segunda-feira, 31 de maio de 2010

Intolerância com a opinião alheia...

(clique na imagem para visualizar)
Queria muito saber o que se passa na mente de certas pessoas que simplesmente não suportam ler ou ouvir uma opinião diferente da sua, sem que se sintam ofendidas pessoalmente com isso! Sei que fazer um post por causa disso é dar muito ibope para essa gente doente, mas não deixa de ser assunto que aborrece muitos blogueiros, por isso quis escrever a respeito.

Gostaria de saber onde foi que estipularam. Onde foi ensinado, que ao se deparar com uma opinião que diverge da sua, você precisa rebater aquilo com ofensas, agressividade, até usando termos chulos? Algo que simplesmente não condiz com um comportamento civilizado, que todos nós seres humanos deveríamos ter o hábito de cultivar.

Em se tratando de internet a coisa parece que toma uma proporção maior, quase que se perde o controle por aqui! Porque mesmo se identificando, tendo perfis, blogs em que a pessoa assina seu nome, existe uma grande proteção. Ninguém sabe seu endereço, onde você trabalha, quem são seus familiares, amigos. Então fica fácil ofender de forma rude qualquer um na internet. Parece que a pessoa é corajosa ao despejar com arrogância tudo que pensa, mas na verdade não passa de um ser covarde que se esconde atrás de um teclado, mesmo quando assina seu nome verdadeiro.

Evidentemente, eu sendo uma blogueira que gosto de tocar em assuntos polêmicos, sofro esses ataques com uma certa regularidade. Geralmente vindos de anônimos, que são os piores. Medrosos, se escondem no total anonimato pra ofender qualquer um gratuitamente. Eu retirei a opção de anônimos dos meus comentários exatamente para que isso diminuísse, mas volta e meia, pessoas criam perfis e vem destilar seu veneno... Na sua grande maioria eu ignoro, ou dou uma resposta diretamente pra pessoa.

Algumas pessoas entram em blogs, não para discordar civilizadamente, acrescentando um novo ponto de vista, mas com o exclusivo intuito de desabafar sua raiva, somente porque você exerceu o seu direito de criar um blog para colocar sua opinião.

As perguntas que ficam:

1) Se eu não tenho o direito criticar nada no meu blog, porque a criatura se acha no direito, não só de me criticar, mas de me ofender de todas as formas, impondo sua opinião como a única aceitável???

2) Por que alguém perde seu tempo, tempo que poderia está fazendo algo de útil na sua vida, pra aborrecer os outros com seus traumas, desgostos, rancores, frustrações??? Sim, porque quem ofende os outros gratuitamente, só pode ter problemas emocionais sérios... Quem não tolera ser contrariado, não está preparado nem para navegar na internet e nem pra viver a vida no seu dia-a-dia.

3) Por que a criatura, depois que se sentiu ofendida com a minha opinião, volta constantemente no meu blog pra continuar se aborrecendo??? Isso é doentio!

4) Se uma pessoa lê um post e aquele assunto lhe aborrece profundamente, esse texto não teria mexido com sentimentos que ela não sabe lidar? Eu sou a culpada, ou ela precisa procurar ajuda?

Na verdade as respostas para essas perguntas de maneira nenhuma justificam tal atitude agressiva. Pior, algumas dessas pessoas tem blogs, onde gostam de ser respeitadas, mas não respeitam o espaço dos outros.

Eu digo, que me mesmo usando o nick: Dama de Cinzas , que me proporciona um anonimato confortável, quando entro num blog pela primeira vez e não gosto do que leio, simplesmente saio, porque certamente outros blogs vão se afinar com meu jeito de pensar. Se estou habituada a visitar um determinado blog e o texto publicado se opõe completamente a minha opinião, ou eu farei um comentário educado discordando, ou simplesmente pulo aquele post e espero um outro. Com que objetivo a gente vai escrever algo para aborrecer a outra pessoa, com termos arrogante, se ela não vai mudar de opinião mesmo? O máximo que podemos fazer é mostrar o nosso ponto de vista educadamente.

São fatos desgradáveis que sempre vão ocorrer, mas que nunca vou entender e nunca vou deixar de expressar o que penso!

P.S: Post inspirado num episódio desagradável com esse senhor, ocorrido nesse post, mas que era algo que há tempo queria escrever a respeito!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Eu adoro bad girl!

Gosto das bad girls! Por que será, gente? rs... Se pensaram que é porque sou uma, acertaram.

