segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Qual o motivo de tantas separações?


Tenho percebido que os relacionamentos a minha volta estão desmoronando! São namorados que não tem paciência com os defeitos um do outro. Casamentos que se desgastam por falta de tolerância. Ninguém tem mais paciência, ou nunca tiveram de verdade! A diferença é que antigamente era feio se separar, divorciar e tal!

Fico analisando minhas amigas casadas e acho até meio bobas as reinvidicações delas, mas também não estou dentro da situação pra poder julgar com justiça... Uma delas me diz que não quer mais continuar casada porque seu marido é mesquinho com dinheiro. E me dá uns exemplos que não vejo onde está a grande mesquinharia... Outra fica noites em claro pensando em não continuar o relacionamento, porque o marido tem uma filha do primeiro casamento... Ora! Ele já tinha essa filha quando começaram... O pior de todos os casos é aquela que tinha um marido, bem humorado, amigo, que cobria ela com todos os luxos, não era ciumento, era quase perfeito, mas porque tinha problemas sexuais, ela simplesmente o largou e agora tá mais do que arrependida. Tá sempre falando sobre a besteira que fez ao se separar... O cara ficou livre e rapidinho arrumou outra... Claro! Um homem legal assim não ia ficar sozinho, porque mulher tem bom gosto... eheheh

Enfim... As que as pessoas querem alguém perfeito, se descobrirem qualquer defeito mais difícil de aguentar, simplesmente pensam logo na separação. Pior que não são relações desgastadas, a gente percebe que um ainda gosta do outro, sente falta, ama mesmo, mas querem um ser perfeito ao seu lado.

Eu que estou de fora, ouço essas reclamações como sendo inerentes ao ser humano. Gostamos de reclamar de tudo, mesmo que esse tudo seja importante pra nós... Então ouço e não registro muito quando minhas amiga vem dizer que o seu marido ou namorado não é perfeito... Ora! Nem elas são...

Não estou aqui dizendo que ninguém deva se separar, que tenha que arrastar relacionamentos infelizes vida afora... Mas parar um pouco pra pensar que as relações humanas já estão mais difíceis, porque as pessoas se tornaram artigos descartáveis exatamente por essa falta de paciência de suportar o outro com seus defeitos... Então parar um pouco para pesar se a pessoa que está ao seu lado tem tantos aspectos negativos assim que valha uma separação. Se separar porque há desentendimentos é algo que deve ser bem analisado... Até que ponto essas divergências desgastaram mesmo a relação, ou existe uma supervalorização dos defeitos do outro.

Sempre que a iniciativa da separação foi minha, senti que tinha tentado tudo que podia pra relação dar certo. Porque gosto de sair com a sensação de que fiz a coisa certa... Então eu chego mesmo a assistir o desgaste do relacionamento. Tá certo que, como qualquer pessoa, certos defeitos do homem com quem estou me incomodam bastante, assim como alguns meus deve incomodá-lo, mas tento suportar para sentir se aquilo pode ser contornado... O chato é que nem sempre é a gente que termina, os outros terminam com a gente e nos deixam no vácuo... rs... Aí é bem chato administrar rejeição...

De qualquer maneira é sempre bom tentarmos salvar um relacionamento, porque sempre digo que ninguém merece passar por separações, sejam elas escolhidas ou não...

P.S.: Fica aqui um beijinho especial para um cara! Começamos a conversar há pouco tempo por causa do meu blog, mas tem sido bem legal o processo de conhecimento entre a gente. Ele é o Hermes... Beijos querido!

44 comentários:

  1. Oi Dama,
    é verdade tenho visto muitas pessoas vivendo num labirinto, querem muito um grande amor para chamar de seu, mas andam se preocupando com pequenos detalhes que fazem uma grande diferença ao ponto de não terem paciência em mexer, arrumar e principalmente relevar. Tudo é muito fugaz nestes tempos de alta conectividade. Aí acabam e voltam pra fila para entrar de novo no labirinto das emoções, dos que procuram e não acham.
    E muitas vezes penso que o que a pessoa quer mesmo é ficar nos corredores deste labirinto ao invés de achar a saída. É mais cômodo.
    Todo mundo quer um amor, mas qdo passa o período da paixão, da cegueira mental onde tudo é lindo e caímos no dia a dia, na desidealização do momento auge da paixão não conseguem levar adiante. Então não oassam para a fase que pode vir a se chamar, porque não,amor. Aquele produto em extinção que tanto sonhamos.

