segunda-feira, 29 de março de 2010

Ingratidão...


Ingratidão é uma porra! Xiii, escrevi um palavrão! Ah não faz mal que sou desbocada mesmo, então posso ser "desdedada"... rs... Se há algo que machuca fundo um ser humano é a ingratidão. A enorme minoria faz algo por alguém sem esperar nada em troca, mas a sutil maioria faz algo por alguém esperando que aquela criatura lhe dê no mínimo sua amizade em troca... Mas o que percebemos é que isso geralmente não vem.

Eu sou uma trouxa que vivo querendo dar uma melhorada na vida de quem gosto, acho que é pra me sentir menos ruim, já que eu me acho uma vilãzinha. Dizer que faço isso de uma forma desinteressada, diria que é totalmente mentira... Eu faço sim pra que aquela pessoa reconheça e me tenha como amiga. E quanto mais ajudo mais trouxa eu me sinto, porque o reconhecimento nunca vem! Aí eu digo pra mim mesma, da próxima vez vou sacanear todo mundo... Mas quando vejo, lá estou eu querendo ser boazinha de novo pra ganhar reconhecimento e amizade... rs

Se eu nunca fui ingrata? Claro que sim, fui ingrata com pessoas até que me ajudaram bastante. Não é que todas as vezes que fui ingrata tenha ficado com a consciência pesada, até porque às vezes a gente é ingrato até sem perceber quase, em pequenas coisas... Mas me lembrar das minha grandes ingratidões me dói e acho que vai doer a vida toda.

Existe coisa que doa mais que você fazer um monte para pessoa e depois essa mesma pessoa te dá um belo pé na bunda? Fica bem aquele ditado que diz que quem dá o tapa esquece, mas quem leva fica doendo um bom tempo...

39 comentários:

  1. Verdade! Ingratidão dói mesmo!
    E queremos sim ter a amizade e o reconhecimento ao menos dos que achamos que são nossos amigos...
    Aí dizemos para nós mesmos: Não me importo mais... Mas fica a falta e nos importamos sim!!!
    È natural, buscamos amor, aceitação companheirismo... E aprendi que ao longo do tempo, da mesma forma que alguns amigos se vão, outros vem e talvez nos queiram mais bem do que aqueles que foram. Se não, busquemos outros, afinal não vale a pena estar com quem não nos dá valor algum!
    Òtima semana!
    xeroooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. cada dia que passa minha crença de que a gente precisa se proteger emocionalmente cresce mais. Essa tal de ingratidão, na minha opinião, é uma das coisas mais dificeis de lidar.Acho que gera na pessoa que recebe um sentimento de descartabilidade, não sei, mas é assim que me sinto quando rola...
    Bjo querida

    ResponderExcluir
  3. E então eu entro aqui no seu blog hj e de certo modo, o post parece feito sob encomenda.
    E por dois lados. Um deles por saber que eu já fui e tenho sido ingrato um monte de vezes... por me sentir especialmente ingrato com alguém neste momento. E tb por sentir isso do mesmo alguém. Contraditório e dolorido. Acho que é da gente, estar exposto a este tipo de coisas mas como vc mesma escreveu no final do post... quem dá o tapa esquece. Mas quem leva sente por um bom tempo. Sinto que levei o tapa. Sinto que dói demas. E sei que não dei tapa pra merecer outro em troca. Pelo contrário... fiz carinho, tentei ser legal.. mas em algum momento, devo ter sido ingrato. E o pior... é que as vezes a pessoa q bate, não apenas se esquece... mas se sente superior ou na condição de quem tem razão no que fez ou faz.
    Pena... e dor.
    Hj desculpe, mas to assim.

    ResponderExcluir
  4. Minha grande mágoa que vem me causando sofrimento é justamente isso: ajudei meu ex-marido de todas as maneiras, profissionalmente, como pessoa, até na aparência. Só fiz o bem. Quando o sentimento acabou, decidi que era melhor separar e ficarmos amigos. Foi quando percebi o quanto ele era mesquinho, ingrato e mau carater. Ele, abusando da confiança que depositava nele, me causou o maior prejuízo financeiro e profissional.Éramos sócios em uma loja... nem preciso dizer mais, né?
    Ele foi maléfico até nos pequenos detalhes, e eu que jamais poderia imaginar que um dia ele se tornaria meu pior inimigo...

    ResponderExcluir
  5. Eu ia escrever que "é um exercicio fazer sem esperar nada".... mas é mentira. A gente sempre espera algo. Consciente disso ou não. Tudo que a gente faz, a gente espera um certo retorno...

