa, tranquila não me assusta. Mas há outras coisas... como o amor, por ex. Nesse campo a coisa pega. Enfim, ficar velho é uma merda... rsrsrrs... Punto e basta!
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  9. Você não exagerou em nada, a mim parece mesmo que quanto mais velha uma mulher fica mais tratam ela como "Um produto que precisa ser recolhido e armazenado, de preferência numa casa, coberta de roupas, sem desejo sexual... " Também tenho medo de envelhecer, não pela rugas, embora sempre que olho para os meu orgulhoso busto tamanho 44 penso que eles vão ficar uma desgraça aos quando minha idade fica igual ao tamanho... Mas, meu maio medo não é a flacides e sim perder a força das minhas pernas, a agilidade de meus braços, a rapidez do racionio, a capacidade de me expressar com claresa, tenho medo de me tornar dependente, de não conseguir fazer as coisas sozinha... de me ver doente, fragil... Sei lá, não quero envelhecer assim... Eu não temo a morte em si (uma vantagem de ser cristã é que a morte é sinônimo de sono e Deus sabe o quanto a idéia de sono eterno me fascina), temo mesmo não ter um processo de envelhecimento tranquilo... Sempre que trato um idoso bem, fico fazendo companhia, conversando, já que a família some do mapa nessa faze, ou providencio algo para minha avó penso que eu não quero precisar nunca nesse nivel de outra pessoa, não desejo passar por essa necessidade de outra pessoa...

    Aff... Enfim... você não exagerou em nada mesmoooo...

    ResponderExcluir
  10. Dama,
    não quero ficar pra semente. Não quero ficar velhinha....enrugadinha, chatinha, nada disso. rssss
    Porém, não penso no assunto. Só de vez em quando. Quando alguém comenta alguma coisa.
    Acho que existem tantos jovens ' velhos de espírito".....
    Eu estou com 46 e fisicamente me considero muito bem. E estou muito bem.
    Luiz Brunet, Maitê Proença,Luma de Oliveira, Xuxa e tantas outras estão na faixa dos 40...50 anos...e eu tenho certeza que qualquer garotão adoraria sair com elas. E não é para fazer caridade, não. Estão inteiras em todos os sentidos.
    Fernanda Montenegro é uma mulher que "envelheceu" dignamente. Deveria servir de exemplo. Elegante. Atuante. Experiente.
    Clayde Yacones, outra q está dando um banho de vitalidade em muita jovem !
    A questão não é " envelhecer", mas sim, COMO envelhecer.
    Talvez quando vc pensa em velhice, pensa apenas no lado ruim que é tomar remédios, ficar na fila do INSS...enrugadinha....chatinha...
    Outra: Cleonice Berardinelli tem 92 anos, e ainda dá aula de Literatura Portuguesa e está cheia de alunos " babando" para aprender e ter uma aula com ela .
    E aí ? Não vale a pena envelhecer assim ?
    oscar Niemeyer tem mais de cem anos ? Você já viu o último projeto dele ?
    Aos 63 anos , Saramago se apaixonou por uma jornalista 30 anos mais jovem. Ele morreu feliz e produzindo aos 87 anos.
    Bem, poderia citar outros ou outras.
    Envelhecer é ruim, para quem acredita que envelhecer é ruim. Como ser jovem ou ser adolescente é ruim para quem acredita que ser jovem e adolescente é ruim. Tudo é apenas cabeça. Espírito. E muita disposição pra viver e gostar da vida ! Porque, afinal, ela continua do outro lado...
    O resto é resto...
    Grande semana !
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Celamar, não sou de me meter nos comentários do meu blog... rs... Mas esse seu vale uma ressalva... Todas as pessoas que você citou são famosas... Então como famosos, qualquer característica passível de discriminação será atenuada, com certeza! A situação que coloquei aqui é da pessoa anônima, daquela que tem um emprego normalzinho, uma vida mediana, como a maioria tem... Pra essas pessoas as coisas são um pouco mais dura!

    Agora uma coisa eu concordo, coroas gostosas os homens querem, e como querem! Se ela for famosa eles até casam com elas! rsrs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Bem se eu falar que tenho 22 anos e acho que estou velha, vão rir de mim? é que o tempo passou e algumas coisas mudaram, por exemplo me acho velha pra inicar uma faculdade grande parte dos meu amigos estão se formando com essa idade, no entanto eu já tenho um filho coisa que a maioria delas só vai ter com 30 35...

