segunda-feira, 5 de abril de 2010

Eu levanto bandeiras, sim!


Li esse post no blog do meu queridíssmo, quase alma gêmea, Robson, que me fez pensar bastante. Discordei em parte do que ele colocou em seu texto, tanto que não quis comentar lá, pedi licença a ele pra dar a minha resposta em um post aqui no meu blog.

Bem... Eu levanto algumas bandeiras e algumas nem são minhas bandeiras, mas gosto de lutar pela causa porque acho justa. Levanto bandeiras contra o machismo, contra o preconceito e gosto de defender o direito dos homossexuais... Essas foram algumas que me vieram logo a mente por causa do post do Robson, mas claro que levanto outras...

Sou de falar sempre que posso, bater de frente quando necessário, não fico calada de jeito nenhum, mas não posso dizer que chego a ser uma militante, não radicalizo, mas sou totalmente a favor dos grupos oprimidos que radicalizam. No final são eles que fazem a diferença, conquistando espaço pra quem precisa.

Então foram criados os dias de luta em favor dos que se sentem oprimidos. Temos o dia da mulher, o dia gay, o dia do negro e por aí vai... Se pararmos pra pensar, esses dias foram criados exatamente porque alguém em um determinado momento da história levantou a bandeira de luta pela causa... Se todos tivessem se portado pacificamente, simplesmente vivendo suas vidas aceitando a opressão, ou fingindo a inexistência dela, certamente nenhum avanço teriam obtido...

Todas as mudanças sociais e principalmente conquista de direitos quase nunca vem de uma forma pacífica e natural. Alguém ou algum grupo se revoltou, radicalizou, gritou, esperneou e assim foram conquistando adeptos na batalha até que os direitos fossem dados...

Vocês já ouviram falar do dia da consciência branca? Dia do louro? Dia do moreno claro? Dia internacional do homem? Dia do orgulho heterossexual? Óbvio que não, as pessoas que pertencem a esses grupos não precisam de um dia específico para que se lembrem seus direitos, não sofrem nenhum tipo de opressão, embora queiram virar o jogo dizendo que sofrem perserguição dos grupos discriminados... Não, gente! Se fossem dado direitos iguais a todos, se esses grupos privilegiados não pisassem na cabeça dos discriminados, garanto que eles, os oprimidos, não estaria em passeatas, levantando bandeiras, tendo dias especiais de luta. Nada disso existiria porque a sociedade seria ideal, com todas as pessoas tendo direitos iguais. E sabemos que não é assim!

Quanto tempo faz que a mulher deixou de ser apenas posse do homem, sem direito a nada? 100, 150 anos? Isso em termos de História é muito pouco, quase nada. Basta ver o ranço de machismo que impera. Mesmo assim os homens dizem que as mulheres conquistaram direitos iguais e exigem deveres iguais delas. Mas nessa quem ainda continua perdendo é a mulher que não deixou de ser a dona de casa, mas saiu pra competir em desiqualdade com o homem na batalha por um emprego. O homem ainda tem a preferência no mercado de trabalho. Sem contar as cobranças de comportamento que ainda são muito cruéis com as mulheres. Mas o que foi conquistado tem que ser preservado e lutar por mais mudanças.

Quanto aos homossexuais! Agora os acusam de heterofobia... Mas a heterofobia é uma reação a bem mais antiga, homofobia, que não vai embora nunca. Umas vezes velada, outras escancarada. É apenas uma reação. Claro! Se você agride alguém, espera que esse alguém fique passivo?

Ouço aos quatro ventos que não existe mais racismo! Que os negros cismaram com isso! Affe! Se não existe racismo, minha mãe é uma bicicleta! Ele está aí pra quem quiser realmente perceber, e muito velado, muuuuito mesmo! Odeio situações veladas, elas não te dão a chance de revidar, a impressão que fica é que temos que engolir calados.

Com esses exemplos quero dizer que esses gupos discriminados precisam, sim, radicalizar, se impor, reagir, falar, gritar. Para que mais a frente se encontre um meio termo! Não se luta por um rótulo, se luta pelo direito de ser respeitado apesar de qualquer rótulo que queiram te colocar!