    As vezes nem é a gratidão do favorecido... as vezes é só pelo alívio de poder dizer "fiz o que pude" ou para se sentir 'menos vilãzinha'.....

    Ingratidão machuca mesmo... mas tb me questiono se não machuca mais, ver alguém por quem vc tem apreço em condições adversas e nao fazer nada por ela...


    Beijoo, Dama..

    ResponderExcluir
  6. Aquela história (acho q agora é Estória, né?) de "fazer o bem sem olhar a quem" muitas vezes nos deixa este sentimento de "ser trouxa", como vc citou.

    já senti muito isto, mas algumas vezes aconteceram casos que compensaram todas as outras.

    é o mundo!
    é a vida!

    ResponderExcluir
  7. Vc chegou na minha frente, eu ia escrever sobre isso hoje!! hehehe!!
    Acho que o fato de ter ficado adoentada me deixou pensando nessas coisas durante o fim de semana...
    Enfim, é claro que a gente sempre espera algo de volta, afinal ninguém vive sem reconhecimento, mas eu aprendi a não esperar mais nada de ninguém, assim dói menos...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Ingratidão também me incomoda muito, até quando não é comigo, mas envolve pessoas que gosto.
    Tenho uma amiga que adora fazer aulas de dança, numa época ela não pôde pagar e a professora deixou que ela fizesse um tempão de graça, mandou até uma carta linda falando que gostava muito dela e por isso estava fazendo aquilo, enfim...
    Já tem um tempo e hoje em dia, sempre que tem oportunidade essa minha amiga desdenha a escola, o método de ensino, as aulas, só abre a boca pra falar mal e pelo jeito já esqueceu o que a outra fez por ela.
    Isso me incomoda demais, mesmo não sendo comigo.

    Abração

    ResponderExcluir
  9. eu só tenho q concordar e assinar em baixo...
    eu fico puta com a ingratidão de algumas pessoas... ai penso que vou 'dar o trouco', mas qdo vejo lá estou eu fazendo tudo de novo...

    bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. O que? Dama boazinhaaaaaaa. kkkkkkkkkkkkkk. OK, eu não me contive. rsrs. Mas você total razão. A gente espera ao mínimo um 'muito obrigado'. Acho que seria o mínimo e para mim já é bem recompensador. O problema é que as vezes largamos nós mesmos para fazer coisas para os outros, sem poder, e depois nada, nadinha. A raiva da ingratidão toma conta com certeza. Ainda bem que acredito que tudo que fazemos recebemos em troca, mais cedo ou masi tarde, sendo assim, tenho pena dos ingratos, pq essa é uma atitude que machuca.

    Bjoks.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  11. Dama queridona,
    adoro teus post, às vezes eles me traduzem...rs
    Quem dá sem esperar nada em troca? No mínimo desejamos reconhecimento.

    Um beijão

    ResponderExcluir
  12. Dama,
    em primeiro lugar parabéns pela sua sinceridade em admitir que faz pelos outros para obter algo em troca.
    Bom, acho que seria menos doloroso fazer simplesmente pela vontade de ajudar. De fazer, sem esperar recompensa. Difícil ? Sim, é. Mas quem disse que viver e conviver é fácil ?
    Somos ingratos e sofremos ingratidões. Acreditar que passaremos pela vida sem magoar alguém ou sem nos magoarmos , seria uma grande ingenuidade. Vai acontecer, e muitas vezes.
    O melhor é não esperar nada em troca. Relaxamos. Principalmente pq descobrimos que " nós" ainda somos imperfeitos, erramos e somos ingratos. Bom, é quando encontramos alguém grato de forma espontânea. Já encontrei pessoas assim e foi uma grande satisfação. E geralmente são pessoas que não fazem parte do meu dia a dia. Porém, já encontrei gente ingrata e hoje não me dói tanto. E sabe por qual motivo ?
    Primeiro, é parte da natureza humana. Não tem jeito.
    E segundo, aprendi , estudando alguns livros espíritas, e concordo, que , quando fazemos algo esperando a " gratidão" do outro, é pq nossa vaidade e nosso orgulho gritam dentro de nós. Nessas horas, olho pra mim, penso e repenso: " Vai com calma, orgulho ! Menos, vaidade !" Respiro fundo, e sigo em frente. Viver é aprendizado. Geralmente doloroso.
    Pior é cobrar dos outros o que, muitas vezes, falta em nós.
    Relaxa !
    Estamos aprendendo....
    Grande beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  13. Ixii Dama de Cinzas... vc não é a única assim não!!
    eu tbem "quando vejo, lá estou eu querendo ser boazinha de novo pra ganhar reconhecimento e amizade"
    Mas, hoje em dia o mundo é assim mesmo né, cada um por sí. Amizade é coisa rara! Verdadeira então nem se fala...
    Mas, como eu sempre digo, o mundo dá voltas...rsrs

    Beijos

    adoro visitar teu blog

    ResponderExcluir
  14. Tens toda razão... Nós bonzinhos sofremos mais do que os cafajestes mas não temos como fugir disso. Faz parte de nossa essência.

