Páginas
▼
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Como passei nos concursos públicos... (PARTE FINAL)
A cada prova que fazia, um desgaste emocional tomava conta de mim. Porque sabia, intimamente, que meu caminho era aquele, que era aquilo que queria para minha vida profissional naquele momento, e pesava demais o fato de estar desempregada e ter que me submeter a todas as vontades da minha família e também ouvir coisas bem desagradáveis e engolir calada.
Em algumas provas tive febre emocional logo depois, tamanho era meu nervosismo e tamanha era a minha expectativa
Fiz concurso para o Tribunal de Justiça, Tribunal de Alçada Criminal, Tribunal de Contas do Município, Tribunal Regional Federal, dentre outros concursos menores que pagavam menos.
A cada prova que fazia e via que não tinha obtido a pontuação máxima, chorava e achava que não ia conseguir, mas depois enxugava as lágrimas e continuava. Em todos fiquei classificada muito próxima das vagas oferecidas, então não era chamada inicialmente. E isso me matava por dentro, porque não aceitava fazer tanto esforço e não conseguir. Mesmo assim continuava. É a minha determinação e gosto disso em mim, me ajuda muito, porque fraquejo, mas não desisto, quando realmente quero algo.
Um dia chegou uma carta na minha casa me chamando para um desses tribunais que listei acima. Lembro da minha felicidade nesse dia. Chorava e ria ao mesmo tempo. Finalmente depois de tanto esforço, via um retorno, algo de concreto acontecendo.
Fui tomar posse do cargo e quando a moça colocou no quadro o salário que iria ganhar, quase não acreditei. Era muito para mim naquela época. A satisfação íntima que senti foi algo que não posso descrever e por isso aconselho a quem quer seguir esse caminho, que o faça, mas com muita vontade e não desista nos primeiros fracassos.
Logo depois todos os tribunais que listei acima me chamaram. Mas o primeiro para onde tinha ido pagava mais e desisti dos outros concursos.
Para minha família continue sendo a mesma fracassada de antes, mas com o fortalecimento da minha autoestima pude neutralizar a influencia negativa deles. Não foi um processo fácil. No ínico tentei provar de todas as formas que tinha mudado, como eles não quiseram enxergar, eu me mudei pra longe... rs. Mas "recompensei" financeiramente o que gastaram comigo e até hoje ainda faço isso.
Ter sido chamada para quase todos os lugares que fiz prova, foi algo que deu um impulso novo na minha vida. Finalmente, senti que era capaz de conseguir o que queria colocando a minha determinação para funcionar. E foi assim que mudei muito, mas muito mais coisas da minha vida e hoje em dia posso dizer que não me sinto mais aquela derrotada do início da minha vida adulta.
-.-.-.-.-.-.-.-.-
Dicas para quem quer realmente passar num concurso público:
- O foco é importante. Tem que ser a prioridade na sua vida, mesmo que tenha outras responsabilidades. Esse tem que ser um desejo verdadeiro e não algo importado dos outros. Algo do tipo "meus pais acham que isso é bom", ou "Fulano fez e passou vou tentar pra ver o que acontece". Você tem que acreditar que é o seu caminho. Você precisa acreditar que é capaz e que vai conseguir.
- Não desista nas primeiras derrotas. Lembrem-se de que nunca passei dentro do número de vagas oferecidas, mas é importante ficar bem classificado, pois muitos órgãos chamam bem mais do que o número de vagas oferecida e é aí que você entra. Foi aí que entrei! Então tentar um, dois, cinco, dez concursos até se classificar bem.
- Claro que essa nem precisava dizer. Mas é importante estudar. Não só ir ao cursinho e fazer os exercícios em aula. Isso raramente faz alguém passar, só se a pessoa tiver uma brutal capacidade de assimilação. Os exercícios são fundamentais, pegue as provas dos concursos anteriores, adquira caderno de exercícios. Foi fazendo muitos exercícios que consegui fixar a matéria na minha mente.