Sou super a favor das passeatas, do choque, de se impor mesmo que de uma forma agressiva. A gente radicaliza pra ceder mais a frente, quando os opressores finalmente resolverem ceder. Os dois precisam ceder! Mas sinceramente nunca vi os grupos opressores cederem espontaneamente. Eles precisam ser cutucados pra deixar um espaço pra quem também merece!

28 comentários:

  1. Concordo, no geral e específicos. Sabes que suas bandeiras também são minhas. Mas é bom lembrar que radicalizar demais cria distorções, como por exemplo: Existe um grupo de "Consciência Negra" que discrimina afro-descendentes que andam com caucasianos, e usa termos como "escurecer o assunto" em vez de "clarear o assunto" e coisas assim. Existem homossexuais que querem negar direitos de heterossexuais, com a desculpa que esses direitos são expressão de homofobia. No fim, impor qualquer coisa a qualquer um é errado, mesmo que seja a imposição de uma minoria discriminada. É minha humilde opinião...

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos nós temos causas e bandeiras a ser levantadas, é só pisar no nosso calo que levantamos nossos direito. Eu defendo muito os negros e queria ser um pouco mais esclarecida ou mais inteligente sobre o assunto para defender muito mais, pq escuto cada babaquice que por vezes me dá vontade de socar a pessoa!! Os gays também são minha bandeira, apesar de não concordar que as vezes eles tenham atitude demais extravagantes (as vezes a ocasião não pede!)!!!
    Levantemos nossas bandeira então!!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se sou a favor ou contra, mas te digo o que sou contra sou contra os exageros, pq hj em dia se vc chamar um homosexual de feio vc esta sendo homofobico, mas eles podem falar o que bem entenderem aos demais que nada é feito.

    Sou a favor do direitos humanos para humanos direitos.
    (Não significa que homosexuais, afro descendentes etc não são direitos) So que alguns abusam dos direitos adquiridos.

    ResponderExcluir
  4. Eita onde esta escrito Homosexual leia-se Homossexual com dois SS kkkkkkkkkk

    Meu portugues nessa foi pessimo.

    Poderia me desculpar dizendo que escrevi o comentario as pressas mas não foi escrevi com um S por descuido.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Entããããão... acredito q as bandeiras foram feitas pra serem levantadas! Acho que é mesmo uma forma de repressão, os discriminados calarem, bem como os que não concentem.

    Tenho pavor a esses preconceitos mesquinhos, mas infelizmente está bem firmado nessa nossa cultura... E o mínimo que pessoas, que acreditam no ser humano independente de cor, religião, preferência sexual, região ou raça, podem fazer é levantar a bandeira!

    Eu sei que não significa quase nada, mas eu que sou hetero com prazer (ui!), faço questão de sair nas ruas coloridíssima no dia do orgulho gay! :)

    Além da bandeira pra que o mundo veja... o mais importante é que a gente seja livre desses preconceitos no dia a dia, onde as coisas não são animadas como numa passeata.

    Bjoooooooooo

    obs.qto mais a gente compartilha situações reais nesse mundo virtual, mais eu me identifico com vc!!! kkkkkk

    seu pai não pulou a cerca não?? kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Concordo. Acho que são esses 'radicais' que felizmente promovem mudanças!

    São pessoas como você, que levantam bandeiras e nao ficam quietas é que fazem a diferença.

    A questão é que tudo isso incomoda... incomoda muito...Então os incomodados tentam reverter a situação, como uma forma de contra-controlar as reações...

    Beijoca, querida...

    ResponderExcluir
  7. Oi Dama!
    Mais uma vez eu li um post seu e vou sair do blog aplaudindo!
    É tão legal ver o tanto que vc consegue se expressar clara e objetivamente!
    E mais uma vez, ao ler, refletindo e entendendo as tuas palavras vou concordar com o q foi escrito, com a sua maneira de pensar! Volto esta semana ainda, pq adorei o texto e sei que vou comentar mais vezes hehe!

