segunda-feira, 15 de março de 2010

Eu tenho direito de reclamar!


"E ai de quem reclamar. Porque hoje em dia quem reclama é quem está errado."

Li esse trecho num post do blog Colorindo os Modos da Mulher Vã. E achei que ela traduz bem como ficou a nossa sociedade. Acho que é culpa desse maldito politicamente correto! Agora não se pode recriminar nada, nem ninguém, discordar, sem que venha algum grupo gritar pelos seus direitos de nos calar. E o meu direito de reclamar? De achar ruim? De não gostar? De errar? Eu tenho que ser sempre coerente e boazinha? Onde está escrito isso?

Vamos a um exemplo que espero que não vire o foco principal do post, porque não é... rs... Acho meio chatinho quando falo mal de blogs aqui no meu blog e vem algumas pessoas dizerem que cada um tem direito de ter o blog que quiser, de escrever o que quiser, quase como se me dissessem que não tenho direito de fazer um post dizendo do que não gosto nos blogs... Ora!!! Onde fica o meu direito de escrever um post sobre o que não gosto nos blogs, já que todos devem ter o direito de escrever o que quiser em seus blogs????!!

Não quer dizer que eu esteja chateaaaaada porque me recriminaram. Cada um pode e deve escrever o que quiser na seção de comentários, afinal ela está aberta pra isso. Mas quando várias pessoas batem num ponto que você não concorda muito, daí vem a vontade de contestar ...rs...

Direito de reclamar!!! Esse é o ponto principal desse post!
Por isso gostei tanto do que a Mulher Vã escreveu... Acho que hoje em dia esse policiamento em cima da reclamação está exagerado... Parece até que todo mundo é bonzinho! Que ninguém discorda, acha ruim, detesta! Que ninguém fofoca, joga veneno, fala mal dos outros de forma até cruel! Mas no cantinho pode, né? No MSN, por email, no cafézinho do trabalho, com o vizinho que a gente gosta, com o amigo mais chegado... Escondidinho pode, mas abertamente é feio?!

É muito ruim uma sociedade seguir esse caminho. Porque quando protestamos, reclamamos, reivindicamos é que as mudanças acontecem... Nunca vi nada errado mudar de forma natural e espontânea... Sempre teve que existir o embate pra que se atentasse pro incômodo e daí se procurasse soluções...

Cuidado e muito cuidado apenas pra não confundir reclamação com discriminação, porque a diferença é sutil... Reclamar é você se sentir incomodado com algo e expor esse incômodo com seus argumentos, suas opiniões raciocinadas... Discriminação é temer algo que desconhece ou que acha estranho e simplesmente rejeitar aquilo com argumentos pobres, quase que com frases feitas que passam de um preconceituoso para o outro... Discriminação é não aceitar. Reclamar é querer algo melhor!

34 comentários:

  1. ÉÉÉ,tá bem assim a coisa mesmo!Pertinente o post.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. A linha é fina sim mas acho importante ser verdadeiro e honesto consigo antes de ser com os outros.Se não esta legal tem que falar sim, sempre. Acho que a diferença sempre vai estar na maneira de falar muito mais do que no conteudo falado.Sabe,tem coisa que virou mania de perseguição muito mais do que defesa de direitos e luta contra discriminação. O povo ta intolerante em todos os aspectos. Um exemplo, tenho uma amiga que é negra e adora sua cor.Eu a chamo carinhosamente de neguinha e ela adora, pois é muito bem resolvida com sua cor.Aliás ela é muito mais do que uma etnia.Mas sei que se chama-la assim perto de algum militante sem noção posso ater ser processado hehehe
    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  3. post para ser lido com calma, volto aqui mais tarde, o assunto me interssou demais...

    falei algo parecido sobre minorias.