    Acho isso uma besteira enorme, mas confesso que as vezes e só as vezes isso me incomoda... e como se o tempo estivesse passando e eu só vendo e ficando mais velha...

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a sua intervensão nos comentários. Realmente envelhecer pra essas pessoas que têm dinheiro deve ser mais fácil. Quase todas as mulheres famosas fazem uso de de cirurgias plásticas ou outros tratamentos não tão invasivos mas tão caros quanto.

    Eu, no meu caso, pensei que ia chegar aos trinta com mais paranóia. Mas não... tô na boa ainda. OBS: ainda rs. Não sei como vai ser daqui pra frente. Por isso me cuido... não tanto quanto eu gostaria... mas cuido.

    Mas acho que pior do que envelhecer na aparência são todas essas limitações que você citou. Não poder mais fazer as coisas sozinhas, as doenças que surgem, o preconceito... em fim...isso chega a ser pior do que o envelhecimento físico.

    BeijozzZ minha linda!

    ResponderExcluir
  14. Agente pode falar o que quiser...essa porra q criaram a tal melhor idade, fila pra idoso!
    tudo isso me causa panico!
    mas a idade vem chegando...
    melhor aproveitar cada momento!
    BJSSSS
    LEO

    ResponderExcluir
  15. Olá Dama ...então né, respeito todos que disseram que não tem medo e tals, mas acredito que todos temos medo de envelhecer sim e não digo apenas de perder a beleza da juventude, mas sim que quanto mais velhos ficamos, mais próximos de morrer estamos.
    Tenho medo de envelhecer sim, mas não é tanto pela beleza e sim como vc disse no post a sociedade "exclui" os idosos o que eu sinceramente acho um crime, eu graças a Deus ,tenho o costume de ir em asilos fazer visitas e é de partir o coração a situação de alguns,não podemos generalizar tem uns que vivem bem lá e são felizes, mas existem uns que se quer foram consultados e que nunca são visitados.
    Tenho medo de ficar velha, de dar trabalho aos outros, de não conseguir me virar sozinha na velhice, de acabar sozinha... tento criar meu filho da melhor maneira possível passando pra ele valores sobre a família e sobre a importância dos mais velhos e da experiencia dos mesmo em nossa vida, espero que no futuro quando eu ficar velha possa ver nele estes valores.
    bjs ótima semana.

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu pretendo chegar aos 35, 40 mais "gostosa" do que estou hoje, rsrs...
    Acho que com atividade física frequente que se goste, alimentação melhor, cuidados com a pele e até alguns procedimentos estéticos que existem hoje em dia, é possível chegar lá sim, tanto mulheres quanto homens. Tanto que hoje em dia é comum vermos mulheres de 40, 45 anos, lindíssimas... Mas quanto à velhice mesmo, passar dos 50, 60, não penso muito sobre isso, mas assusta um pouco sim, principalmente em relação à saúde.

    Agora, sendo bem sincera, quanto à essa questão da beleza na "maturidade", acho que existe é um grande mito machista, inventado pelos próprios homens, que mulher envelhece e homem fica é melhor com o tempo. Acho que é uma grande mentira, porque se você perguntar pra qualquer mulher, os homens considerados mais bonitos são mesmo os mais jovens, de 25, 30, no máximo 35 anos. E exatamente por serem mais cobradas quanto à aparência desde novas, mulheres se cuidam mais, então é mais comum a gente ver mulheres de mais idade ainda bonitonas que homens de mais de 40, 50, que ainda dão um caldo... O que é uma pena, né? Bem que seria ótimo se tivéssemos mais Clooneys e Brad Pitts por aí... rsrs...

    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Olha, medo nenhum. Adoro esta máscara que vai enrugando meu rosto aos poucos. Com as rugas vêm reações mais maduras, reflexão - esse parar pra pensar tão importante -, uma certa calma.
    Sou obrigado, porém, a admitir que para a mulher é bem mais difícil... nem tenho como comentar.
    Pense no seu lado espiritual, pois você está caminhando do 'relativamente madura' para o 'completamente madura'. Parte boa esta, não?
    Abreijinhos!