    Beijo....e mta luz!! =)

    ResponderExcluir
  8. Perfeito o teu post de hoje. De tanto a gente conversa, já não é nenhuma novidade tudo o que você escreveu :D
    Talvez o que falte nas relações é o RESPEITO. Porque quando não há, os que se sentem injustiçados buscam maneiras variadas de se afirmar, por serem merecedores das mesma "regalias" que os outros tem direito, e nem sempre se consegui isso pelo diálogo. às vezes é necessário botar o bloco na rua e exigir os mesmos direitos!
    Beijos

    Aninha M.P.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente! Muitas vezes nós não temos nada a ver com esses grupos, mas acabamos comprando a briga deles... Uma vez namorei com um negro e todos me perguntavam se eu tinha certeza que queria comprar essa briga e estar sujeita a sofrer preconceito junto com ele!
    Eu comprei!

    Beijooooos

    ResponderExcluir
  10. Realmente, certas bandeiras devem ser sim levantadas. Muitos preconceitos ainda existem e devem ser combatidos.

    O problema é quando essa reação é indiscriminada. Não está direcionada àqueles que são preconceituosos, mas a todos.

    Tanto atitudes agressivas quanto acusações. Isso é tão injusto quanto o próprio preconceito.

    Eu mesma, tive que ouvir de um vendedor de cartões da "Cia da Alegria" um: "Eu não sou da sua cor, mas não sou marginal não", porque eu não quis parar pra ouvir ele me encher o saco querendo vender aqueles cartões com poesias pebas (já escrevi até um post sobre isso lá no blog, vc deve lembrar).

    Isso é ABSURDO!! A vontade que dá é a pessoa descobrir o nome dele e processar por calúnia. Racismo não é crime? Então! Acusar alguém de um crime sem que ele tenha cometido é CALÚNIA!

    E o problema é: daqui a pouco tudo vai ser preconceito.

    Se você tiver em um lugar e um homem lhe assediar e você não quiser (porque não quis, porque tem namorado, pode ser até casada com aliança no dedo)... ele pode simplesmente dizer: "é porque eu sou negro". E aí?! Vai passar a ser só porque ele disse?! Vai! Pelo menos, ultimamente tem sido assim!

    Se um homem chega e tenta te beijar do nada ou fala uma coisa desrespeitosa e você der um tapa na cara dele é lindo e cinematográfico, mas... se for uma mulher... É homofobia e ponto final! Sabe?

    Tá caminhando pra isso. E isso é SÉRIO! Isso não é igualdade nem respeito. Isso é sim inversão de papéis!

    Eu levanto a bandeira contra isso! :P

    bjoss

    ResponderExcluir
  11. Você resume bem a situação, quando diz que "todas as mudanças sociais e principalmente conquista de direitos quase nunca vem de uma forma pacífica e natural." Sempre foi assim mesmo.
    Porém, eu, como branquelo, também tenho minhas queixas, e não são poucas. Desde criança, sou agredido por isso, ser "branco demais". Os mais "gentis" perguntam se sou "americano". Aí, eu respondo que "não, sou cruzeirense".
    Sempre fui amigo de negros, gays etc. Nunca discriminei ninguém. Mas a recíproca nem sempre foi a mesma, dama cinzenta.
    E um bjooo!!!

    ResponderExcluir
  12. Também acho que precisamos falar, gritar, se impor! É muito importante para que possamos de fato sermos ouvidos. Sou super, hiper, mega a favor de passeatas. Sou super a favor de quem luta!

    ResponderExcluir
  13. Ei Minha querida!resolvi comentar aqui mesmo! hehehe se não vai virar bate boca hahahaha!
    Primeiro obrigado pela citação no post e pela consideração comigo.Vc também é muito querida pra mim e sabe disso.
    Gostei demais de sua abordagem, foi lúcida e objetiva como sempre.Eu na verdade continuo não curtindo os movimentos, embora tenha que reconhecer que eles, de fato, ainda são necessários.Meu post avança nas aguas da Utopia,reconheço.Meu sonho é que não precisassemos de nenhuma outra bandeira além do amor e da tolerância.Penso que isso sim é o mais dificil pra todos, em todas as esferas.
    Beijo super carinhoso

    ResponderExcluir
  14. Estou com a Ju e com Bill Falcão.