    Sobre o meu post: você sintetizou muito bem o que eu queria dizer. rs

    bjos meus e boa semana, garota!

    ResponderExcluir
  2. Separação é sempre um processo doloroso!! Relacionamentos de muito tempo então!! Concordo com seu ponto de vista, acho que podemos repensar antes de decidir se separar, além de repensar expor as situações chatas e delegar ao parceiro o poder de mudar!!

    Bjks

    http://tortaabacaxi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Damaaaaaa

    Todo mundo ta descartável hoje, tem uma discussao e separacao...nao da, eu tambem gosto de ir ate o fim, tentar tudo e senao da, sigo meu caminho...
    esta tao facil casar e separar, que perdeu a graça, ja nao farei mais isso!hahahahah
    bjossssss

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza de q, nos últimos anos, as pessoas ficaram menos pacientes com relacionamentos e ficaram mais imediatistas, achando o outro descartável. Não pode dar muito certo isso mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que é pura confusão das pessoas.
    Muitos não sabem ainda o que realmente significa amar,e o que é aceitável ou não nessa dinâmica.
    Acredito que muitos casem porque precisam de alguém,só por isso.
    Outras casam pelo conforto que imaginam que terão.
    A humanidade confunde tudo.
    Conselho não pedido,e chato.
    Parece que você está escutado é muita reclamação,diz o que você acha,não importa se não tem experiência, mas não cale,afinal, o seu ponto de vista é só seu,e eu acho que vale a pena!

    ResponderExcluir
  6. separação nnao rimaria a toa com sem comunição. desculpe, trocadilho de mau gosto, mas é fato

    ResponderExcluir
  7. Dama de Cinzas, quanto mais leio seu blog mais me encanto! O seu poder de síntese é fantástico, mas em nada prejudica a clareza de seu pensamento.
    Eu tenho um relacionamento maravilhoso, com um parceiro maravilhoso há 17 anos. E, com certeza, temos nossos altos e baixos, mas eu não saberia descrever toda a riqueza do que temos juntos!
    Em qq relacionamento é preciso respeitar o outro e aceitá-lo como ele é de fato! Se você entra em uma relação esperando mudar o outro, você não ama aquela pessoa, mas alguém que você idealizou e que provavelmente nunca existiu...
    Não quero com isso dizer que alguém tenha que se conformar com uma situação que lhe faça infeliz! Se um relacionamento não lhe preenche e não lhe faz feliz, procure sua felicidade! Que na verdade são momentos valiosos, e que sejam muitos!!!!

    ResponderExcluir
  8. É acho que hoje as pessoas estão muito pouco tolerantes, não existe a pessoa perfeita neinguem pode ser perfeito, e como hoje se separar se tornou algo tão corriqueiro, as pessoas não pesam mais a decisão simplesmente jogam suas relações para o alto.

    Estou casa a pouco mais de um ano, e acho que todo casal tem sua frustração em relação ao outro, mas é preciso pesar o bem e o mal que o outro nos trás.

    bjus

    ResponderExcluir
  9. E sabe que o mesmo movimento pouco tolerante que tem impulsionado mil e umas separações, alimenta o medo de começar novos relacionamentos.

    Conheço uma moça e um rapaz que se gostam demais. Parece que rola uma química super legal, um entrosamento e sintonia.. mas eles nunca se assumem!! rsrs

    Também nao estou na pele para saber, mas de fora, eu tou enxergando isso: a busca da pessoa perfeita...