    ResponderExcluir
  18. dama: olha a hora que eu to comentando hj, rsrsrsrs, pois é ontem acabei de perder mais uns anos de juventude , me acabei, esta coisa de ser cdf as vezes cansa...precisei mUuuuuito sair da casinha e so voltar as 7 am, hahah, bom, eu sempre digo pra todos, e é vero, nao estou mentindo...tenho plena consciencia da fragilidade de minha saude, de minha genetica podre, e de que a unica coisa que faço pra ter mais qualidade de vida e minha vigorexia, rsrsrs, mas no mais, tooFu, ..., nao vou atigir a expectativa de vida esperada, faço tudo ao contrario do que é pra fazer, ou seja, nao pretendo prolongar nada, quando acho que minhas roupas estao velhas eu dou. O mesmo pretendo fazer com minha carcaça, vou usar ela o máximo que puder, lavou ta novo, ...bem nao é assim, aos poucos vai desbotando, perdendo a elasticidade da malha e parecendo cada vez mais inutilizavel, entao estu pronta para me reciclar. na hora que tiver q virar comida de vermes, viro terra de novo, agua de novo e toco e me voy. Dor? Morrer e envelhecer com dor. rsrsrsrsrs, Já senti demais, sei como é, e nao tenho medo dela.
    Pode parecer comentário de pessoa que se vangloria do conhecimento do ciclo da vida..e é. E quando vc ja sentiu muita dor fisica aponto de querer que te apaguem de vez, tu sabe que a unica coisa que teme é egoista: deixar as pessoas que vc ama por aí
    Envelhecer, faz parte, e sei que vou ser uma coroa gostosa, mas nao vou ter tempo de se carcaça. ë isso ai, desapego das coisas materias(ta certo que adoro minhas meias), mas com o tempo pretendo ate me desapegar delas tambem, e isto inclue minha exacerbada vaidade, que é o lado mais podre de mim.

    Bah, mini post...beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  19. acho a a nossa sociedade valoriza demais essa questão do "envelhecer"...
    quando eu tinha 20 anos, valorizava mais do q hj q já passei dos 30... e o engraçado é q cada vez sinto-me mais jovem, fisicamente inclusive.
    me preocupo? Lógico!!! Por isso me cuido, me exercito, me alimento direito... mas faço isso desde os 20, pq não queria chegar aos 30 com aparência e espírito de "acabada" q nem as mulheres de 30 q eu via... E hj... bem, hj não voltaria aos 20 jamais! Daqui a pouco estou nos 40, porém com corpo fantástico, saúde perfeita, alegria de viver enorme e, além disso, aquela sensação gostosa de q fica melhor a cada dia. E pra quem não gosta disso lamento, mas pretendo continuar cada vez melhor. =)

    É aquela coisa: acho q muito do COMO envelhecemos advém do COMO agimos conosco desde antes de envelhecer.

    ResponderExcluir
  20. Sobre se reportar à fatos antigos, eu acho uma tremenda babaquice alguns jovens se orgulharem de sua falta de conhecimento. Conhecimento e cultura são sempre louváveis, não importa a época. Eu adooooooro filmes de cinema mudo, músicas dos anos 60/80, desenhos animados antigos... Disso eu gosto.

    Mas sinceramente, Dama? Eu sempre falo que quero morrer aos 50 (de brincadeira, mas representa como me sinto sobre isso). A sociedade vê a velhice da forma que você colocou, de fato, como um paradigma.

    Eu estou tentando mudar minha maneira de pensar sobre o assunto, e quando mudar, eu serei uma daquelas velhinhas bem resolvidas, com um cabelo vermelho, piercings, e que passa os finais de semana pulando de pára-quedas, surfando ou algo parecido rs (espero)