    Sempre fui taxado de branco azedo, branquelo, branco parede... Muitas vezes por brincadeira de conhecidos e algumas por pessoas que eu não conhecia.

    Chegou ao cúmulo disso acontecer dentro de um ônibus, com algumas pessoas negras falando da minha pele e eu escutei. Eles falaram alto mesmo...

    O que fazer nessa situação? Levantar e acusá-los de racismo, já que sou branco pra cacete?

    Limites é o que precisamos ter dentro da sociedade para que ela funcione. Limites iguais para todos.

    ResponderExcluir
  15. "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)
    Concordo que as pessoas não devem calar-se diante de uma situação de preconceito, discriminação ou qualquer outra coisa do tipo. Sou completamente a favor das bandeiras que são levantadas, pq sem elas não haveria progresso, mas acredito que, como tudo na vida, temos que ter cautela no modo pelo qual exigimos nosso direito. Há muitos casos, ao logo da historia da humanidade, onde o oprimido torna-se opressor e tudo isso por causa do radicalismo ideológico, onde deixa-se de buscar seu lugar no mundo para buscar sua VITÓRIA sob os demais!

    ResponderExcluir
  16. Quando Napoleão avançava sobre os campos inimigos, punha à frente uma leva de cavaleiros que cairia nos fossos, com o fim de preenchê-los, e então os que viessem atrás passariam por cima dos primeiros e seguiriam adiante, no campo de batalha. Quem diz isso é o grande Amado Nervo.
    Não gosto de violência, mas às vezes, os que protestam são os heróicos cavaleiros que acabam no fundo de um fosso, para que os que vêm atrás possam ir amiúde.
    A vida parece seguir assim insípida, até que alguns, mais corajosos, mais valentes, como que num espasmo, reajam e auxiliem o progresso.
    Oxalá todos tivéssemos coragem de fazer panelaços, como os argentinos, e a vida seria melhor.
    Concordo integralmente com você.

    ResponderExcluir
  17. Devolvendo as gentilezas:

    Seu blog é maravilhoso, fico muito lisonjeada em receber elogios seus...

    Vc escreve lindamente e com paixão (coisas realmente difíceis hoje em dia)!!!

    Sobre o post, às vezes temos que radicalizar mesmo, nos impor de forma agressiva para que nos respeitem. Em muitas situações, só desta maneira temos voz, somos notados como cidadãos tão dignos quanto os outros...

    Tem gente que não enxerga que o mundo é feito de minorias...Vc pode ser branca, mas ser lésbica, pode ser hétero mas ser gorda, pode ser magra mas ser negra...É muito difícil se excluir de tudo, e essas "minorias" juntas fazem a maioria, fazem mundo, são seres humanos...Mas um motivo pra não existir razão pra preconceitos...

    bjs vou te seguir e adicionar a minha lista

    ResponderExcluir
  18. Este assunto, como sempre e em todos os teus posts acaba sendo palpitante e vibrante demais.
    Essa coisa das bandeiras, olha nem sei se levanto alguma, tenho a impressão que costumo apoiar ou simpatizar com causas e ir contra outras.
    Acho que me incomodo mto mais com atitudes onde falte amor, respeito e educação do que com outras coisas. E isso inclui perseguições gratuitas contra quem pensa diferente de outras pessoas por exemplo. Me incomoda a homofobia, a violência em geral, o preconceito... mesmo eu reconhecendo q tenho este sentimento contra quem é machista! Pq não deixa de ser tb um preconceito né, meu e enfim, sobre teu post eu cada vez mais me encanto pelo seu modo de ser e pensar, equilibrada, forte, séria e correta demais, mesmo q isso choque ainda mta gente!
    Beeeeeijo... carinho sempre! ^^

    ResponderExcluir
  19. Cada um levanta a bandeira como pode, mas se cada um deixasse de olhar torto uma outra pessoa por causa da cor, sexo ou preferencia sexual isso ajudaria mais do que passeatas. Eu adoro Gay Pride, Paradas e passeatas, mas elas servem muito mais para vender uma imagem cor de rosa do homossexual do que a vida real, onde todos trabalham, amam, brigam, erram, aprendem, etc.
    Beijos de Londres
    Dan