    ResponderExcluir
  15. Concordo. Muito difícil. Mas paciência... a vida é assim, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  16. A pior coisa é a ingratidão!!! Hrrr

    ResponderExcluir
  17. Vivo fazendo isso, tentando provar que dá certo, e acreditando que o reconhecimento um dia vem. Algumas vezes, de fato, veio... mas demorou. E esperar por isso me dói muito. Mas é personalidade de cada um, e pra mudar algo desse tipo, essa fachada de boazinha, vai demorar ainda mais.

    bjs!

    ResponderExcluir
  18. A ingratidão, infelizmente, se afigura como uma possibilidade cada vez mais frequente...Mas como diria o mestre Chico Xavier, "isso também passa!"
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Ingratidão dói de mais e quando ela vem de pessoas que vc não esperava então!Dói em dobro,mil vezes!

    ResponderExcluir
  20. =] Oi Dama... sabe qual é mesmo o meu maior receio? De ser, parecer ou ter sido ingrato com alguém.
    Ser ingrato é duro... mas ter sido sem perceber é pior!

    Beijos minha amiga Dama querida!

    ResponderExcluir
  21. Clássico, hein?
    Mas as pessoas são assim mesmo. É sempre "venha a nós" e nada "ao vosso reino".

    Bjoss

    ResponderExcluir
  22. Já levei meus tapas, realmente é mais difícil de esquecer.

    Sobre sua 'motivação':
    '...acho que é pra me sentir menos ruim, já que eu me acho uma vilãzinha.'
    Eu sou um cara legal, sei que sou, tenho consciência disso; então, ajudo por ajudar.
    MAS..., faço com naturalidade: não ultrapasso o que considero uma 'ajuda justa': ajudo no que posso sem abrir mão do que sou (e porque não: do que tenho).

    Quem nescessita de ajuda ficará (realmente) contente com o que dou; eu, sei ser grato com um mínimo, tanto com um máximo.

    Se a pessoa foi ingrata, que seja feliz. Sigo meu caminho. Terei mais no futuro, como tive agora para poder ajudar.

    Fica chateada não!

    Abrçs.

    ResponderExcluir
  23. Mas vem cá, é uma minoria que faz algo realmente desinteressado.
    Eu "sei bem" o que é esse negócio de ingratidão!
    Mas depois de um tempo, comecei a largar a mão de ser " besta " sabe?
    O pior é que a ingratidão geralmente vem daquela pessoa que a gente menos espera!

    Beijos
    =*

    ResponderExcluir
  24. E o pior é que eu também sou assim... Pode fazer o que for... depois eu fico puta e quero MATAR a pessoa... Bolo planos malignos... e na hora... lá estou eu.. sendo boazinha! ¬¬
    Pior que ingratidão é a bondade e o PERDÃO!

    ResponderExcluir
  25. Gata, as pessoas só fazem conosco o que permitimos que façam.

    beijo rouge

    Dani

    ResponderExcluir
  26. Acho que esse post, foi diretamente para mim. Você ta falando da rainha das decepções, eu sempre fui assim, o povo caga o pau comigo e eu de abestada ainda vou lá socorrer, me preocupar...Só que de uns tempos para cá, venho aprendendo muito, Primeiro a gostar mas de mim, e deixar de ser besta, segundo: perceber que amigo, não é aquele que não nos reconhece. E siim, dama...sempre mereemos no minino amizade e concideração...mas nem sempre recebemos, né?! E é por isso que agora venho me policiando, e ajudando a quem me dar valor, (não a quem também me ajuda) mas quem gosta sinceramente de mim.
    Abraços, :*

    ResponderExcluir
  27. Culpa é o que há para aliviar o pensamento. Quero ver encarar isso tudo sem sentir culpa!