Sempre tive que lutar contra uma louca que existe dentro de mim, que insiste em andar na contramão de tudo! Lá pelos meus 20 anos de idade a coisa era pior! Eu era uma doida selvagem sem limites, que queria experimentar tudo que era proibido, fazer tudo que poderia chocar. Acho que esse desejo de chocar vai existir sempre dentro de mim. É algo que deve ter raízes em algum trauma, sei lá. Quando dizem que algo não deve ser feito, aí que quero fazer só pra ver a cara de espanto das pessoas!

Tá certo que agora um tanto mais velha, com a cabeça mais madura a coisa melhorou, mas a vontade de transgredir continua. Ainda bem que essa vontade não é voltada pra criminalidade, porque senão seria meu caos total. Em compensação ela tem um Q autodestrutivo, que preciso sempre ficar atenta. E foi exatamente por isso que acabei caindo na armadilha das drogas!

Mas quando vejo uma bad girl na mídia, imediatamente me identifico e começo a seguir. Acho que um tanto por isso gosto da Amy Winehouse, por aquele estilo completamente louco dela. Tá! Eu adoro as músicas e a voz dela também.

Maysa foi uma bad girl bastante corajosa, com voz e canções lindas! Ela enfrentou uma sociedade muito mais repressora, com padrões rígidos de comportamento para a mulher. Ela teve toda a oportunidade de se "encaixar" e não quis, preferiu assumir seu lado bad girl e pagou seu preço por isso...

No entanto hoje em dia com quem mais me identifico são com as bad girls domadas, aquelas que conseguiram conter seus instintos ruins... eheheh... E nesse caso se enquadra a Fernanda Young! Nossa! Como gosto dela e me identifico! É mais sensato pra mim adotar um visual mais leve, por conta da minha profissão. Mas tenho cá minhas tatuagens que vão cada dia aumentando em número... eheheh... Sempre digo que minhas tatuagens são pra espantar gente careta... ahahah... E de uma certa maneira isso funciona bem. Acho que vou morrer uma velha cheeeeia de tatuagens... rs

Claro que não estou dizendo que gosto apenas do visual das bad girls, mas me identifico principalmente com o jeito de encarar o mundo, com o inconformismo com tudo que está aí! Pela capacidade de criar seus próprios padrões de comportamento e pensamento! Esse é o ponto principal que me atrai. E isso acaba transbordando para o exterior, para maneira de se vestir e tudo mais... Ahhh! Esqueci de falar da Leila Diniz, que adoro! Enfim, são tantas... rs.

Interessante é que não me atraio por bad boys, acho que por um mecanismo de defesa! Porque tive um namorado bem bad boy e nós dois nos arrastamos pra sarjeta. Então acho que com isso preferi procurar caras mais comportados, o que não significa caretão... Affe... Gente careta, atrasada, cheia de preconceitos e tabus, tô fora!

E você? Se acha uma bad girl ou um bad boy?

P.S: Fiz um pefil (é assim que se diz?) no Twitter. Coisa de quem está de molho em casa sem poder conversar... rs... Para quem quiser é: @damadecinzas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Minha cirurgia...

Oi pessoal! Voltei ontem à noite! Fiz a cirurgia e foram dias bem estressantes pra mim! Tentarei fazer o resumo do resumo, porque foram muitos tipos de estresse!

Eu sou do Rio de Janeiro, fui a muitos otorrinolaringologisas tentando resolver um problema que tinha nas minhas cordas vocais, que cada vez me deixava com mais dificuldade para falar. Estava perdendo potência e modulação de voz. E isso vinha prejudicando bastante minha vida social. Depois de muitas opiniões de médicos, todas me apontavam para uma cirurgia nas cordas vocais. E o melhor especialista nessa área era de Porto Alegre - RS, não tinha convênio com planos de saúde! Um daqueles médicos que chegam ao topo e se tornam referência. Encontrei outro medico aqui no RJ que fazia a cirurgia, mas não senti firmeza nele e resolvi realmente ir a Porto Alegre operar...

Nem preciso dizer que gastei muito dinheiro. Por não ter convênios com planos de saúde o tal médico só opera particular, no dinheiro vivo mesmo. Mas a internação no hospital tentamos pelo meu plano de saúde, através de um pedido de um médico da equipe dele.

Cheguei em Porto Alegre no dia 12/05, com a cirurgia marcada para 13/05. Patrícia, minha amiga, foi comigo. Bem... no dia 13 passei pela consulta com o médico que ia me operar que chamarei de Dr. N. Ele me explicou como seria feita a cirurgia e na parte da tarde fomos para o hospital. Mas quando chegamos lá meu plano de saúde não havia autorizado a internação e todos ficamos esperando de 14 horas até quase 18 horas. Num determinado momento o Dr. N. me chamou no centro cirurgico e disse que não poderia mais segurar a sala de cirurgia, que iríamos transferir pro dia seguinte, mas que caso meu plano de saúde não autorizasse a internação eu teria que pagar também o hospital, que ficaria numa faixa de 4400 reais.