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Ao ler esse texto parei pra pensar nos meus próprios relacionamentos e nas minhas próprias reclamações. Realmente as pessoas deveriam ser mais tolerantes com os defeitos daqueles que estão a sua volta porque, sem perceber, todos ao nosso redor tem toda a paciencia com os NOSSOS defeitos.
    Me identifiquei!
    Muito bom o texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Impressionante é que a tolerância humana foi se adaptando a algo que não deveria ser adaptado...como você disse "Antes era feio se separar"...CONTINUA FEIO E RIDÍCULO, mas virou moda....o povo está se acostumando com coisas erradas

    Quanto a perfeição, é a típica conduta do ser vazio, que, por ser vazio busca alguém que o preencha...e como nunca encontra morre só!

    ResponderExcluir
  12. Você foi certeira na frase "falta tolerância e paciência". Acho que é essa a chave pra todo relacionamento, não só entre parceiros, mas em toda relação que envolva ser humanos. Nós temos a grande capacidade de ampliar tudo o que julgamos por defeitos e passamos longe de analisarmos os nossos próprios. E o fato do divórcio ser "a bola da vez" só diminui a existência de um elo de entendimento, onde as partes envolvidas possam conversar...
    Também não acho certo empurrar o casamento com a barriga, mas isso é uma decisão que merece muita conversa e discernimento para que o futuro não se revele uma coisa amarga.
    Beijos
    M.P.

    ResponderExcluir
  13. É realmente infeliz o que vem acontecendo, o pior é que quanto mais as pessoas querem companhias perfeitas, menos param para olhar para si mesmo e perceber seus próprios erros.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  14. Dama,

    Ótimo post! Não sei se são as pessoas que estão sem paciência ou se o mundo inteiro mudou mesmo e essa "falta de paciência" é uma característica do nosso tempo. Sinto que a velocidade das relações segue mais ou menos a da internet, da interatividade, do sucesso dos vídeos do Youtube, dos 15 minutos de fama de Andy Warhol e por aí vai..
    Um beijo pra você e boa semana

    ResponderExcluir
  15. Acho que hoje em dia não é só manter relacionamento que está difícil, até pra começar de verdade está complicado...

    Abraços e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, todo mundo que eu conheço ta separando, é incrível. As pessoas escolhem mal, e se arrependem, ou escolhem bem mas nunca estão satisfeitas. mas temos que fazer justiça ao fato de que como tudo esta muito fácil nos dias atuais, é normal s pessoas trocarem, porque a lei da oferta e procura tá agitando a cotação dos corpinhos. daí não tem relacionamento que resista. A verdade é que a grande maioria das vezes tem acabado por traição ou desconfinaça de traição,ou vontae de, então qual e o mal mesmo? a instabilidade das pessoas a pequenos defeitos ou a vontade de aproveitar o mercadolivre.com...

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu sou do tipo que também deixo o relacionamento desgastar para quando acabar, acabar de uma vez só. Será coisa de geminiana ? risos.
    Esse negócio de ficar indo e voltando é perda de tempo. Acabou. Acabou. Cada um segue o seu caminho.
    Os relacionamentos não duram, porque se cria expectativa demais em torno do outro. Exige-se demais do outro. E quando o " outro" não corresponde as expectativas , pronto, a relação não serve mais.
    Acredito que existe paciência de menos. Tolerância menos ainda. Porém, amor, nenhum. Fico pensando que estamos perdendo a capacidade de amar. Ou será que nunca amamos ?
    O que será amar ?
    Amar é um processo de doação e ninguém está querendo doar mais nada. Se um doa. O outro vampiriza. Se um tem paciência, o outro aproveita-se da paciência do parceiro e por aí vai. O problema é que todo mundo quer ser feliz. Mas ninguém quer fazer o outro feliz.
    Ai, bom aí a panela desanda e vira uma zona geral.
    Amor exige renuncia.Troca. Amor exige maturidade e hoje , o que eu vejo, é um monte de adulto infantilizado preocupado com o próprio umbigo.
    E vamos que vamos !


    Boa semana , Dama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Dama, querida,

    Muitas das separações, seja qual tipo de relação for, deve também ao pouco tempo em se conhecer e avaliar se é realmente quem queremos, que está do lado. Hoje há uma grande pressa em se ficar, transar, juntar, sem maiores conhecimentos, eu mesmo cometo isto de vez enquando.