    ResponderExcluir
  4. Eh gostei do post!! Kd nosso direito de reclamar?! No ambiente de trabalho então, se vc não concorda com algo é capaz até ser demitido por não concordar! no meio do amigos vira o "pé no saco" se tem opinião diferente!! É UM SACO TER QUE FAZER FIGURAÇÃO, né?!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Dama....onde esta nosso direito de reclamar, de nadar contracorrente, de opinar se algo é bom ou ruim? Muitas vezes é melhor ficar sempre em cima do muro, e assim não se opor, ou seja, não sofrer retaliações. Mas acrdito que ter coragem para se expressar é o que muda nossa sociedade e que faz a diferença. Se este é seu domínio na internet, por que não dizer o que não gosta nos blogs, e/ reclamar de term reclamado?
    Você tem este direito, até porque seu blog muitas vezes fala sobre isso, e como se diz sempre: só le seu blog quem quer...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei mto do tema Dama de Cinzas, acho que a sociedade passou tanto tempo aceitando calada o preconceito e a discriminação que agora se tornou um tanto obrigatório aceitar, como um dogma, tudo de todos.
    Engraçado que enquanto lia seu post pensei nas pessoas que levam bem a sério esse lance de se indignar (aquelas que realmente vestem a camisa da reinvidicação) e percebi que a maioria das pessoas as veêm, quase sempre como o chato(a) que tem sempre que reclamar de algo, o do contra...engraçado como essas mesmas pessoas não se atentam para o conformismo exagerado que tem tanto nos prejudicado ultimamente...

    ResponderExcluir
  7. e principalmente não confundir o direito de reclamar, expor uma opinião, com vontade de agredir.
    esta eu abomino, e retribuo na mesma propoção.

    beijos querida

    ResponderExcluir
  8. VAMOS DESCER A RIPA!!!!!
    :)

    Não gostar de quem reclama é um direito.
    Assim como gostar.
    Sou dos que gostam.

    ResponderExcluir
  9. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
    Tem uma frase Jean Jacques Rossuau onde ele fala mais ou menos isso "posso não concordar com o que você diz, mas defendo o seu direito de dizer mesmo assim".
    Cada pessoa sabe aonde o calo aperta e tem o direito de se expressa no sentido de mudar o que incomoda, quer seja uma atitude, quer seja uma idéia que não lhe parece justa.
    Belissimo texto!
    M.P.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo comentário! Não deixa de acompanhar mesmo não porque quero saber as opiniões.

    Quanto ao seu post, como o povo contraditório! As pessoas têm o direito de escrever o que quiser. E você não tem o direito de reclamar no seu blog? No final das contas não dá no mesmo?

    Se você não gosta ou te encomoda tem mais é que reclamar mesmo! Eu sou dessas! Não guardo nada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com você. O problema nao é discordar de algo, até pq graças a Deus nao pensamos igual, o problema é a intolerância. Outra coisa que me mata é a hipocrisia, já que muita gente paga de samaritano, que nao discorda de ninguém e quando vamos ver, está lá, metendo o pau nas pessoas pelas costas... Isso é o que mais tem.
    Também quero meu direito de reclamar! rsrsrs



    beijo

    ResponderExcluir
  12. Oie Dama!
    Excelenteee o post. O que nem é uma surpresa, exatamente pq Vc está sempre em cima de assuntos bem pensados e selecionados! \o/ Bom, pessoalmente eu ando fugindo de blogs e pessoas assim. Eu qdo tenho que reclamar(ñ exatamente em blogs), falo, reclamo, esperneio e critico td aquilo q me parecer errado. No blog, procuro não chutar o balde, nem dar nome aos bois por motivos óbvios: Não dar mídia a quem não merece. MAS voltando... as pessoas realmente andam assim, cheias de comportamento políticamente correto. Parece que agora é proibido que a gente se expresse, fale o que pensa... pq isso machuca, fere as pessoas! Meu Deus!! Onde é que isso começa, onde isso vai acabar?
    Voltarei mais vezes aqui!!! Este texto não se esgota em um comentário apenas né! Beeeijooo amiga!!

    ResponderExcluir
  13. Já dizia Clarice Lispector: "PORQUE HÁ O DIREITO AO GRITO. ENTÃO EU GRITO."