    ResponderExcluir
  21. Eu também tenho medo de envelhecer, mais ou menos pelos mesmos motivos que os seus. Ser mulher num país onde as minorias são excluídas, onde o machismo já vem incrustado de séculos -muito por causa da religião, que controla o Estado com seus valores machistas- é algo que se deve sim, dar importância com preocupação.
    O medo de envelhecer, além da aparência, que na mulher só faz "enfeiar", está no medo da solidão, do abandono, no medo de ser sepultada antes mesmo de deixar este mundo.
    Concordo que os desiguais devem ser tratados na exata medida de suas desigualdades. Não dá pra chamar um idoso pra ir se divertir numa pista de skate a fim de incluí-lo entre os jovens. Mas RESPEITO NÃO TEM IDADE. Deve-se respeitar uma criança porque não sabe nada da vida e há certas coisas que ainda não pode ouvir, como deve-se respeitar os velhos, porque sabem muito da vida e nem por isso deixam de ter sentimentos. Aliás, até por isso devem ter os sentimentos muito mais apurados e sensíveis que os outros.

    ResponderExcluir
  22. Concordo plenamente com sua resposta ao comentário da Celemar. Envelhecer com dinheiro é muito simples. Não precisar pegar no pesado, manter a pele esticada a custa de cirurgias estéticas, internar-se no Sírio Libanês caso seja necessário com uma dúzia de enfermeiras e acompanhantes à disposição, é muito fácil, quisera eu. Sem contar a multidão de fãs que ficam à porta fazendo demonstrações de carinho e preocupação. Não se vê dessas coisas em asilos publicos, aliás nem em asilos privados de gente comum. Nesses casos, pode-se dizer que nem os próprios parentes lembram da existência daquele ser humano. Não quero generalizar, mas infelizmente é a grande maioria.
    Não existe comparação plausível entre um famoso endinheirado e um ser comum num país subdesenvolvido.
    Sua intervenção ali foi mais que necessária. Uma que se só olharmos para a vida dos famosos, a vida vai parecer sempre um mar de rosas.
    O mal do brasileiro é esse: Achar que é um personagem de novela do Maneco.
    Adorei seu texto. Muito mesmo.

    (não precisa publicar este comentário se não quiser)

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Buenas,

    Já tinha lido em outro post sobre esse medo q é compartilhado por quase todas as pessoas que conheço, inclusive por mim. Chega ser irônico a forma com a velhice virou sinônimo de incapacitado ou coisa do gênero. No fundo, no fundo isso é reflexo da liquidez das relacões na sociedade moderna. E tbm acho q o preconceito tbm pode ser visto na situação inversa. No primeiro dia de aula na turma de serviço social fui surpreendida pela seguinte situação. Uma aluna aparentando pouco mais de 35 anos entra na sala após uns 40 minutos e diz: "professora desculpa o atraso, via que a senhora tinha entrado, mas nunca ia imaginar q uma pessoa tão jovem fosse professora de universidade! So qdo P. saiu e perguntou pq não ia assistir aula foi que fiquei sabendo q já tinha prof na sala. Qdo vi a senhora achei q fosse aluna nova."
    Então fiquei me perguntando, para ter respeito é necessário ter cabelos brancos? A competência se mede pela idade?
    Será que se ela souber q me considero uma velha aos 28 anos faria alguma diferença?

    bjos

    ResponderExcluir
  24. Tenho medo, sim. Principalmente das doenças, de ficar entrevada numa cama e coisas do tipo. Sou balzaquiana e já me sinto velha, socialmente falando.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Dama,

    Claro que envelhecer assusta, mas eu não tenho pavor não. Pavor tenho se tiver que envelhecer sozinha, isso sim, tenho PAVOR... Tenho muito medo da solidão e geralmente os idosos ficam muito só, pelos motivos que vc citou.

    Agora se eu tiver alguem da minha idade do lado para eu viajar, assistir T.V. dormir, fazer hidro (rsrsrs) ai beleza, porque não tem outro jeito não é??

    Bjs e não se preocupe tanto, porque não vai adiantar, o tempo é cruel, se vc tivesse filhos, ai iria se apavorar muito e muito e muito, porque passa absurdamente rápido com eles por perto!