    Mas o ser humano conquistou algumas liberdades e direitos, um deles é o de não se submeter ao que não se gosta, por causa de tabus e preceitos (nem falei em preconceitos); assim ao se deparar com algo que não agrade, tende-se simplesmente a excluir, afastar...

    P.S.
    "Um homem legal assim não ia ficar sozinho, porque mulher tem bom gosto... eheheh"

    sempre falo isto quando perguntam pq estou solteiro há tanto tempo.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. A separação é sempre difícil. É complicado quebrar um vínculo.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo Post! Realmente vemos cada vez mais as pessoas sendo intolerantes à caracteríticas dos seus parceiros e por isso colocando fim nos seus relacionamentos...
    Nós muitas vezes esquecemos que num relacionamento à dois, não pode prevalecer somente a vontade de um dos envolvido sendo necessário um grande jogo de cintura, para sabermos em que momento temos que ceder e em qual temos que brigar!

    ResponderExcluir
  21. Esse negócio de procurar uma "pessoa perfeita" faz um estrago danado na gente, dama cinzenta!
    Eu passei a minha adolescência fazendo isso, vendo defeitos nas garotas e dando o fora. Custei a entender que aquela figura que eu imaginava não passava disso mesmo, era só imaginação minha.
    Ainda hoje, anos depois, de vez em quando penso numa garota ou outra que eu deixei pra trás e, certamente, magoei.
    Viver é difícil. Tomara que eu tenha aprendido.
    Bjoooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Lembro desse caso da sua amiga, que perdeu um cara 10 por causa de questões sexuais... fico pensando... quanto tempo essa criatura passava fazendo sexo?!
    Claro que sexo é uma delicia, etc etc... adoro sexo, mas quando avalio o fundamental em uma relação vejo que tem outros valores gritantes sendo esquecidos por outros que são passageiros... sim, viagra tb tem prazo de validade.Sei que você pensa assim tb hehehehe

    Ps: tenho visto tb muitos relacionamentos acabarem ao meu redor, mas confesso que o que tem me incomodado mais é a solidão de pessoas idosas, que no passado deixaram alguem especial por coisas sem peso real de importância que justificasse uma separação.Se tem companheirismo, cuidado, atenção,cumplicidade nas gargalhadas e no choro, se quando vc ta dodói tem alguem que te põe no colo pra cuidar... sexo mais ou menos,desentendimentos corriqueiros ixi... só por na balança e ver o honestamente o que pesa mais na lista "do que conta mais..."

    Bjão minha querida e torço pra vc viver aquilo que deseja no seu intimo... alias, acho que isso será um fato na sua vida, digamos que tenho um bom pressentimento quanto a isso!

    ResponderExcluir
  23. Bill Falcão,
    Vendo seu comentário lembrei do filme "A mulher invisível", não o assiti mas li que ele fala sobre a idealização das pessoas...
    parte do fracasso das relações vêm exatamente dessas idealizações que fizemos, não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  24. Damicota, difícil opinar porque eu simplesmente não acredito mais em relacionamentos!!!

    À minha volta tbm tudo desmorona, e a cada vez que alguma amiga/o se dá mal, eu penso que "ainda bem que estou solteira"... e também quando vejo que maior causa de frustração das pessoas é que elas estão sempre tentando mudar as outras!!! que coisa chta!

    Aliás, aí vai uma idéia prum post... Como as pessoas ficam dando murro em ponta de faca tentando mudar os parceiros ao invés de aceitar as pessoas como elas são e, se for o caso, escolherem a solidão e a liberdade de encontrar alguém que lhe combine mais!!!

    Pod observar à sua volta... os relacionamentos que desmoronam tem relação com isso?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. a verdade é que o ser humano sempre quer aquilo que não tem.. não tem jeito.. se vc quer o cafa, vc consegue, vai querer o certinho... e vice-versa...