Saí de lá com minha cabeça fervendo, cirurgia, gastar um dinheiro a mais que eu não tinha, um lugar longe da minha casa... Eu já estava quase desistindo, caso meu plano de saúde não autorizasse.

Mas quando estávamos voltando para o hotel, a assistente do Dr. N. me ligou e disse que o plano de saúde havia autorizado a internação... Ufaa! Que alívio! Mas o estresse daquelas horas em que tudo me passava pela cabeça foi desgastante demais.

No dia seguinte, 14/05, a cirurgia aconteceu. Quando acordei já era tarde. E me mandaram ficar calada, porque não podia falar nada. A Patrícia veio até uma sala de recuperação da anestesia e me disse que o médico tinha dito que eu ficaria 3 semanas sem falar... Pânico! Eu percebi que a cirurgia tinha demorado mais que o esperado. O Dr. N. havia me dito que eu sairia falando! Minha garganta doia. Enfim...

Passei a noite no hospital, mal consegui dormir, pensando, pensando, pensando... No dia seguinte tive alta, era um sábado e eu só voltaria ao médico na segunda. Esses dois dias foram dias de angústia total. Eu escrevendo tudo que queria, pensando em como ficaria 3 semanas sem falar, pensando se eu teria que pagar uma fortuna por uma cirurgia e voltar para o RJ sem ouvir minha voz e o maior de todos os medos era ficar muda. Nossa! No domingo eu estava em total deprê!

Na segunda fomos ao Dr. N., para fazer a revisão. E aí ele me explicou que a técnica que ele havia me dito que iria usar, não surtiu o efeito desejado, tentou uma segunda técnica, mas essa também não poderia ser usada. E ele teve que ir para a técnica mais invasiva que era diretamente nas cordas vocais. Por essa técnica ele não podia prever o resultado. Acho que ele mesmo estava apreensivo. E eu completamente em pânico. Fomos então pra sala de teste da voz. E finalmente eu consegui falar. Até o Dr. N. pulou, porque ele não esperava que o resultado fosse tão bom. Claro, minha voz está muito rouca, as cordas vocais inchadas, mas dá pra perceber que o tom de voz mudou para algo melhor. Agora é aguardar a recuperação. Vou ficar realmente três semanas de molho, mas não totalmente sem falar, falando muito pouco, e telefone está proibido. Terei que fazer tratamento fonoaudiológico pra melhorar mais!

Tenho muito a agradecer a minha amiga Patrícia, que me ajudou muito em todo esse processo. Tinha momentos que eu perdia realmente a paciência e ela segurava a barra! Ela foi a voz que eu não tinha durante todos esses dias. Enfim, sem ela teria sido terrível passar por isso! Porque sem a voz você fica vulnerável demais, principalmente quando não se domina linguagem de sinais...

Tive também o apoio de outros amigos! Conheci pessoalmente o Fábio do Desarranjo Sintético, um fofo total. Foi um amigo que conheci aqui no blog, que já me ajudou em outras situações e que dessa vez me deu um ajuda grande, porque ele mora lá. Conheci a mãe do Fábio, a Cleusa, super simpática e atenciosa. Os dois me visitaram no hotel estavam sempre me ligando, super agradecimento aos dois. Agradecimento, também, a Aninha do Mundo Paralelo que sempre me mandava mensagens! E quero agradecer a todos vocês que comentaram no meu blog, me mandando energias positivas!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pausa para recuperação...

Se vocês estão lendo esse post, é porque ja fui operada e estou em recuperação. Volto para o meu apartamento no dia 19/05, quando terei acesso novamente à internet! Um beijo a todos e até lá...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Discriminação entre discriminados...

Eu quase não falo desse assunto, né? rsrs... Eu sei que vocês já devem estar cheios de tanto ler sobre preconceito e discriminação aqui, mas essa é uma das poucas bandeiras que levanto... E nada pior do que discriminados que discriminam. Nossa! Se tem algo que me deixa totalmente irada é isso!

Tenho um amigo mulato, ele dá uma alisadinha básica no cabelo para parecer que não tem cabelo de negro, mas você olha e identifica, não tem como alguém esconder sua etnia. Um dia desses ele me disse que não ia ficar de jeito nenhum com uma mulher que apareceu na vida dele, porque ele jamais transaria com uma negra... Gente!!! Ele me disse isso à noite, fui dormir pensando nisso, acordei pensando nisso, a coisa não saía da minha cabeça e olha que nem negra eu sou... Mas me doeu demais saber que alguém discrimina no outro, algo que está nele...