    ResponderExcluir
  26. Dama eu tenho paaaaaa-vorrr!
    Serio, por td isso q vc disse e por medo do desconhecido, seila.
    Acho q nao vou saber viver, a velhice.. esse assunto´é pesado, amiga!
    AFF
    Bjocaaas

    ResponderExcluir
  27. Pior que eu acho que já nasci velha, porque sempre odiei a arrogância da juventude... sempre achei bacana saber das coisas...
    Tenho medo de envelhecer porque significa morrer, mas de resto, me incomoda um pouco, mas sei lá... eu prefiro não pensar!! hehehe!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  28. Concordo com quase tudo. O tempo as vezes melhora o corpo e a mente das pessoas, mas não TANTO tempo assim. E daí eu concordo com você!

    Temo sim a velhice. Acho que tanto quanto você. Temo perder a saúde, a beleza e a força da juventude. Tenho medo exatamente do que você falou: de que as pessoas ignorem a minha opinião apenas por eu ser velho.

    Por isso, acho que o ideal é trabalhar lentamente isso nas nossas cabeças mal-preparadas. Devemos mudar sensivelmente os focos dos nossos valores e encontrar beleza e dignidade em cada idade. Um baita desafio, admito!

    Bjão, Dama!

    PS: acabei linkando o seu post pq tem, em partes, a ver com o meu... rsrs

    ResponderExcluir
  29. Claro que ser jovem é bom, mas o fato é que saber envelhercer é uma arte.

    Agora ficar velho e chato é para alguns que ficam fora do seu meio. Eu tenho também pavor de envelhecer mas não da idade, mas sim de ficar dependente de outros.

    Não dependente financeiramente mas fisicamente. Essa é a pior limitação para o idoso...

    Hoje velho é mais de 80 ou 85 anos... pq o mundo esta mudando...

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Ate agora o que eu gosto desse processo é so a vivencia e maturidade que ganhei...o resto pode jogar tudo no lixo....detesto olhar no espelho e ver mais rugas, a pele ja nao é tao lindona...nao gooosto nada!!!!
    Mas interiormente Deus sabe o que faz, nao trocaria por meus 20 anos nuuunca!!!Ahh...o corpo também melhorou, aprendi a comer, e ficou melhor do que quando tinha 20.
    Me cuido muito para tentar nao depender de ninguém quando estiver "veinha", ou pelo menos o mínimo!!
    Saude...é o que peço sempre,para mim e marido, com saude tudo é possivel!!!
    Adorei o post Dama!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  31. Dama, você me fez lembrar deste post aqui que fiz quando falei dos meus fios de cabelo brancos rss

    Também me dá "medo" o fato de envelhecer tendo que só se preocupar com tratamentos de diversas causas que vão nos acometendo e nos debilitando ainda mais. Queria só envelhecer, mas não adiantaria também, pois não generalizo a velhice. Como ando de coletivos, observo muito a reação de todas as pessoas, até dos idosos com eles mesmos. Não é só o fato de serem velhos que eles são os "delicados", vejo que há, apenas, a máscara corpórea, pois as atitudes continuam sendo aquelas de sempre: o mal educado, o impaciente, o desligado, o falante, o lento, e por aí vai. Sem contar dos oportunicas e caras-de-pau. Sempre mostro pra minha mãe estas atitudes e falo: "Mãe, não vá ficar quem nem aquela fulana, pelo amor de Deus!" rss Mas ela se cuida para, pelo menos, não se incluir neste grupo. Se vou ser assim ou não, só o tempo me dirá! Mas se ficarmos alimentando os medos, deixaremos de viver.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  32. Quando eu era menino olhava para alguns velhos e desejava ser como alguns deles. Por que sempre pensei que a velhice é o pilar da sabedoria.

    Na minha adolescencia pensava que ao chegar aos meus trinta estivesse com um pouco mais de conhecimento do dia a dia.

    Hoje eu penso com meus botôes: será mesmo que eu preciso estar velho para ser velho? Será que muitas vezes a tal velhice em algums não vem entornado com um tanto de rabigice?

    Mas, seja como for meu anjo, sei que muitas vezes para o avanço da idade a natureza é mais generosa com os homens. As mulheres, se não bem cuidada avança mais e mais a velhice a dentro.

    Mas, seja como for, de um e de outro lado, para aqueles que puderem, vamos todos chegar lá.

    Mas, tomara que não envelheçamos antes da idade.

    ResponderExcluir
  33. Sim sim velhice velhice mesmo não é algo legal de pensar não viu... o que em apavora quando penso é ficar dependente dos outros, ser arrancado da casa que mora pra morar na casa dos outros etc etc etc... credo!