    Acho que nada mais precisa ser dito!
    Tava com saudades daqui!
    Vou lá conhecer o blog novoooo!

    Tenha uma ótima semana!
    Beijokas felizes!

    ResponderExcluir
  14. Dama,
    Fofocar é bom. Lúdico. Relaxa . Desopila o fígado....e eu preciso desopilar o fígado !!
    Mas ....psiu, ninguém pode saber. Na calada da noite. Afinal, somos um povo politicamente correto. risos.
    Eu sei lá, hoje reclamo menos, mas é pq cansei . Tô ficando mais na minha.
    Agora quanto a ser bonzinho, não existe ninguém bonzinho no mundo. Existe legal. Prestativo. Generoso. Bom todo o tempo é impossível. Sujeito assim é até chato , para não dizer falso. Bonzinho demais fica maluco.
    Boa semana !

    ResponderExcluir
  15. APOIADAAAAAA!!!

    Escreve quem tem blog, ler quem quer!!!

    As pessoas tendem mesmo a confundir discriminação com reclamação né?! Depois ficam aí, reclamando e discriminando desembestadamente!

    ô Senhor, dai-nos paciencia!

    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Grande Dama, estou de volta!

    Adorei seu post. Eu particularmente, reclamo. Reclamo consideravelmente e sempre fui assim, desde criança. Concordo plenamente. Só com a identificação e com a externalização de algo que lhe incomoda é que podemos mudar uma situação.
    Eu sou super a favor!

    Um beijo do bloco!

    ResponderExcluir
  17. Vc tem todo direito de falar o que quiser, mas as vezes vc é muito dura...Pessoas são diferentes, pensam diferente e agem diferente...a graça da vida está nisso!imagina tdos iguais?seria um saco...mas pega leve, a gente nunca sabe qndo pode estar ferindo de verdade alguém expondo opiniões que poderiam ser guardadas pra nós... Mas eu adoro seu blog...as vezes vejo post q parecem q foram feito pra mim,afinal ,meu blog tem tdo q detesta, ele é muito "emo" rs! mas tbm escrevo sobre coisas sérias(apesar q meus sentimentos tbm são sérios rs!)Mas não me incomoda o q diz, eu até admiro sua coragem e é por isso q sempre passo por aki...

    ResponderExcluir
  18. Esse fenômeno tem acontecido mesmo! E isso é muito sério, na minha opinião.

    Vai acabar surgindo a censura. Mas não dessa forma como questionam na televisão, censura à liberdade de expressão voltada à imprensa. Como sempre, eles manipulam a "galera" em favor dos próprios interesses.

    Esse tipo de censura tão temida, que sempre se fala na tv, é a censura a eles mesmos, não nos afeta em quase nada.

    Tenho medo é da censura feita a nós mesmos. Daqui a pouco, tudo vai ser injúria e difamação. Nada mais vai poder ser dito. Tudo vai ser justificativa pra processar.

    Li uma vez em um blog sobre casamento (um casal fez um blog pra compartilhar com todos os preparativos do casamento deles) que eles tiveram que tirar um post do ar, por ameaça de processo, porque tinham escrito que não gostaram da degustação de doces e salgados de uma empresa "x". Disseram lá os motivos, comentaram a qualidade dos produtos (não só dela, mas de outras empresas)e foram ameçados de processo.

    Sério? Agora você não pode mais dizer que não gostou? Onde é que isso vai parar?

    Eu mesma tô com uma encomenda na Saraiva postada desde o dia 5/03 que ainda não chegou. Agora não posso mais reclamar e dizer que o serviço é mal prestado?

    Isso é muito sério!!!