    como um amigo meu me disse essa semana.. nós idealizamos mto os relacionamentos, esperamos coisas das pessoas, e quando a realidade não corresponde, a gente pula fora, decepcionado... e faz de tudo para não encarar que o grande culpado é vc.. ^^

    adorei o blog!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Dama!
    Demorei mas to aqui!
    Pois é... tenho notado mas nem é de hoje... as pessoas se unem, reunem... separam... distanciam-se, brigam, se pegam e desapegam.
    Ontem msm soube de um caso... se conheceram ela e ele há tempos, se olhavam, se gostavam... demorou mas rolou. Durou menos de um mes.
    E casamentos, namoros, pegadas... td começa e acaba tão rápido que parece fast food... fast fuck... sei lá!
    Eu to envolvido... to feliz e espero que dure, mas nunca se sabe. Eu acho que a vida anda acelerada demais o que dá uma sensação de ausência, de vazio.. por mais q vc preencha a vida, ame, seja amado.. parece que falta algo e NÃO é sempre que falta não! Por vezes é apenas esta aceleração.. gente que corre atrás do final de semana na segunda-feira, já se queixando de cansaço... esperando pela sexta-feira e qdo ela chega, quer fazer de tudo e não fazer nada... e por ai vai.
    Bom... eu sei apenas que isso td é triste pq as vezes uma relação poderia ser melhor curtida, com mais amor, alegria, tesão, paixão, amizade enfim... e qdo a gente vai ver, nem o paradeiro das pessoas a gente tem mais!
    Beeijo.. saudade!

    ResponderExcluir
  27. Dama, otimo post como sempre.

    Acho que tudo já começa errado quando se inverte os pratos rsrs.

    Tà tudo banalizado a começar pelo sexo que virou moeda de troca nas relações humanas.

    Tomara que melhore!

    Eu ja tenho uma relação de 9 anos que sobreviveu até a traição, então acho que to no lucro rsrs

    Beijos garota

    ResponderExcluir
  28. A melhor maneira, mais eficaz e eterna de separar duas pessoas é juntá-las.
    beijão

    ResponderExcluir
  29. Oii Dama!
    Obrigadooo... obrigado mais uma vez por visitar o blog e pela amizade!!
    E se vc quiser, por favor... manda ver no texto. Eu vou postar mais vezes, depois desta fase de carnaval tb pra mais pessoas verem! \o/ Dá nojo mesmo!
    E q saudade de vc! Beeeijo.. depois eu volto!^^

    ResponderExcluir
  30. Do céu ao inferno em algumas semanas... =/

    ResponderExcluir
  31. Realmente... tá tudo muito banalizado. Ficou chato? É só acabar... mas também pra quem está de fora é meio complicado avaliar.

    Também concordo que a pessoa não deve arrastar uma relação infeliz eternamente. Se está sofrendo, é melhor acabar. Antes só do que mal acompanhado.

    O que noto muito, que pode ser a causa disso, é que tem gente que inicia um relacionamento muitas vezes mais pra dizer que está em um do que por realmente querer e gostar. Não da pessoa, mas da situação.

    às vezes o parceiro tem atitudes que incomodam, que machucam, mas a pessoa vai relevando só pra dizer que tem alguém junto dela. O que acontece é que ninguém aguenta isso a vida inteira, né?! Chega uma hora que a tolerância acaba. Aí dá no que dá! rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  32. Eu fico chocada quando vejo relacionamentos que, ao meu ver, eram perfeitos e duradouros, acabarem. Mas ainda acredito. Tenho dois casais de amigos que estão juntos há algum tempo, se ELES terminarem, aí sim, perco minha fé nos relacionamentos e na Humanidade de uma maneira geral.
    * * *
    Gostei muito do teu post falando do que é insuportável em blogs. Compartilho da mesma opinião. O que me dá mais fadiga de ler são poemas, pra mim eles são abstratos demais. Prefiro posts sobre coisas bobas do cotidiano. :)

    ResponderExcluir
  33. É que as pessoas não são mais tolerantes, brigam e vão embora por qualquer coisa, buscam pêlo em ovo.
    Isto para não falar das futilidades.
    Não sou contra a separação e sim a favor do "amor".....
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. =] Oie Dama!!
    Passadinha básica pra te deixar um beijo!! Carinho e sempre mta admiração por vc... e sobre o post atual, sempre mta reflexão! Ainda mais agora, começando uma relação com alguém, de modo mais sério... e sempre tendo em mente que será lindo se puder ser td perfeito e durável!