    Bjão minha querida!

    ResponderExcluir
  34. Querida Dama,

    Sabe que até gosto de lembrar de algumas coisas que muitos "não eram nascidos" pra conhecer?

    Ainda umas semanas atrás, estava falando dos fotógrafos lambe-lambe, nas praças, um cnhecido pediu pra não lembrar estas coisas pois seriamos chamados de velhos.

    Mas pior que ter receio ou medo da velhice, é tentar não assumi-la, como algumas atrizes que estão mais parecendo um pedaço de couro esticado num cortume.

    bjs Querida

    ResponderExcluir
  35. Poxa!

    Uma reflexão e tanto, mas como a Jade eu acho que nasci velha e às vezes até acho que é agora com meus 40 anos que comecei a ter alguns atos da juventude.
    Sem dúvida a sua reflexão é de uma sabedoria profunda.
    Mas eu sempre preferi as pessoas mais velhas, em tudo na vida, desde as amizades, relacionamentos.
    Só quem já viveu sabe transmitir determinadas experiências que efetivamente só o tempo presenteia.
    Eu tenho medo sim é da doença, seja ela ainda na juventude ou na velhice.
    Vc tem toda razão em dizer que os homens embora até fiquem com as de 40, estão de olho mesmo é nas de 20, mas não sei se isso vale como regra em 100% dos casos.
    Pois sexo é sim muito bom, mas o depois, ah! o depois, o bom papo, o carinho, a cumplicidade, que isso só o passar do tempo nos dá, aos 20 nem sempre é assim.
    Mas o passar do tempo é inevitável, então o que temos que tentar de fato é viver o hoje como se fosse o dia mais precioso da vida e vamos deixar o tempo passar.
    Mas que eu prefiro muito mais os meus 40 de hoje que os meus 20 de ontem isso eu prefiro sim.
    Mesmo que meus seios já não estejam no mesmo lugar, a barriga já não é durinha como antes, mas a minha cabeça e a liberdade que eu me permito hoje essas valem pelas rugas e a flacidez do tempo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  36. Tudo certo!
    mas só morrre velho quem não moorre cedo. E eu ainda tenho tanta coisa pra fazer... rsrsrssr!
    Espero que vc não fique brava, mas citei vc no meu BLOG, pelo ´´´DAYBLOG´´ do último dia 31 de agosto...
    Ai! Quero mais é que as pessoas que por lá passam possam conhecer o quao delicioso é estar aqui!

    ResponderExcluir
  37. Não, eu não tenho medo de envelhecr. Mas é curioso que a aproximação desta fase me causa algum tipo de incosntância, ainda não sei bem porque. Não se se o fato de eu ver encurtando o tempo para eu realizar minhas coisas, não sei se a cobrança da sociedade, como vc falou em taxar a terceira idade ou segunda, sei lá com este ou aquele comportamento, ou talvez por medo, de ficar sozinha, em algum momento da minha vida.

    É... nunca tinha parado para pnsar nisto antes. Bom tema...

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Não é só você que tem medo disso não, dama cinzenta!
    Comecei a ter mais medo quando tive que cuidar de minha mãe, que morreu de Alzheimer aos 82 anos. Fiquei me imaginando no lugar dela e, invariavelmente, saia da clínica chorando. Mas, enfim, temos que tentar preservar nossa saúde, física e mental, e seguir em frente. Tentando ver o dia em que as pessoas mais jovens vão parar de falar bobagens sobre "o que passou".
    Bjoo!!!

    ResponderExcluir
  39. É como diz na musica Perfeição da Legião Urbana né
    "Vamos festejar a inveja
    A intolerância
    A incompreensão
    Vamos festejar a violência
    E esquecer a nossa gente
    Que trabalhou honestamente
    A vida inteira
    E agora não tem mais
    Direito a nada..."
    Mas eu não tenho medo de ficar velho, acho que ficamos velhos fisicamente, mas o que somos por dentro, isso sera eternamente jovem :D

    Abraços Thiago Ramone.