Já tenho uma outra amiga que é um exemplo, ele tem uma grande dificuldade de andar devido a ter tido poliomielite na infância... No entanto ela aprendeu tanto com isso, é um exemplo de superação e é uma pessoa que não discrimina ninguém... Acho fantástico quando alguém aprende com a vida!

A discriminação entre discriminados é algo que realmente não entra na minha cabeça! São gays que repudiam negros e vice-versa. Paraplégicos que discriminam gays e negros. Negros que repudiam negros, como citei acima. Pais de filhos com doença mental, que não dariam uma chance a um deficiente físico. Feios que discriminam feios. Pobres que odeiam pobres. Idosos que detestam idosos. M
ulheres que ridicularizam outras mulheres. Gordos que esculacham gordos... Eu poderia fazer um parágrafo imenso com essas combinações, mas deixo para imaginação de vocês... E aproveito pra ratificar que eu nunca disse que não tinha preconceito, apenas disse que os poucos que tenho, luto contra eles, assim como luto pela conscientização das outras pessoas nesse sentido. O problema maior não é o preconceito em si, mas o que você faz com ele! O ato de discriminar é que me incomoda.

Não vou alongar muito esse post, porque a situação que expus fala por si! Não existe nenhuma desculpa que me faça entender algo assim! Acho isso de uma ignorância, intolerância, maldade e falta de bom senso sem fim...

P.S.: No dia 12/05, próxima quarta-feira, estarei viajando para fazer minha cirurgia, que está marcada para o dia 13/05. Volto dia 19/05. E quando voltar conto tudo, em que estado fui, e que tipo de cirurgia fiz. Só não digo agora porque é meio que uma superstição deixar que pouca gente saiba exatamente o que vou fazer, antes de realizar. Depois, sem problemas, eu conto tudo! Durante esse período não devo ter acesso a internet e ficarei distante dos blogs... Torçam por mim!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

É difícil de aguentar gente imatura!


Definitivamente algo que me tira do sério é ter que lidar com pessoas imaturas! Tá certo, todos nós temos o nosso grau de imaturidade, aceitável, visto que o ser humano é cheio de defeito, falhas, etc e etc... Mas tem gente que abusa do direito de ser imaturo.

Quando lidamos com crianças e adolescentes é natural termos que aceitar a imaturidade dessas fases. Vem no pacote! E é de se esperar que conforme a pessoa vá ficando mais velha, vá aprendendo um pouco com as cabeçadas da vida! Mas o que percebemos mesmo, é um bando de velhos imaturos, velhos em tempo de vida, mas com a idade emocional de um adolescente!

Mais uma vez vou colocar isso no meu post, é um blá blá blá que tenho que inserir... Não estou dizendo que sou a pessoa mais madura e sensata do mundo. Mas acho que aprendi o suficiente para idade que tenho. Erro sim, tenho meus momentos de imaturidade egoísta e não tento esconder isso. Mas no geral, tento aprender com as dificuldades que tenho, observar o mundo, aprender a lidar melhor com o ser humano...

No entanto, de vez em quanto estaciona umas criaturas na nossa vida que são de tirar tooooda nossa paciência... Acho que meu momento atual é com um amigo que sofreu tanto e continua cometendo os mesmos erros, um cara velho que me parece um adolescente. Cada vez que converso com ele, vai me dando uma raiva de tudo que diz, das idiotices que afirma, que julgo ser impossível continuar convivendo com ele... E não adianta você tentar argumentar, porque a coisa vai crescendo como uma bola de neve que te esmaga...

Já repararam que os imaturos são arrogantes, teimosos e egoístas? Eles sempre tem razão, suas necessidades são as maiores, seu problemas são os piores e o mundo é injusto com eles... Uma pequena dificuldade se torna um problema grave... Pior é quando o mesmo problema aparece várias vezes na vida da tal pessoa e ela usa sempre a mesma fórmula, que não funciona, pra solucioná-lo... Imaturidade e uma dose de burrice emocional parece que andam juntas...

E o imaturo chiliquento??? Nessa categoria está a minha odiável colega de trabalho. Que tem crises de choros repentinas e atira tudo no chão, como se fosse uma menina de 5 anos... A última vez que ela fez isso foi porque não conseguia marcar um exame... Ninguém merece, viu! E o pior é que outros colegas vão consolá-la... Eu saio da sala!

Acho que um cara pra me encantar atualmente tem que ter uma boa dose de maturidade e bom humor! Digo com toda sinceridade que relevo o resto. Se ele tiver essas duas caracterísiticas, tem todas as "ferramentas" para burilar o o que falta!