    Interessante, tava falando com uma amiga ontem sobre isso: "O direito de achar ruim, de reclamar", mas em outra nuance... A gente não tem mais o direito de achar ruim quando as pessoas nos ofendem e desrespeitam, já notou? Se você reage perde a razão! Incrível!! Meu próximo post vai ser sobre isso, inclusive.

    bjoss

    ResponderExcluir
  19. É duro sentir que nem reclamar é possível. E olha que não faltam motivos. Reclamar sempre foi motivo de vergonha, inclusive. Quer um exemplo? Fica todo mundo indignado numa fila de banco, reclamando com o vizinho, mas quando chega a hora de dar a cara na gerência e, civilizadamente, fazer a devida reclamação, ninguém quer. E assim sucessivamente. Também podemos ser agredidos por reclamar. Tem de tudo. Do governo, então...O que tem de patrulha que imediatamente cai de pau em cima da gente...Parece que o comprometimento é geral. Já foi o tempo de gente corajosa e gente simplesmente com PERSONALIDADE para expor o que pensa. Tempos difíceis!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. É... eu também fico puta quando reclamo e alguém vem recriminar... ah vá a merda a gente não tem o direito de não gostar de uma coisa??
    Concordo com você, hipocrisia não!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, meu botão de reclamar quebrou na posição ON desde muito cedo, adoro reclamar pela internet de tudo e todos.

    ResponderExcluir
  22. Hum, acho que vc tem o direito de reclamar do que bem entender!! E se isso desagrada a alguém, só cabe a essa pessoa decidir ou não continuar te acompanhando no blog...
    Aliás, acho que uma coisa é vc reclamar, como vc faz aqui no blog, onde entra quem quer, lê quem quer, e se alguém não gostou é fácil e simples fechar a janela do blog. Outra é ficar enxendo o saco dos outros, reclamando ali no pé do ouvido, impondo opinião, enfim... num sei se deu pra entender...

    No mais, continue reclamando, acho ótimos seus posts quando vc faz isso! E vc é sempre bem coerente...

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Aê, quanta honra! =)
    -
    Pois é Dama, o que se vê por aí, é uma hipocrisia velada né?! [porque ninguem admite que reclama de nada]
    "(...)Mas no cantinho pode, né? No MSN, por email, no cafézinho do trabalho, com o vizinho que a gente gosta, com o amigo mais chegado... Escondidinho pode, mas abertamente é feio?(...)"

    Aí quando aparece alguém que diz escancarado o que pensa, é encarado marginalmente, ficam torcendo o nariz e dizendo pelos cantos como aquele fulano é chato é intolerante!

    E voce tem razão, TODAS as mudanças significativas que ocorreram no mundo, partiu de alguem que insatisfeito com a situação ao redor, contestou e até deu a vida por isso! Se eu fosse citar todos os martires por uma mudança, ficaria aqui bastante tempo. Mas quer um exemplo classico? Aquelas loucas que queimaram sultiã em praça pública, po! Só isso já mudou muita coisa pra mulher desde então!

    Hoje em dia a unica diferença é que dificilmente alguem vai querer te 'apagar' por defender sua opinião! Hehehe


    E tem tambem a questao da sinceridade. Falando de blogs, o que vejo muitas vezes é que não se pode ser totalmente sincero ou então omitir muita coisa nos comentários, porque pode ser que a pessoa fique grilada e leve para o lado pessoal [acontece sempre comigo]. Isso poda. Diferente daqui que me sinto à vontade para dizer o que realmente acho!

    Ou sei lá, posso estar errada, mas enfim o que importa é que estou sempre disposta a mudar mesmo que pra isso, tenha de reclamar!

    Imagine se no mundo não existissem pessoas como voce? Ele seria um enorme pasto com vacas pastando placidamente comendo mato seco e achando uma delicia!!

    ResponderExcluir
  24. Olha, eu parto do princípio de que brasileiro não sabe interpretar texto. Aí, vc escreve qualquer coisinha, já vem um, na maior petulância, apontar o dedo na sua cara e te acusar de preconceito e discriminação. Portanto, eu tomo até muito muito cuidado com o que escrevo, para não ter que dr explicações - e ensinar marmanjo a ler direito :P.

    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Sentindo falta sua no DpM ,.. ve se passa lá,..
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu preciso dizer o quanto gosto desse seu blog?? Não né...