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho medso de ficar velha e perder a dignidade, ficar vegetal quase, não poder ter contrrole sobre meu corpo.Isso me apavora!beijos,chica

    ResponderExcluir
  41. Poxa, eu também tenho medo de envelhecer. Aliás, eu nuncaq quis viver por muito tenmpo. Deve ser muito difícil mesmo para a mulher envelhecer, mas, caramba, os gays também têm muito medo de envelhercer, não sei por qual motivo. Talvez porque não vão mais dispor de um corpo jovem para seduzir outros caras e manter uma vida sexual agitada. sEI LÁ.

    ResponderExcluir
  42. EU JA PENSO QUE PERDI MINHA BELEZA DA JUVENTUDE, TO COM 31 ANOS E SEI BEM O QUE JA FUI E O QUE SOU AGORA... MAS GRAÇAS A DEUS AO MENOS NA MINHA FAMILIATRATYAMOS O ASSUNTO VELHICE DE UMA MANEIRA MENOS DESPREZIVEL, AINDA TENHO MINHA BISAVÁ, QUE JA TEM TATARANETOS E TEMOS TANTO ORGULHO DISSO
    MINHA BISA É O XODÓ DA FAMILIA, TRATAMOS ELA COMO NOSSO DODÓI, ELA É MUITO AMADA TUDO QUE ELA TEM SÃO OS SEUS. SUA DESCENDENCIA , AFINAL TODOS LA NO DOMINGO NA CASA DELA SÃO A PARTIR DELA , ELA É O PICO MAIS ALTO DA ARVORE... MATRIARCA AMADA. ELA TEM ISSO HJ NA SUA VELHICE AOS SEUS 87 ANOS, POR QUE CATIVOU ISSO...


    :::FER:::

    ResponderExcluir
  43. Concordo com vc! Já vivo esse drama...Estou perto dos 40 e já ouço coisas do tipo, essa franja não é pra sua idade, vc não tem mais idade pra vestir essa roupa. Tenho medo de envelhecer...por isso cultivo uma mente sempre jovem, adoro dançar, jogar voley, movimentar; e muitas vezes odeio "adultices".

    amei o blog...bjs

    ResponderExcluir
  44. Tenho medo é de envelhecer sozinha! Solidão éfoda!!!

    bjos meus

    ResponderExcluir
  45. Lindinha, envelhecer é inevitável e tem uma vantagem: o processo é democrático. Todos envelhecem.
    E a mentalidade dos brasieliros lentamente está mudando. Cada vez mais homens mais novos verdadeiramente preferem mulheres mais velhas. Meu namorado é 7 anos mais novo que eu (eu 44 ele 38).
    Troquei um de 48 por outro 10 anos mais novo, nada mal, hein? (e além de tudo ele é uma gracinha, carioca, a cara do Wagner Moura)

    ResponderExcluir
  46. Dama querida!
    Quem não quer envelhecer, precisa morrer antes, senão, não tem jeito. Quando você caminhar mais um pouco pela vida, esse terror passará (espero!) e você verá as coisas com mais precisão, com mais acuidade. Mas uma coisa é certa, com medo ou sem medo, o tempo passará, ele é inexorável. Se você estressar-se agora, certamente envelhecerá antes do tempo, dizem os psicólogos. Mas eu acho que não, apenas sofrerá mais. Olhe para você, não sofra gratuitamente. Aproveite bem esse tempo que você tanto admira. Já tive oportunidade de manifestar-me a respeito num post, onde digo exatamente meu pensamento sobre esse assunto. Eis o link: http://marliborges.blogspot.com/2010/04/blogagem-coletiva-outono.html

    Você tocou rapidamente em diversos assuntos, todos eles, ótimos. Dão muitos panos pra mangas, não é?
    Parabéns pela postagem, amei!
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  47. Li esse teu post agora,depois da tua "mais ácida declaração", e vi que tem tudo a ver com meu último post,só que vc soube colocar muito melhor do que eu,e eu nem imagino que idade vc tem,mas garanto que chegar perto dos 50 assusta qualquer uma,meu caso,que já tenho 47 e faço 48 este ano..Ontem fui chamada de "avó" e fiquei apavorada...como assim?Fiquei velha e nem percebi????Esse meu post entra só amanhã,mas passei o dia todo ruminando...rss...

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html