    ResponderExcluir
  28. Uma das formas mais escrotas e miseravelmente natural do ser humano é a ingratidão, eu tive de indenizar um caseiro da minha fazenda em dez mil reais dando-lhe água, luz, tv, geladeira de mão beijada sem falar em cestas básicas mensais, as quais não eram minha obrigação.
    Ele tinha salário e todas as garantias trabalhistas, morando e comendo de graça, mas a terra há
    de ser-lhe pesada, o bastante.
    beijo

    ResponderExcluir
  29. eu ja me prometi mil vezes fazer a mesma coisa que voce.
    As vezes eu penso q nao e q eu espere o mesmo troco de volta, daquilo que fiz. Mas espero que a pessoa nao vire as costas para mim num momento que eu precisar dela, assim como ela precisou de mim. As vezes largo minha familia, para ajudar a um desconhecido que depois q esta por cima da carne seca, apenas "caga" em mim como se eu nunca tivesse ajudado a pessoa.

    ResponderExcluir
  30. Olha a ingratidão é muito comparada a falta de reconhecimento. Pessoas pro ativas com o proximo fazem as coisas não necessariamente para que as outras sejam gratas... mas espera-se pelo menos reconhecimento, um toque, uma palavra, um olhar vale as vezes todo esforço. Já a ingratidão é você além de fazer para pessoa "de um tudo" e receber ao invés do reconhecimento uma injustiça ou desprezo.
    Detalhe, essa não vai ser a ultima vez que vc vai receber ingratidão! E nem por conta disso você vai deixar de fazer as coisas....
    Valeu o seu post!

    ResponderExcluir
  31. Ingratidao alem de ser uma porra e foda!
    passando aq para deixar um beijo e desejar uma pascoa de muita harmonia!
    BJSS
    LEO

    ResponderExcluir
  32. Ingratidão doi, e muuuuuuito!

    Mas acho que vc é bem mesmo como eu: imprestááável por (contraditoriamente) prestar demais!!!

    Minha vó (sábia que é) sempre me fala: "Sal, quem muito se abaixa, o fundo aparece" :o

    E eu nuuuuuuunca aprendo! Acabo me decepcionando pq fiz muito e, não que eu esperasse reciprocidade a altura, mas muitas vezes, nem o mínimo vem!

    Beijo

    ResponderExcluir
  33. Mil perdões pela demora em aparecer aqui, minha frô!

    Olha, acho que de fato uma minoria faz algo sem esperar nada em troca. Mas na maioria dos casos acredito que seja subconsciente esse desejo de recompensa. Quando fazemos algo e a pessoa se mostra agradecida e retribui mesmo que com pequenos gestos, já nos sentimos satisfeitos.
    Agora, quando a pessoa ANDA pro que fizemos, a vontade de matar surge logo na cabeça (pelo menos na minha, hahahahaha).

    É foda, minha amiga.

    ResponderExcluir
  34. Ingratidão e puxa-saquismo São algumas das mais odiosas práticas humanas. Não posso dizer que alguma coisa seja imperdoável, mas eu tenho dificuldades enormes com essas aí.

    Bem ou mal, isso nos resguarda de tomar outra bordoada.

    bjs, querida

    ResponderExcluir
  35. O ser humano é cheio de erros, dama cinzenta. A ingratidão é um deles. Reconheço que já fui ingrato com algumas pessoas, mesmo sem querer. Hoje, procuro me policiar mais. E não espero mais tanto das pessoas, como antes. Aí, sofro menos, creio.
    Bjoooo!!!!

    ResponderExcluir
  36. Eu não sei quem disse isto - ou Sidarta ou algum monge, seu seguidor: a gratidão dura, na alma dos seres, tanto quanto o pouso de uma andorinha numa cruz, ao alto da igreja.
    Texto triste e verdadeiro!

    ResponderExcluir
  37. Tal e qual a feitura de bondades é uma qualidade pessoal, das que não se define por ato e sim por personalidade, a gratidão ou ingratidão também vem da personalidade. Então não espere gratidão das pessoas que, por natureza, são ingratas. Da mesma forma, não espere encontrar ruindade nas pessoas boas. Por este post, e somente por ele, pois não li nenhum outro ainda, a vejo como o que chamo de serpente de asas. Mas o que seria uma serpente de asas? Nem tão pura ou putrefata... No coração macio vive a fraqueza de ser massacrado pela inocência. No coração de pedra vive o gelo de uma vida sem amor. Nem anjo ou demônio. O melhor mesmo é ser uma serpente de asas.

    ResponderExcluir
  38. Dama, o melhor post que já li por aqui...
    Eu tenho essa mania, horrivel, de agradar demais, de não aguentar ver ninguem mal... eu me ferro, eu só me ferro... No fundo penso se tudo o que faço realemnte nao é esperando algo em troca e pqp isso dói, pq ai eu sou tao ingrata como as pessoas que assim chamo...
    (refletindo, ressaca moral com quem sou ingrata...)

    ResponderExcluir
  39. Estou amando esse blog, to me reconhecendo em cada frase ou postagem que leio. Parabéns!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html