    Acho quem vc tem todo o direito de reclamar do que não gosto eu tbm reclamo dou sugestões opiniões no intuito de melhorar a coisa, criticar apenas por criticar é facil e a maioria das pessoas fazem isso.

    Vc não é grosseira, não ofende e o direito do outro termina onde começa o seu.

    Bjos

    ResponderExcluir
  27. Engraçado como certas coisas acontecem. Há séculos não assistia ao programa do Jô. E logo ontem cismei de ver o primeiro bloco pq iria falar do Risadaria, o evento de humor coordenado pelo Bonfá.
    Pois bem... ontem ainda eu escrevi um post para publicar nos próximos dias, divinamente inspirado neste seu post, falando um pouco sobre o 'politicamente correto'.
    E não é que no programa do Jô, um assunto tocado foi justamente este?

    Acho que vc é excelente com as pautas eheehhe!
    Bjooooooooo Dama e que Deus proteja vc em tds os dias de sua vida!

    ResponderExcluir
  28. O brasileiro é conformista diante da violência, do desprezo pela cultura, educação etc..., ainda vem alguém não querendo reclamar, é o fim do mundo.
    Rebeldia é a nossa salvação, senão viramos rebanho para o matadouro.
    Não podia esperar outra coisa de você, nossa Leila Diniz 2000.
    beijão

    ResponderExcluir
  29. Oi dama,
    continua vigente no meu cardápio verbal/mental a liberdade de expressão e se como tal exerço esta atitude deve ser uma via de mão dupla. O problema é que as pessoas levam pra outro lado quando se aplica um feedback informal. Da mesma forma detesto quando alguém diz assim pra mim, no coment. " Muito cuidado com este comentário e tal..." eu penso o que eu quero, escrevo o que eu quiser e quem não estiver satisfeito pode contra argumentar, ouvirei todos com prazer e a decisão permanece sendo minha se irei mudar ou não de opinião. Isto me desgasta.
    Mas o maior problema é que falar é fácil, todo mundo se acha liberal de pensamento até que alguém vem e discorda, aí o louco desce do salto e roda a baiana. Aí vai pro ralo o politicamente correto.
    Enfim, embaixo do verniz nem todo mundo tem base. rsrsrs

    Ótimo post.
    Bjão e bom findi, garota!

    ResponderExcluir
  30. E eu tenho que escrever que adorei o seu comentário lá no meu blog hehehe VIVA!! Curti mesmo... já estou até esperando um post seu com conteúdo fantasioso, bruxo mesmo ehhehe!!
    Concordei com as suas previsões eheheh Bjinhos e acredite, TUDO VAI DAR CERTO!

    ResponderExcluir
  31. PASSANDO AQ PARA DEIXAR UM BEIJÃO!
    LEO

    ResponderExcluir
  32. Apoiado! Sempre me pergunto esse tipo de coisa! Nós passamos a ser levados pelo que as outras pessoas acham certo, ou "elegante"...
    FODA-SEEEEE! Cada um tem direito de expressar sua opinião... Tá até na lei!

    Beijãão

    ResponderExcluir
  33. Bom, acho que temos mais é que reclamar mesmo, afinal se reclamando já está essa porcaria, imagina se calarmos...
    E quando a estar sozinho, eu prefiro ter cia. Tb acho que devemos ser independentes, mas eu detesto estar sozinho, sair sozinho, etc, etc, como você deve saber, mas claro, isso não quer dizer que arranjaria qq pessoa para ter cia. Não, tem que ser alguém especial, amigos, família, alguém que valha a pena. E se vc não sentiu esse 'valer a pena' ainda, é pq não apareceu ng ainda para suprir - ou tentar- essa sua necessidade, ams eu creio que tudo acontece quando tem que acontecer.

    Bjoks.

    Fábio.

    ResponderExcluir
  34. Reclamar, neste mundo em que vivemos, passa a ser uma necessidade, dama cinzenta! Além de nós, do que vemos e vivemos, existe muita burrice e injustiça. Se calamos, consentimos, como dizia o velho deitado!
    Bjooooooo!!!!!!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html