    ResponderExcluir
  35. Relacionamento é a ciência mais complexa que tomei conhecimento até hoje.

    Algo tão complexo, que contém dentro de si todas as ciências conhecidas, poderia ser levado mais a sério por quem se desafia a praticá-lo, aonde pratica.

    ResponderExcluir
  36. É óbvio que ninguém tem que ficar preso a um relacionamento infeliz e sem futuro. Mas ninguém está fazendo a menor força para manter um relacionamento hoje em dia. Ao menor problema, separação! Não é por aí.

    Viver a dois é uma puta arte. Exige desprendimento, paciência e disposição pra ceder e perdoar. Ninguém está muito a fim de ter isso hoje em dia.

    beijo

    Saudades suas, meu amor. Mas o trabalho e o calor conspiram fortemente contra o meu blog. Mas estamos aí, na luta.

    ResponderExcluir
  37. gsTeI MuITo Ta DeMaIS


    aBrAçO E cOnTiNuE PosTandO COISAS bOas COmo essas Que TEm

    ResponderExcluir
  38. Eu já me casei 3 vezes...E só me separei dos outros 2 pq realmente constatei que não havia mais amor.
    Pra mim, quando o amor se vai, o sentido tb vai...


    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Sabe qual é o maior problema hoje em dia? as pessoas acharem que não podem sofrer nem que seja só um pouquinho. Que as pessoas tem que ser felizes o tempo todo, a cada segundo. De pensar que existe a possibilidade da perfeição humana. Humano não combina com perfeição.
    Combina com superação: de limites, de dificuldades...e pra isso tem que ter perseverança e tolerância. E hj em dia tolerância é meio que vista como submissão.

    ResponderExcluir
  40. Já ouviu a música "A gente tem juízo mas não usa"? do Pedro Luis e a Parede?
    Aposto que vai gostar...

    Está cada vez mais difícil uma relação mesmo, para os outros, claro.
    faria um comentário de um caso amigo, mas fica deselegante...

    um beijo

    ResponderExcluir
  41. Minha querida amiga blogueira... depois de 12 anos, descobri que fui casada com um sociopata. E só descobri depois que separei. Ele era tão bom na arte da simulação, do encantamento, que enganou A TODOS.Meus amigos, minha família... todos achavam que eu era louca de separar daquele homem maravilhoso.
    E veja só que ironia, hoje de manhã, fui obrigada a ir a uma delegacia fazer um BO de ameaça e estelionato contra ele. Além de me roubar na loja em que éramos sócios, agora tenho que andar com segurança para me proteger dele. Sei lá, não spu a pessoa certa para opinar, meu caso é uma exceção. Mas posso dizer que me arrependo de não ter separado mais cedo!

    ResponderExcluir
  42. Minha querida amiga blogueira... depois de 12 anos, descobri que fui casada com um sociopata. E só descobri depois que separei. Ele era tão bom na arte da simulação, do encantamento, que enganou A TODOS.Meus amigos, minha família... todos achavam que eu era louca de separar daquele homem maravilhoso.
    E veja só que ironia, hoje de manhã, fui obrigada a ir a uma delegacia fazer um BO de ameaça e estelionato contra ele. Além de me roubar na loja em que éramos sócios, agora tenho que andar com segurança para me proteger dele. Sei lá, não spu a pessoa certa para opinar, meu caso é uma exceção. Mas posso dizer que me arrependo de não ter separado mais cedo!

    ResponderExcluir
  43. São duas afirmações terríveis, mas parece que reclamar é inerente ao ser humano bem como enjoar do que já conquistou, já falei sobre isso por aqui, é a tal briga entre desejo de ter versus 'coisa' conquistada. Parece que o desejo, a necessidade de ter algo não se esgota nunca. E quando a pessoa enjoa, começa a enxergar pequenas coisas como grandes, defeitinhos da outra pessoa viram insuportáveis, grãos de areia se tornam dunas e pedras se tornam obstáculos gigantescos. O que eu tenho para comigo é uma conscientização a longo prazo exercida durante todo um relacionamento para que se conte as coisas boas e não as ruins, para quando se acha que está enjoando, não fazer tempestades em copos de água, no popular seria o bom e velho: para que um novo se o velho funciona bem. Essa idéia é bem simples e clara, parece babaquice mas essa simples idéia também leva não só os relacionamentos a afundarem, como os consumistas a comprarem incansavelmente até o fundo do poço, tentando se auto afogar (caso com isso consigam mais dinheiro).