- Faça grupo de estudos. Isso incentiva demais, primeiro porque você percebe a força de vontade do outro e isso te estimula. Rola sempre uma competição e isso pode ser usado ao seu favor também como estímulo. Um ajuda o outro na parte que domina mais. Foi super positivo para mim.
Parabéns Dama!
ResponderExcluirQueria ter um pouco da sua determinação... as vezes fraquejo fácil quando não consigo de imediato o que quero!
Felicidades, para mim vc merece!!!
Parabéns por sua determinação!
ResponderExcluirBeijos e boas festas!
Oi, amei seu relato e suas dicas, é o tipo da coisa que inspira e motiva bastante! Era o que eu estava precisando ler.
ResponderExcluirBjo
Nara
Vim te dar um beijo!
ResponderExcluirParabéns!
Eu vejo você um avitoriosa e sei que é... que vom que agora vc também sabe.
Boas Festas e um Renascimento Lindo pra nós.
William
Oi Dama!
ResponderExcluirVc é a maior prova de que com obstinação e muita força de vontade podemos conseguir muitas coisas. Parabéns!
Só não entendo uma coisa: Como que sua família pode continuar com a mesma visão de antes, depois de toda a reviravolta que vc deu na sua vida? Isso é no mínimo revoltante!!!
Mas enfim, o importante é que vc CONSEGUIU e é uma VITORIOSA!!!
Bjus
Buenas!
ResponderExcluirSei bem como se sente, porque já passei por isso também...a decepção de não conseguir num primeiro momento e depois a alegria de ter conseguido, hoje sou auditora pública, ganho relativamente bem e gosto do que faço, mas ainda quero mais rs... a vida é assim, não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar, o quanto pode suportar e seguir em frente...é assim que se ganha...parabéns...beijooo
Meus cumprimentos os mais compridos possíveis, só pessoas muito especiais tem esta têmpera para suportar tantas provações, pressões sem desanimar e vencer.
ResponderExcluirDama guerreira! resistir é preciso.
beijo
Ainda bem que você foi pra longe da sua família. Acho que a pior parte foi ter voltado pra casa e depender deles até você passar, mas algumas vezes a gente tem que entender que é preciso se submeter pra alcançar alguma coisa.
ResponderExcluirUma eu tava revoltada com uma situação no trabalho em que eu tinha que ficar dependendo do favor de outros, daí um amigo repetiu um ditado que eu já sabia decorado, mas nunca havia feito tanto sentindo pra mim como fez naquele dia... ele disse... "Vaneza, ninguém é uma ilha"... caí na real e percebi que tem horas que é preciso se submeter, nem que seja por um curto período de tempo.
BeijoZzz
Dama,
ResponderExcluirvocê é uma vencedora. Nunca fracassada. Nove entre dez pessoas hoje querem um emprego público. Inclusive eu. Já rodei muito por aí e fui sacaneada. Peguei muito FDP na minha vida profissional. Muito sugador de energia.
Determinação é o mais importante.
Haja fôlego.
Que venha 2012, para nós. Mais um ano. Estamos juntas.
Suas palavras me ajudaram.
Beijos
Sua determinação já me inspirou é uma qualidade que eu admiro demais em vc!
ResponderExcluirHoje acho que não tenho mais como me dedicar, mas quem sabe... eu gostaria muito de ir para o serviço público...
Beijos!
Parabéns Dama
ResponderExcluirVocê é mesmo uma vencedora, e sua experiência me fez ainda refletir sobre aspectos importantes que precisam de foco.
Pessoas com depoimentos como o seu super contrutivo, deveria chover na net, rasgar o verbo e dizer ao que veio!
gosto muito da sua pagina que antes lia anonima e agora posso participar.
Beijos
Muito legal a sua história. Tenho e mesma determinação que você. Infelizmente meu tempo não suporta um curso para concursos. Mas talvez os conhecimentos obtidos na faculdade e no dia-a-dia me ajudem. Não quero um salário alto. Só algo estabilizado e que dê guarida aos meus estudos.