    ResponderExcluir
  20. Sou a favor de se criar o dia do pobre, a luta de classes é latente, o preconceito é igual ao racial, num país em que os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres são desprezados por consumirem pouco pelo deus mercado.
    Se entrares de tênis e calça jeans na Daslu não serás atendida, se chegares como perua ganharás um sorriso e uma taça de champanhe.
    Uma repórter da Folha fez essa experiência com fotos e tudo.
    Ótimo post, o muro tem lugar pra todos os bunda-moles do mundo.

    beijão

    ResponderExcluir
  21. Mulher, você realmente fez e aconteceu aqui heim! Parabens! Sou avesso a qualquer tipo de repressão e sim... levantar bandeiras!!! Eu sou do tipo que torce para o time de futebol mais fraco, para o time de basquete que tá perdendo.... porque ADORO ver o jogo virar.... mas muitos dos assuntos que você abordou, infelizmente não vamos ver a virada... mas temos sim que posicionar. Eu sei o que é ser discriminado e um dia vou fazer um post a esse respeito!
    Valeu!!! Saiu das cinzas com tudo!

    ResponderExcluir
  22. Olá, Dama!
    Gostei muito do seu post.
    Não é nada fácil você ser humilhado todos os dias por causa da cor da sua pele, dos seus olhos, orientação sexual ou gênero.
    Penso que nem sempre a maioria entende como é ser discriminado e violentado diariamente e pior, você ver isso acontecer com seus pais e com seus filhos.
    Entendo que todo mundo sofre algum tipo de preconceito na vida, mas ser homem, branco, heterossexual em nossa sociedade é menos traumático do que ser homem, negro e homossexual. Concorda? Piorou se você for mulher, negra e lésbica.
    Enfim... parabéns pelo post!

    obs: Posso linkar no meu blog?

    ResponderExcluir
  23. Dama... muito bom.
    A diferença é o que faz a realidade bacana!

    ResponderExcluir
  24. não sei se concordo ou não. a minha vida inteira fui tachada de ficar em cima do muro por não ter opiniões fortes e marcantes. Eu me conheço, sei que se bater o pé com alguma coisa hj, pode ser que amanhã discorde disso, e aí quem me viu batendo o pé vai me jogar isso na cara. Sou muito de lua, mas também sou muito de respeitar o espaço alheio. Acho que mais importante do que brigar, revolucionar e causar é que cada um saiba respeitar as diferenças e conviver com elas.

    xD

    Adoro seus posts, Dama! E os comentários lá no blog sempre! ;)

    ResponderExcluir
  25. Mas eu te visito sempre hehehe adoreeei seu comentário lá mais uma vez... aliás, acho que mesmo em algum dia q eu não tenha concordado em 100%, gostei de tdos... pq vc sempre acaba me ensinando ou me fazendo refletir sobre algo! Amo vc!!


    Beijos e mais beijos!

    ResponderExcluir
  26. levanto a bandeira q todos são iguais, q temos q respeitar as opções sexuais e pronto!
    agora nada de se fazer de tadinho e tirar proveito!
    BJSS
    LEO

    ResponderExcluir
  27. Muito legal isso que você falou. Não sou muito de levcantar bandeiras, mas tenho minhas opiniões a respeito de cada causa dessas que voc~e falou e apoio sempre que posso, pois sei que esses grupos precisam. Infelizmente a sociedade ainda é muito preconceituosa, seja com o negro, seja com o gay, seja com a mulher... é triste. Gostaria muito que isso pudesse mudar...

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Tem pessoas que acham que respeito é sinônimo de aceitar o que outro pensa como se fosse sua verdade e por isso surgem preconceitos.
    Posso respeitar e conseguir conviver com o diferente mesmo sem acreditar no que ele acredita. Tudo é uma questão de bom senso e também de perceber que essencialmente somos iguais, independente de comportamentos. Porque, afinal, todos são seres humanos e por isso têm dignidade.
    Ferir o outro por causa de rótulos é um absurdo.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html