    Adorei o post sobre posts chatos, creio concordar com tudo, ou quase. E pensando sobre o que li a respeito do post sobre orkuts da vida, acho mesmo que isso deixou com blogs sometne quem gosta deles. O que é bom, pq quem gosta faz com qualidade.

    Bjoks.
    Fábio.

    ResponderExcluir
  44. Fiquei conhecendo o seu blog por causa da Srta. Elis, depois de uma denúncia de cópia não autorizada de textos alheios, sem menção aos autores. Para mim, foi a flor de lótus no meio do pântano. Ela errou, mas acabou me apresentando um blog cheio de realidade, de consciência, de coragem, de discernimento, de inteligência.
    É um prazer vir aqui. É hora de pensar, de refletir.
    Meu pai e minha mãe são casados há quase 50 anos, isso sem falar no tempo de namoro e de noivado, que não foi curto.
    Eu sou divorciado, mas tanto eu como minha ex fizemos de tudo, até o último momento, para ver o que era possível resgatar e o que não era. Não deu, não deu. Ficamos amigos. Ela tem os namoricos dela, eu os meus, e nos tornamos irmãos. Sei lá.
    Às vezes me lembro da lenda de Narciso, quando penso nisso que você falou: as pessoas procuram alguém perfeito. Narciso se debruça sobre as águas e vê uma imagem: é ele mesmo, e ele não sabe. É linda essa imagem, é perfeita, é o ser que ele ama, mas só é assim enquanto ele não toca as águas.
    Tocar as águas me parece, metaforicamente, o momento em que o ideal passa a ser real. Eu olho para o "outro" enquanto mito. Começar a conviver é tocar as águas, ou seja, é transformar mito em realidade. E aí eu não quero mais, pois não é o que idealizei. Narciso morre de inanição, de tristeza, de abandono. É flagrado de joelhos pelo contato com a realidade e não a aceita. Não posso afirmar categoricamente, mas o mundo hoje em dia anda tão ágil, por causa da internet, e as respostas têm de ser tão rápidas, que me parece que as pessoas estão perdendo um pouco a realidade e passam a viver na virtualidade. As águas plácidas do meu lago podem ser representadas pelo monitor. Atrás deste monitor todos somos lindos, perfeitos. Boa parte da juventude - principalmente eles, os jovenzinhos - não tem ainda o discernimento suficiente para saber que entre o virtual e o real há uma grande diferença, e que é necessário transigir, para conviver. É preciso dar o braço a torcer, enfrentar juntos as dificuldades, etc.
    Em O Retrato de Dorian Gray, O. Wilde já antevia este tipo de problema: o protagonista não se aceita enquanto ser real, mas apenas enquanto mito narcísico. À medida que vai amadurecendo, é que deixa de transpor suas emoções para o retrato e passa a colocá-las nele mesmo. Aí deixa de ser "imune" à doença de viver e então acaba morrendo. Mas morre já ciente de que ele também é imperfeito, como todos nós somos.
    Que dizer do filho pródigo, então, que foge da casa do pai para descobrir-se como gente? Ele precisa esgotar o conteúdo mítico da mente para então se dar conta de que ele é o que é e pronto (ego sum qui sum). Quando ele volta, volta para o mesmo lugar, mas já é outro: maduro, vivido, experiente e pronto para recomeçar.
    Acho que o que anda acontecendo hoje em dia é uma espécie de crença muito forte no mito e um choque violento, no contato com a realidade, sem que o pessoal esteja preparado para enfrentá-la. A mídia colabora para criar seres perfeitos? Os artistas são lindos, são ricos, são felizes... não sei.
    Às vezes me parece que o governo tem as televisões como aliadas, para nos oferecer pão e circo.
    Putz, é bom demais vir aqui. Você pensa pra caramba e nos obriga a pensar.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html