ResponderExcluirAbraço.
De fora, achei que sua família foi muito dura, mas às vezes é necessário. Talvez, se eles não tivessem pegado pesado, você não estaria hoje onde está. Parabéns pela determinação, pela vontade de mostrar seu valor e principalmente, ter provado para si mesma a capacidade que sabe ter. Beijus no coração!!
ResponderExcluirCaramba, que exemplo de forca e determinacao!
ResponderExcluirO que mais falar senao: parabéns dama?!
Vc mostrou a si mesma que poderia superar a fase difícil que viveu.E superou de forma divina!
Beijao e valeu as postagens, viu? a gente te conheceu um pouco mais e ainda acrescentou ânimo nas pessoas. Linda e generosa, coisa que a família talvez nao deixe vc saber, mas nao acredito que ela seja tao insensível de nao notar o quanto vc deu a volta por cima.
eu a volta por cima e salto alto rsrs, parabens pela determinação, e pelo exemplo, pois atraves desse post acredite voce estendeu a mão para mtas pessoas , que buscam um exemplo a seguir , grande ideia a sua , um texto de gde valia bjs
ResponderExcluirE pensar que se você tivesse desistido no início não estaria onde está hoje. Parabéns pela sua persistência.
ResponderExcluirNossa que lição de vida, você conseguiu através de muito esforço , mas que no final valeu a pena! Parabéns, por tudo. Isso é um grande estímulo, uma vez que estou tentando também ser chamada, mas não desisto!
ResponderExcluirGrata pela visita no DMulheres, volte sempre! Adorei seu blog e já estou te seguindo, da outra vez não consegui te seguir, não sei porquê.
Um excelente final de semana, bjosss
Parabéns pela sua determinacao e vitória.
ResponderExcluirFamília algumas vezes é só uma coincidência na vida da gente. Para a minha família eu também não era bem o modelo, me cobravam muito, mas mais que isso, assim como a sua, tentavam me colocar pra baixo. Sabe quando nos dão muito valor? Quando a gente caga geral pra tudo que pensam e fazem.
Sucesso na vida, você merece.
Beijo
Olá!
ResponderExcluirPerseverança e objetivos bem definidos são um bom começo.
Passando para te desejar um natal com Cristo no coração e um ano renovador, que abra novos caminhos, inaugurando possibilidades reais para o bom e o melhor. Que o novo ano traga-nos o começo de tempos melhores feitos por pessoas melhores, dispostas a vivenciar o verbo Amar. Despertas para que: Mudanças não são frutos dos calendários, mas de corações e mentes, irmanados pelo desejo do bem de todos.
Feliz natal e bom 2012!!!!
Parabéns pela sua determinação Dama das Cinzas, seu apelido também poderia ser Fenix!!!
ResponderExcluirEu já tentei passar em alguns concursos, até passei em 3, mas, em 2 não consegui ser chamada e o outro caducou, que era o que mais queria por ser na minha área. Confesso que desanimei, por isso e minha determinação nunca mais foi a mesma, sem contar que na minha área, quando os concursos aparecem são milhares de concorrentes pra no máximo 3 vagas. Enfim, mas, se fosse pra tentar novamente e seu texto até me inspirou seria pra tentar um desses.
Abraço e que a sua determinação sempre te leve longe!!!
Nossa, Dama! A sua história não foi nada fácil! Mais uma razão para te parabenizar pela sua garra e foco. Vou me espelhar em você para conseguir alcançar meus objetivos rs
ResponderExcluirQuando me vier um pensamento de desistência, vou pensar: "Não vou desistir. A Dama lutou até o fim e conseguiu, então tbm vou conseguir" :D
Realmente acredito que o foco, aliado à persistência, são os maiores responsáveis pelas nossas conquistas. Sem eles, fica quase impossível de tornar-se bem-sucedido profissionalmente.
Muito bom seu post. Acredito que está ajudando não só àqueles que querem prestar concursos públicos, como também, o pessoal que está/estava meio sem foco e sem ânimo para seguir em frente profissionalmente.
Abraçoooooo! :D
Amei!!!
ResponderExcluirMuito bom o seu relato e sua trajetória! A sua determinação é com certeza sua maior qualidade e a mais invejada tb...
Atualmente eu não tenho mais grana pra investir num cursinho, mas to estudando em ksa e aproveitando enquanto a matéria do último cursinho que fiz ainda está fresca na minha cabeça... E, mesmo quando tenho que fazer outras coisas e não dá pra estudar no horário melhor pra mim, eu me obrigo a estudar nem que seja 1 horinha...
Obrigada por compartilhar conosco! E sucesso, sempre na sua vida!!
Bjks
ººº
ResponderExcluirGostei da tua convicção ...
Beijo___Incongruente !
http://grandeonda.blogspot.com....Meus parabéns. Você se esforçou muito e conseguiu. Abraços. Feliz Natal.
ResponderExcluirCongratulations!
ResponderExcluirRealmente, depois de muitos textos densos e pesados, sempre é bom compartilhar as alegrias, mesmo que tenha sido de tempos outroras...
Hoje, você usufrui do seu esforço...
Parabéns!
De verdade!
Beijos
Congratulations!
ResponderExcluirRealmente, depois de muitos textos densos e pesados, sempre é bom compartilhar as alegrias, mesmo que tenha sido de tempos outroras...
Hoje, você usufrui do seu esforço...
Parabéns!
De verdade!
Beijos
Passei para agradecer seu comentário e aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e próspero Ano Novo.
ResponderExcluirBj
Olá Dama...faz tempo que não passo em seu blog e nem no meu tbm rsrsrsr. Fiquei muito satisfeita em retornar ao seu blog lendo esses 3 posts sobre a sua experiência de como passou em um concurso público. Passei por algo parecido quanto tentava vestibular, tentei 5 vestibulares para poder passar em um.Hoje penso investir em concurso, já que quando terminar meu curso, serei mais uma desempregada...pq não tem mercado de trabalho pra minha área aqui nesse país de fim de mundo. O que mais gostei no seu post, foi sua força de vontade de vencer muitas coisas, principalmente, no campo familiar e, pessoal também. Não era só ter um bom emprego e salário, era ter...liberdade. E sei como é difícil ter que conviver com a falta de credibilidade dos outros, ás vezes a gente duvida até de si mesmo, e vc sempre acreditou em vc, isso é o que basta...e foi o que bastou pra sua conquista. Parabéns.
ResponderExcluirvc recomendou e eu vim ler a sua história. Eu tenho tentado concursos para a minha área mesmo e são sempre um número muito reduzido de vagas. Gostaria muito de trabalhar no que me formei.
ResponderExcluirContinuo tentando. =)
Bjo bjo
Adorei conhecer tua história, Dama. Um verdadeiro exemplo.
ResponderExcluirTudo que tenho a dizer é: Parabéns por ser quem é!
=)
Será que um dia vou ser determinada assim? Sinto que se fosse, eu conseguiria. Não posso me dar ao luxo de ser sustentada. Passei muito bem no consurso da Petrobras, onde trabalho até hoje, mas ando muito insatisfeita...
ResponderExcluirBeijos.
Querida, você é realmente uma pessoa com capacidade de superação incrível.
ResponderExcluirParabéns por esta conquista. Você merece tudo de bom nesta vida.
Eu tive mais foi sorte de passar em concurso público assim que concluí o ensino médio, tanto que hoje tenho tempo para aposentadoria mas não tenho idade.
Beijos!
tambem passei no concurso publico minha posicao nao foi muito boa mas estou la
ResponderExcluirnao desisto do meu objetivo hoje faço varios concursos ate conseguir!!
foi com foco e planejamento que consegui passar ja sei o que errei agora vou em frente ninguem me segura!!